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Mostrando postagens de Novembro, 2005

Mongaguá: perseguição continua

Enviamos nova mensagem à Ouvidoria da Educação do Estado de São Paulo sobre o caso Mongaguá. Os vários "capitulos" desta triste história estão arquivados nos meses passados, a partir de agosto. Esperamos que os alunos da escola sejam finalmente ouvidos e que seja feita justiça.

Senhor Ouvidor,
Acabamos de receber nova mensagem da mãe de Mongaguá, Sra. Cássia A. Dalcim Marques, que desde o dia 13 de novembro está aguardando uma resposta sua sobre o caso que já lhe informamos em agosto. Veja trechos do que ela escreveu:

É com tristeza que volto a escrever, até agora o Sr. Ouvidor não retornou nada, e meu filho continua sendo perseguido na escola. Somos chamados ao Conselho Tutelar por bobagens e por coisas que a escola cobra ilegalmente, como o uniforme (sim, paramos no conselho tutelar por conta de uniforme!). A supervisora também está envolvida, houve um epsódio na sala de meu filho em que ela entrou para falar alguma coisa e na saída alguns alunos assoviaram, ela retornou e qu…

A expulsão é legal?

Recebemos a seguinte mensagem de Manaus e a respondemos no comentário. Dê também sua opinião!
Sou ex-Conselheiro Tutelar e hoje trabalho como consultor de projetos sociais na Prefeitura. No entanto, estou sempre envolvido com o problema de atitudes arbitrárias em escolas públicas onde alunos são expulsos ou suspensos sem qualquer critério legal. Por este motivo gostaria de estar recebendo informações mais detalhadas sobre a legalidade desse procedimento adotado pelas escolas. Até que ponto a escola teria poderes para expulsar alunos, ou trata-se de um ato totalmente ilegal? Favor encaminhar informações jurídicas sobre o caso.

E o "maior" infrator?!

É com profunda tristeza e indignação que registramos mais uma rebelião na Febem, "ainda de causa desconhecida". A causa todos sabemos: é a teimosia do Governo Estadual em manter essa aberração que, em outros países, já teria provocado a queda do governador há vários anos, pois durante os últimos três mandatos a Febem tornou-se uma vergonha internacional. A desculpa dada é sempre a mesma: "os municípios opõem resistência à implantação de unidades em sua jurisdição". Desculpa esfarrapada e absurda, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente é muito claro: a internação, quando necessária, deve ser feita em unidades pequenas, no município de origem de cada garoto, para que ele possa receber o apoio da família e de sua própria comunidade. Só assim será possível a recuperação desses adolescentes. Será que o governo precisa pedir aos municípios o "favor" de aceitarem o cumprimento da lei?... Ou está esperando para "lançar" as novas unidades em época …

Cavalo? É a mãe!

Giulia Pierro

O maior problema do ensino público no Brasil não é a política educacional, não é a falta de proposta pedagógica, nem mesmo a má qualidade do ensino. Pior que tudo isso é a falta de respeito ao aluno. Este é um assunto tabu, envolto em quilômetros e quilômetros de panos quentes, durante toda a extensão do território nacional. Não se fala disso, não se reconhece, nem sequer se admite...
Já começa lá em cima, ao fechar as torneiras e desviar as verbas da educação para outras áreas. Mas é mesmo dentro da escola que ocorrem os casos mais freqüentes de abuso, ora devido ao despreparo de professores e profissionais, outras vezes ao corporativismo que determina a lei do silêncio.
A defesa do professor e do profissional de ensino está sempre na ponta da língua: foi provocação do aluno! O professor estaria apenas revidando e ele próprio seria a grande vítima do sistema educacional... Vamos então inverter nossa escala de valores, revogar o Estatuto da Criança e do Adolescente e dar as…

O Rio de Janeiro está na frente!

Recebemos mensagem de pais do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, empenhados numa luta que deve ser de todos nós: cansados de uma greve que já dura 73 dias e está colocando em risco o ano letivo de seus filhos, os pais elaboraram um Projeto de Lei a ser encaminhado ao Congresso Nacional, para que a educação seja finalmente inserida na lista de ATIVIDADES ESSENCIAIS neste País. Dessa forma, a educação não poderá mais parar, no Brasil inteiro! Aqui em São Paulo também já tivemos a greve "dos 84 dias" e muitas outras que mostram o óbvio: educação só é prioridade na fala hipócrita e eleitoreira dos pólíticos. Os pais do Colégio Pedro II estão promovendo passeatas e recolhendo assinaturas em eventos como jogos de futebol e pela Internet. As adesões devem ser feitas no site http://petitiononline.com/alunado/petition.html. O texto é em inglês, mas não se assuste: respire fundo e participe, pois uma iniciativa desse porte é de interesse de todos os brasileiros preocupados com o fut…

O exemplo de Itajubá

Leiam a seguir mais uma mensagem da mãe de Itajubá, mostrando que a luta vale a pena. Que esse exemplo isolado e corajoso possa ajudar muitos pais a vencerem a humilhação e o cansaço, na reivindicação do direito de seus filhos a uma educação de qualidade e - principalmente - ao respeito que merecem por parte de todos os profissionais do ensino.

Gente, como é cansativo nadar contra a maré! A maré é deixar como está para ver como é que fica; é se satisfazer com a mediocridade; é arranjar sempre mil coisas a fazer que impedem de tirar alguns minutos para saber das autoridades se estão tomando providências ou não, e por aí vai!
Este desabafo é a maneira que arranjei para compartilhar a luta com vocês. Porque infelizmente nós, brasileiros, cultivamos a cultura do homem cordial: reclamar, para quê? Não vai dar em nada mesmo. A gente se ajeita...
Na luta pelo direito de minha filha ser tratada com dignidade em classe, tomei contato com muitos pais que discordavam, sim, da postura da professora…

Entrevista polêmica!

A nossa amiga Cristina Valero (leia sua denúncia arquivada no mês de junho) nos indicou a leitura de entrevista com o economista Gustavo Ioschpe, publicada na revista IstoÉ. Trata-se de uma visão de como a política educacional brasileira privilegia a elite e prejudica o resto da população, a ponto de comprometer o desenvolvimento de todo o País, que está "perdendo o bonde da história". Todo ano, milhões de jovens não conseguem completar o ensino básico, enquanto os filhos da classe média alta recebem um carro de presente ao passarem no vestibular das universidades públicas, como reconhecimento da família pela economia durante os anos de faculdade... Esta seria, de acordo com o entrevistado, a maior prova da desigualdade promovida pelo sistema educacional. Algumas colocações do entrevistado são bastante polêmicas e convidam à reflexão. Confira a entrevista no site da IstoÉ www.terra.com.br/istoe/ edição nº 1877, de 05/10. O título é EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE.