Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2008

Campo de concentração

Do blog da Glória
Nenhum estudioso da educação no Brasil descreveu com tanta precisão o inferno de Dante que se transformou a escola no correr dos tempos. Não é que antes fosse um primor (vide o livro O Ateneu, de Raul Pompéia), mas esperava-se que, com o advento da modernidade, a tendência fosse a racionalidade, o aprimoramento, a humanização. Ao contrário, "a escola é um campo de concentração com mil controles", define Lauro de Oliveira Lima. Leia trechos do seu livro ESCOLA NO FUTURO:
"A escola é um campo de concentração com mil controles, fichas, horários, torres de observação, representados pelo mecanismo desumano dos processos de verificação, pelo esoterismo lotérico e pitagórico dos processos de promoção através de médias “ponderadas” (sic!) pelo inspetor federal, o homem da moralidade escolar, pelo diretor, o déspota para quem o regulamento “c’est moi”, pelos inspetores de alunos, os “SS” eternamente redivivos, sempre prontos a atirar no trânsfuga ou no rebelde e…

Expulsão da escola X civilidade

O pior de tudo não é a desobediência a lei. Pra mim o pior de tudo é querer desobedecer a lei por motivo fútil, por vingança, pra demonstrar força!Não querem passar por cima da lei para educar, como muitos estão defendendo aqui! Nãoooooooooooo! Primeiro porque sabem muito bem que expulsão não educa ninguém (ao contrário pode levar à perdição!). O diálogo educa, o exemplo educa, a argumentação inteligente educa.
Será que nossos educadores perderam o poder de argumentar, de usar a razão? De serem profissionais o bastante para ter a tranquilidade de agir diante dos erros dos adolescentes? Ser civilizado, dialogar, fazer entender agora é ser conivente? Nãooooooooooo. É tratar do assunto com inteligencia e com o objetivo de educar e não de se vingar e de mostrar o quão poderoso é! A expulsão é probibida exatamente porque não educa. Desestabiliza, desintegra, é violência moral!!!!!!!!!! Isso não educa!!!!!!!
Vingança não educa! Professores, mães, filhas, alunas, todos os envolvidos nesse ca…

Ilegal, imoral, sórdido!

(hoje, 22 de outubro, reebemos resposta da professora Edna, da CEI, informando que essa escola não pertence à sua jurisdição, mas à da COGSP. Por este motivo, nossa mensagem foi reenviada ao professor José Benedito. Fazemos muitos votos de que ele tenha a mesma sensibilidade que a professora Edna já demonstrou no caso da EE Padre Josué Silveira de Mattos, quando determinou a reintegração da aluna expulsa. Professor José Benedito, agora é com você!)
Mais um caso de expulsão numa escola da rede estadual.
Desta vez, expulsão coletiva de cinco alunas!
Leia o novo documento que encaminhamos hoje à SEE.

E d u c a F ó r u m

Sra. Edna Matos
Coordenadora da CEI

Cópias para

Sr. Governador José Serra

Sra. Maria Helena de Castro
Secretária da SEE

Sr. Fernando Padula
Chefe de Gabinete da SEE

Ref. Expulsão coletiva em Ferraz de Vasconcelos

Prezada Professora Edna,

Recebemos hoje cópia de uma declaração de cinco mães da EE Carlindo Reis - DE Suzano, feita ao Conselho Tutelar, informando fatos gravíssimos que vamo…

Para variar... AUTORITARISMO

Mais um documento sobre autoritarismo, desta vez pedindo uma reunião com a Secretária Maria Helena de Castro - a última instância
E d u c a F ó r u m http://educaforum.blogspot.com

Sra. Maria Helena de Castro
Secretária de Estado da Educação

Cópias para Sr. Governador José Serra Chefe de Gabinete da SEE Fernando Padula
Coordenador da COGSP José Benedito de Oliveira
Coordenadora da CEI - Edna Matos Ref.: Autoritarismo na rede estadual de ensino

Prezada Secretária,

No dia 4 de junho deste ano tivemos uma reunião proveitosa com seu Chefe de Gabinete, o Coordenador da COGSP e a Coordenadora da CEI, sobre o autoritarismo na rede, que consideramos o maior problema educacional no Estado, ainda pior que a má qualidade do ensino, já que essa é reconhecida e se tem procurado um rumo para corrigir as falhas, enquanto o autoritarismo continua assunto tabu.

Na época, tivemos esperança de que seriam tomadas medidas efetivas para reduzir essa que é a maior causa da evasão e expulsão de alunos da escola. Desde …

Deus na escola???

Você viu durante todo este ano (e também nos anteriores), como Deus é mantido afastado do ensino público. O aluno, que deveria ser a razão de ser da escola, é considerado e tratado como mero estorvo. Seu direito a um ensino de qualidade é apenas uma longínqua esperança. Em escolas Nota Zero (não é piada, consulte o Idesp da rede estadual paulista!), o que ele costuma receber, no dia-a-dia, são aulas de má qualidade, aulas vagas, abuso moral, perseguições e represálias. Isto vale principalmente para o adolescente, que se encontra na fase da vida em que a inteligência e a sensibilidade afloram com mais intensidade. Depois dessa fase, les jeux sont faits!, ou seja, o ser humano vira "máquina" ou aprende a seguir seu rumo de forma pessoal e consciente.
Não adianta você cuidar do seu filho com carinho em casa, quando o exemplo dado pela escola é a IMPONTUALIDADE, a FALTA DE ASSIDUIDADE, o DESCOMPROMISSO, a VIOLÊNCIA MORAL, o AUTORITARISMO.
Ái do seu filho chegar dez minutos atras…

Churrasquinho de mãe

Hoje é dia de festa! Aliás, sábado foi o centenário do Cartola e desde então meu pensamento é: “A sorrir eu pretendo levar a vida...”.

O motivo da euforia é que conseguimos evitar mais um “churrasquinho de mãe”. Explico: as mães de alunos que se atrevem a defender seus filhos dos abusos e perseguições que sofrem na rede pública costumam virar churrasquinho, ou então... moqueca. Isto você já sabe. Mas desta vez não permitimos!

Você já está careca de lembrar da EE Padre Josué S. de Mattos, em São João da Boa Vista, da menina acusada injustamente de ter colocado fogo na lixeira da classe! Pois é... nós também pensávamos que o assunto estivesse finalmente encerrado, depois que o juiz absolveu a garota e desmascarou a armação da diretora. Mas nada de ruim termina tão cedo, na rede pública de ensino... Este ano a menina está melhor, pois foi mudada de classe, mas durante todo o ano passado ela ficou em depressão profunda. Veja o histórico:
No dia 03 de abril de 2007 ocorreu o fato, a aluna sof…

Um hipopótamo na Câmara Municipal?!

Nossa amiga Cremilda acertou na mosca, ops! no hipopótamo, rsrs! E o leitor "Carioca da gema" trouxe da década de 50 a musiquinha que elegeu o hipopótamo "Cacareco" o mais votado vereador do Rio de Janeiro:
"A queixa desse povo não encontra eco e desgostoso votou no carareco. É falta de arroz, é falta de feijao, criança sem escola, é triste a situação...."

Um fenômeno é algo que não se explica. O Padre Marcelo Rossi é um fenômeno de carisma inexplicável. Junta a técnica de convencimento aprendida nos cursos de teologia, vira um cabo eleitoral imbatível. Ele quis o Chalita vereador de São Paulo... e elegeria até um hipopótamo do zoológico se quisesse. Na verdade, se fosse um hipopótamo, o prejuizo para a cidade de São Paulo seria menor, mesmo que ganhasse uma secretaria.
Um padre que não é bonito, não fala bonito, não é um primor de inteligência, mas é um fenômeno que reergueu a igreja católica, já tão caidinha... A escola pública municipal pode acender sua…

O esquema II

No dia 02/10/08 tivemos nova reunião na COGSP, referente ao relatório da Averiguação Preliminar das denúncias referentes à EE Lucas Roschel Rasquinho. O resultado já era esperado: os denunciantes viraram réus! Leiam com atenção nosso post anterior, O Esquema http://educaforum.blogspot.com/2008/09/o-esquema.html.

Deixamos claro à Coordenadoria da COGSP e à sua Assessoria Jurídica que não aceitamos essa “averiguação”, que não teve natureza investigativa, como determina a Lei 10.261/68, complementada pela 942/03, ou seja, não caracterizou bem os fatos irregulares e sua autoria:
• O que aconteceu?
• Onde aconteceu?
• Quando aconteceu?
• Quem participou?
• Qual a sua qualificação?
• Quais as provas existentes no Processo?
• Houve prejuízos ao erário público?
A “apuração” chegou exatamente ao mesmo resultado do relatório da DE Região sul 3, ou seja, “restou claro que houve distorção e exagero na descrição dos fatos, bem como nos desdobramentos”.
Acontece que OS FATOS não foram apurados, houve apenas…

Escola sorriso

Uma delícia, os blogs que a professora Maria Elvira, do Rio de Janeiro, desenvolveu com e para seus alunos. São iniciativas como essa que nos fazem continuar nesta luta inglória. Se por um lado o sistema educacional brasileiro é perverso e injusto, contaminado por profissionais autoritários, corruptos e incompetentes em todos os níveis, a atuação isolada de alguns educadores que conseguem enxergar, valorizar e fazer desabrochar a inteligência e a sensibilidade de seus alunos nos comove e incentiva. Parabéns, professora Elvira, por nos mostrar essa escola sorriso que gostaríamos de encontrar a cada esquina. E parabéns aos seus alunos, pela criatividade e empenho!
http://somosdomorrodocastro.blogspot.com/ http://emjbniteroi.blogspot.com/

Escola quartel / Escola prisão

Muito interessante, o blog do nosso novo amigo professor Alexandre http://nossagora.blogspot.com/. Vale uma visita e vamos lincar, sim.