Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2014

Qualidade do ensino, pode cobrar!!

Alguma coisa está mudando na concepção dos pais e alunos da rede pública com respeito à qualidade do ensino: finalmente eles estão compreendendo que ela deixa muito a desejar, salvo raríssimas e honrosas exceções, que infelizmente só confirmam a regra. Até ao ano passado, as queixas mais frequentes que recebíamos eram sobre as absurdas percentagens de AULAS VAGAS, que ainda constituem uma praga na rede pública de ensino em todo o país, mas este ano pais e alunos parecem estar percebendo que não adianta ter mais aulas... de má qualidade! Este é um antigo questionamento do EducaFórum, sempre que políticos populistas prometem mais tempo de aulas por dia ou escola de período integral, sem se preocuparem em melhorar a qualidade do ensino. De que adianta aumentar o tempo que o aluno vai esquentar a cadeira na sala de aula, se for para aprender nada... por mais tempo!
Então comece a cobrar QUALIDADE da sua escola ou da escola do seu filho. Veja o que diz a legislação especificamente a este …

A escola intolerante, autoritária e excludente

É muito cansativo receber, a cada semana, dezenas de denúncias de alunos impedidos de acessar a sala de aula, principalmente na grande São Paulo, onde muitos estudam longe de casa e se atrasam para chegar à escola. As situações são as mais diversas e divulgamos o assunto N vezes aqui no blog.  Os pais e alunos sempre pedem informações sobre “a lei” que os ampara nesses casos. A legislação está resumida neste link, mas esclarecemos que não há lei que funcione contra a má vontade de diretores de escola e profissionais autoritários e intolerantes, cujo ideal é... ESCOLA VAZIA, sem alunos que atrapalhem sua “tranquilidade”. Algumas situações são graves, pois, ao largarem os alunos fora do portão, a escola pode incorrer em CRIME DE RESPONSABILIDADE, caso ocorra algum acidente com eles, mas geralmente a preocupação só “desperta” depois do ocorrido... Então repetimos: maus profissionais não dão a mínima para a legislação e por isso as respostas que os pais e alunos costumam receber são de p…