Prepare-se para o início das aulas!

Nesta época de férias, o melhor a fazer é preparar-se para o início das aulas, quando tudo (ou nada...) pode acontecer. É quando os pais podem candidatar-se a membros do Conselho de Escola ou da APM, é também o momento de conferir o calendário escolar, de checar a presença do professor em sala de aula... Sim, pois em certas escolas o início do ano escolar é um verdadeiro caos. Como garantir que seu filho estude numa escola organizada? Somente com a sua fiscalização!

Aproveite então as férias para obter o máximo de informações e se organizar, trocando figurinhas com outros pais de alunos da escola dos seus filhos. A melhor dica é entrar no site dos nossos amigos PaisOnline, veja o endereço na barra de links à esquerda. É o site mais completo para pais e alunos de escolas públicas. Consulte, por exemplo, os "pacotes" de informações para participar do Conselho de Escola ou da APM, que contêm toda a legislação e boas dicas para enfrentar a resistência da direção das escolas, que receiam a presença de pais ativos na co-gestão. Mesmo que sua escola não seja no Estado de São Paulo, você pode aproveitar as dicas para procurar a legislação própria do seu estado e preparar-se para ser mais atuante na escola dos seus filhos. Se você não tiver tempo para participar do Conselho de Escola, procure algum pai ou mãe que possa candidatar-se e que será assim seu representante.

Outro documento interessante que você vai encontrar no site dos PaisOnline é o formulário de contrôle de aulas vagas, que você poderá preencher diariamente e assim comprovar, no final do mês, quantas aulas efetivas seu filho teve, de cada matéria. Consulte periodicamente o site dos PaisOnline, você vai encontrar dicas sobre bolsas de estudo, gabaritos de provas, telefones úteis e quase toda a legislação referente à educação. Confira: como diz o nome, é um site de pais de alunos para pais de alunos.

Comentários

Anônimo disse…
Adorei essas dicas todas!
Acho que é hora de fazer uma agenda comum a todos os que defendem a Educação. E acho que ela poderia começar por uma grande campanha em favor da denúncia de aulas vagas. A Gloria Reis, Os pais do Rio que se organizaram, o Pais onLine, a Cremilda(que diga-se de passagem sempre lutaram por este ponto), EducaFórum, Amigos da Escola e demais voluntários da Educação, a Professora Maluquinha, a Escola do Saber, o Aprendiz, o Sou da Paz, a Revista Nova Escola, o pessoal das APMs como as de BH e de Santos, enfim todos os que se interessam em melhorar sempre mais a Educação poderiam realmente tomar para si essa luta pontual e fazer uma verdadeira cruzada conjunta em favor do fim da aula vaga. Temos a Internet como grande aliada para convocar, divulgar os resultados e cobrar providências.
Podemos fazer um blog, comunidades, palestras,logotipos e slogans para usarmos em comum.
Topam?
Giulia disse…
Alô, xipó! Infelizmente cruzada não é bem o que "pega" neste País... A sociedade é muito dividida e as pessoas preferem agir em grupos separados. Até mesmo estimular o debate é muito difícil, as pessoas têm medo de se expor e preferem guardar sua opinião para si. Isso é uma coisa que eu não entendo! Opinião não "mata" ninguém, embora - isto é verdade - muita gente já tenha perdido a vida por ter expressado a própria opinião, desde a antiguidade. Mas é dentro da escola que a "lei do silêncio" vigora ao máximo, pelo medo que os alunos e os pais têm de pressões, perseguições e represálias. Ó céu, ó vida!...