Ex-escola?


Sim, neste País que não dá conta de colocar todas as suas crianças e adolescentes na escola, nem se importa com aqueles que evadem ou são expulsos, existem ex-escolas. Muitas!

Já contei a história da ex-escola onde meus filhos cursaram o Ensino Médio. Um dos meus dez leitores logo deduziu: “Lógico! É a política neoliberal de esvaziar as escolas nos bairros de classe média e vender os prédios por uma boa grana!”

Pois o JT de 21/03 relata a história de uma ex-escola da periferia, na região de Itaquera, zona leste de São Paulo, que virou ponto de drogados. A escola já foi a melhor opção para os moradores do bairro, quando se chamava EE Prof. Jacob Leib Lewin. Foi construída em 1991, fechada durante a ex-administração Alckmin e “doada” ao ex-prefeito José Serra em 2005. Pois é, tantos “ex” só podiam resultar numa ex-escola ...
Esse tipo de informação dá vontade de virar ex-blogueira, né, não?...
Pois é aí que eu fico cada vez mais firme! E dedico este post ao amigo David, que pensa em desistir de expressar sua indignação, por estar desanimado com tanta bandalheira. Nada disso, meu amigo! Temos mais é que aplaudir essas tímidas iniciativas de jornalismo investigativo, pois a realidade é certamente muito mais crítica do que aparenta. O Governo do Estado fechou 380 escolas em doze anos e a gente fica sabendo o que aconteceu apenas com meia dúzia delas.

Senhores deputados da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, vamos iniciar uma investigação?!

Quanto a essa “moda” de fechar escolas, turnos e classes, não é exclusiva do PSDB, não é tendência “neoliberal”, “neomarxista”, “neocentrista” nem nada. Trata-se principalmente da preguiça nacional de assumir a educação como essencial e como prioridade. Quanto menos alunos na escola, menos trabalho, menos responsabilidade, menos problemas. Até porque os “alunos-fantasmas” ajudam a arredondar as estatísticas e a receber as verbas disponíveis, que acabam no bolso...de quem mesmo?...

Comentários

Ricardo Rayol disse…
Giulia, o descaso com que gregos e troianos dão a educação beira o crime. E sobre o daviD peço sua leitura no meu ultimo post no indignatus. ehehehehe Não desiste não querida, a blogosfera não seria a mesma sem sua nobre luta.