A hipocrisia da Globo



Leia, no blog da professora Glória Reis http://gloria.reis.blog.uol.com.br, o veemente protesto contra a matéria veiculada ontem pela Globo sobre a agressão de professores por alunos. O EducaFórum assina embaixo.

Mais uma vez, a Globo mostra que seu único compromisso é com os índices de audiência e com o Cifrão, que lhe permite construir cada vez mais prédios luxuosos e deixar seus apresentadores e artistas à sua própria imagem e semelhança: plasmados em botox e silicone.

O jornalismo marrom da Globo beira o negro, quando espalha em toda a sociedade o pavor do "menor marginal". E sua hipocrisia beira o absurdo, quando tenta colocar panos quentes sobre sua programação, no mínimo chula e fútil, com projetos como o "Criança esperança", arrecadando uma dinheirama que em nada vai compensar os estragos feitos por seu descaso e descompromisso com a infância e juventude do Brasil.

Estará talvez na hora de criar o "Estatuto do Marmanjo Desamparado", já que o "Estatuto da Criança e do Adolescente" é solenemente ignorado e a mídia faz questão de mostrar o "menor infrator" como o maior culpado pelos problemas de segurança?

Senhores adultos do Brasil, a começar pelos professores, pelos formadores de opinião e, principalmente, pelos jornalistas: está na hora de lançar os holofotes sobre o "maior infrator", esse que por omissão, descaso, preconceito ou perversidade contribui a mergulhar a infância e a juventude no limbo da ignorância, da falta de perspectivas e da desesperança. Olhem para sua própria imagem no espelho e vejam se não estão ajudando a engrossar essa fileira.

Comentários

Vera Vaz disse…
O jornal do meio dia aqui do Paraná foi totalmente dedicado ao assunto....
To indignada!!!!!!!!!!!
Quem falou? Uma única professora muito segura e enraivecida...
Culpando quem? O ECA e os pais, é claro!
As cenas externas foram sobre a ação da ronda escolar da polícia!!!!!!!!!!! (como ela pode proteger os professores era a pergunta!!!!!!!)
Gente é um complô nacional???? Assessoria de imprensa dos caras?
Vou escrever muito sobre isso e postarei em breve!
Anônimo disse…
É, Vera, acho que acertou na mosca: é um complô nacional. O MEC lançou esses dias uma lista de metas que as prefeituras terão que cumprir para receber mais verbas e, pela primeira vez, há uma cobrança sobre os professores e diretores (vou postar amanhã). isso deve estar melindrando "as intocáveis" e, certamente, já estão mexendo os pauzinhos... E já sabem que podem contar com a imprensa viciada em proteger escola e seus profissionais "zeróis".
Giulia disse…
É isso aí, Glória. A grande imprensa está toda do lado deles. É o que eu sempre falo: são os lautos churrascos dominicais das famílias onde sempre tem uma "pobre" professorinha falando das amarguras da profissão. Amanhã vou denunciar essa vergonha na Rádio da Cidade aqui de Sampa, pena que é entre 6h00 e 7h00 da manhã. O que não dá e a gente aceitar ser acusada de tramar contra o "pobre" professor. Eles estão sempre se colocando na posição de vítimas e destilando veneno contra o aluno.
Santa disse…
Concordo. É um alerta também aos governantes, políticos e as próprias ONGs que se intitulam defensoras por usarem indevidamente a criança, como aconteceu recentemente em Pernambuco. Um evento oficial sobre a questão do menor infrator, na oportunidade promoveram (ONGs e Governo) uma festa no Palácio do Governo, com direito a maracatu, grupos de forró e mais centenas de crianças (na manobra política). A mídia por sua vez deu colorido aos rostinhos das crianças... O assunto é grave, delicado e exige maior seriedade por parte das autoridades e sociedade.

Bjs