Socorro, o BRASIL tem cheque especial!

Uma cartilha cidadã para crianças... de todas as idades


O que são impostos?
É o dinheiro que todo cidadão paga para o governo. Sabe por que se chamam impostos? Porque eles... nos são impostos, ou seja, temos que pagar!

Mas quando é que o cidadão paga impostos para o governo?
Não dá pra resumir. Mas tem um tipo de imposto que você pode entender: uma parte do preço de todos os produtos são impostos e a loja ou a fábrica separa aquele dinheiro e deposita para o governo. Então, quando a gente compra algum produto, a gente está pagando impostos.

E o que o governo faz com esses impostos?
O governo se compromete a gastar esse dinheiro para melhorar nossa saúde, educação, segurança e outros serviços, chamados SERVIÇOS SOCIAIS.

Quem decide os impostos que vamos pagar?
O Brasil é uma democracia, ou seja, todas as decisões do governo são tomadas por nossos representantes, que nós próprios elegemos. Para quê? Para que o nosso país seja um lugar justo e bom para TODOS que nascem e vivem aqui.

Mas será que o Brasil é bom para todos? Como ficam os indígenas, por exemplo?
Nosso país é imenso e quando os portugueses chegaram, há pouco mais de 500 anos, já viviam indígenas aqui. Eles foram praticamente exterminados e aqueles que ainda vivem, nas reservas ou nas cidades, correm o risco de extinção. O Brasil não é um lugar justo e bom para os indígenas, temos uma grande dívida com eles e o governo quase não os ajuda! 

E os negros, o Brasil é bom para eles?
Os negros são uma parte da nossa população que contribuiu demais para o progresso da nação! Eles foram trazidos como escravos da África, sua libertação demorou demais e até hoje sua enorme contribuição não é valorizada pela sociedade. Os negros ainda sofrem muitos preconceitos, mas souberam se unir em movimentos sociais, cada dia exigem mais direitos do governo.

E para os pobres?
A grande maioria da população brasileira ainda é pobre, então é lógico que a maioria dos políticos eleitos representa os pobres. Mas muitos políticos se esquecem de suas promessas de campanha... Muitos se esquecem que são SERVIDORES PÚBLICOS,  cuidam dos interesses dos mais ricos, e esquecem justamente dos que mais precisam. 

Mas todos falam que o Brasil é um país rico! Por que então a população é pobre?
É verdade, o Brasil é um país rico, considerado a sétima economia do mundo! Ou seja, o povo produz muitas riquezas que são consumidas no país e também exportadas para o exterior. Mas a maioria da população brasileira é pobre, não consegue sustentar sua família com dignidade, nem recebe bons serviços de educação e saúde.

Então o governo precisa cobrar mais impostos?
Não, os impostos que o cidadão brasileiro paga são dos mais altos do mundo! Para o pobre, o pagamento dos impostos é um sacrifício, para o rico não pesa tanto no bolso.

Então, por que o povo brasileiro não recebe mais educação, saúde etc.?
Acontece que QUASE METADE dos impostos cobrados pelo governo não são usados para oferecer à população os SERVIÇOS SOCIAIS que poderiam nos garantir boa educação, saúde e segurança.

Mas então, para onde vão esses impostos???
Esse dinheiro todo, quase metade dos nossos impostos, serve para o governo pagar uma dívida que se chama DÍVIDA PÚBLICA.

Que dívida é essa??
Quando o governo quer fazer um investimento grande, tipo uma hidrelétrica, e precisa de muitos milhões de uma vez só, ele pode fazer de duas formas: ele pede esse dinheiro para os grandes bancos, ou ele vende papéis no mercado financeiro, chamados TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA.  Nas duas formas, o governo tem que pagar juros altos, ou seja, uma DINHEIRAMA todo mês. E um belo dia ele precisa também devolver o dinheiro que ele pegou emprestado, mais uma DINHEIRAMA! 

É uma dívida grande?
Sim, foram feitos vários empréstimos bancários MILIONÁRIOS e foram emitidos MUITOS títulos, a juros MUITO ALTOS. Os juros dos empréstimos no Brasil são OS MAIS ALTOS DO MUNDO!

Mas essa dívida nunca acaba?
Por causa das altas taxas de juros, a dívida virou uma bola de neve! O governo já pagou mais do que pediu emprestado e AINDA DEVE MUITO DINHEIRO.   É como cheque especial: você faz um empréstimo e as taxas são tão altas que não consegue pagar nem os juros! Chega uma hora que você vai vender até a calça para se livrar da dívida!

E como é que o Brasil vai sair dessa???
Pois é, o governo brasileiro está deixando de investir em saúde, educação e segurança, para pagar os juros da dívida! Tem mais: de repente, o tanto que já pagou de juros já acertou tudo o que o Brasil devia e a gente nem sabe. 

E como é que a gente fica sabendo?
Só fazendo um estudo muito bem feito, só um “Sherlock” muito esperto pra descobrir! Esse “Sherlock” existe e já está estudando essa dívida há pelo menos 13 anos!

Que “Sherlock” é esse?
É um grupo de pessoas que se uniram no ano 2000 e criaram a Auditoria Cidadã da Dívida, uma organização de cidadãos que conseguiram vários documentos e descobriram também outros “secretos”. A Auditoria Cidadã da Dívida tem um site com muitas outras cartilhas, vídeos e livros para adultos. Mostre para seus pais: www.auditoriacidada.org.br

E depois desse estudo, o que vai acontecer?
O “Sherlock” fez as contas e viu que em alguns casos já pagamos muito mais do que pedimos emprestado, então vai perguntar para o governo por que aceitou pagar os juros mais altos do mundo.

Mas essa dívida só existe no Brasil?
Outros países do mundo também têm uma grande DÍVIDA PÚBLICA e alguns pediram ajuda ao nosso “Sherlock”, ou seja, à Auditoria Cidadã da Dívida, para fazer as contas.  Um desses países é o Equador e o “Sherlock” brasileiro o ajudou a negociar sua dívida, que ficou pequenininha. Vamos então cuidar do que é nosso?

Mas o que significa Auditoria?
Auditoria é um estudo bem detalhado para saber se uma empresa ou um governo está cuidando direitinho das finanças e da contabilidade, para ver se o dinheiro foi bem utilizado, se existem irregularidades. Um auditor é um profissional muito competente e craque em matemática. 

E o que significa Auditoria Cidadã da Dívida?
É uma auditoria feita por um grupo de pessoas que não são do governo, são apenas cidadãos e não cobram pelo seu trabalho. Essas pessoas fazem esse trabalho de graça, para exercitar sua cidadania e ajudar o país a se desenvolver.

Como é que a Auditoria Cidadã da Dívida pode ajudar o nosso país?
Fazendo esse estudo e apresentando ao governo. Assim, o governo pode diminuir a DÍVIDA PÚBLICA e usar o dinheiro para melhorar a educação, a saúde e todos os SERVIÇOS SOCIAIS que o Brasil tanto precisa para se desenvolver.

Texto de Giulia Pierro, coordenadora do EducaFórum, revisado por
Carmen Bressane, coordenadora do Núcleo São Paulo da Auditoria Cidadã da Dívida

Comentários

Mauro disse…
O problema é "estar no cheque especial"...
Giulia disse…
Pois é, já viu brasileiro não estourar o limite? Imagine então o país! rsrs