A escola intolerante, autoritária e excludente



É muito cansativo receber, a cada semana, dezenas de denúncias de alunos impedidos de acessar a sala de aula, principalmente na grande São Paulo, onde muitos estudam longe de casa e se atrasam para chegar à escola. As situações são as mais diversas e divulgamos o assunto N vezes aqui no blog.  Os pais e alunos sempre pedem informações sobre “a lei” que os ampara nesses casos. A legislação está resumida neste link, mas esclarecemos que não há lei que funcione contra a má vontade de diretores de escola e profissionais autoritários e intolerantes, cujo ideal é... ESCOLA VAZIA, sem alunos que atrapalhem sua “tranquilidade”. Algumas situações são graves, pois, ao largarem os alunos fora do portão, a escola pode incorrer em CRIME DE RESPONSABILIDADE, caso ocorra algum acidente com eles, mas geralmente a preocupação só “desperta” depois do ocorrido... Então repetimos: maus profissionais não dão a mínima para a legislação e por isso as respostas que os pais e alunos costumam receber são de puro escárnio. Isto mostra que nem tudo, na educação brasileira, é culpa “do governo”...

Seguem abaixo trechos de algumas mensagens reveladoras que recebemos em outubro:

No caminho para o colégio, o ônibus onde eu estava quebrou e acabei chegando atrasado, por esse motivo o colégio não permitiu minha entrada.

Fui para a escola, estava usando um short mas não era curto ele tem um palmo abaixo do bumbum ela me disse que eu não poderia usar isso na escola pq não é boate e me mandou de volta.

Eu trabalho pelo turno da manhã como "menor aprendiz",  chego em cima da hora em casa, não dá quase tempo de almoçar, então hoje cheguei  só almocei e fui pra escola, só q na minha escola o uniforme é calça e camisa, eu fui só com a camisa e calça Jeans, cheguei no horário certo e fiquei na sala, fui beber água e a Vice me viu de calça Jeans, mandou eu ir embora dizendo q não ia fazer simulado, não deixou sequer eu pegar minhas coisas q já estavam na sala de aula, fui obrigado a esperar lá fora, falaram q eu ia fazer o simulado fora de sala, em um lugar reservado só pra mim... mas as horas se passaram, a minha mãe até levou a minha calça pra escola, quando foi 15:00 me deram resposta de q eu não iria fazer o simulado q valia 5.0 pt e agora quem esta prejudicado sou eu, não pude fzr simulado, nunca repeti de ano, nunca fiquei em dependência, nunca faltei aulas, e sempre cheguei no horario, e hj fui impedido de fazer simulado por uma calça!!

Tenho uma sobrinha de 13 anos que me relatou hoje ter chegado na escola atrasada apenas 10 minutos, e foi obrigada a voltar para casa. O coordenador não pensou na segurança e integridade da minha sobrinha, que estava correndo risco no trajeto da escola até a residência, risco de estupro, atropelamento... pensou somente em si próprio no sentido de demonstrar quem é que manda, sem pensar no bem estar da aluna. Então é preferivél que o aluno perca 5 horas e 05 minutos de aula por causa de 10 minutos?

Hoje um colega de classe passou por uma situação desconfortável. Ele vai de ônibus para o colégio, demora cerca de 15 minutos e as vezes acaba se atrasando porque os ônibus não param. Ele já havia voltado para casa antes devido o atraso, então o inspetor do colégio orientou que seu responsável ligasse antes para avisar que ele chegaria atrasado para poder entrar. Hoje ele chegou 7 minutos atrasado porque um ônibus passou direto, e ao chegar no colégio foi impedido de entrar. Sua responsável ligou para justificar seu atraso mas o telefone do colégio estava ruim e ela não conseguiu falar com ninguém. Ele ficou do lado de fora chamando por alguém para explicar a situação e foi simplesmente ignorado, nisso se passou cerca de 50 minutos e ninguém resolveu nada, nem sequer foram até o portão falar com ele, apenas gritaram de dentro do colégio que ele não entraria. Ele perdeu 2 provas pela falta, e ainda terá que pagar 10 reais por cada uma para fazer a segunda chamada.

Desejo saber qual a legislação que ampara para a criança não ser dispensada quando chegou atrasada e tem atestado médico, de consulta ou de exame,  e o pai deseja que o filho fique na escola e o próprio aluno também deseja ficar.

Comentários