AULA VAGA: qual a posição do Brasil nesse "ranking"?...



Desde o início deste blog declaramos que o Brasil é o campeão mundial em AULA VAGA, esse fenômeno que é o verdadeiro diferencial entre a escola pública e a particular. Você pensava que esse diferencial era a qualidade do ensino? Ledo engano! 95% das escolas particulares brasileiras são tão ruins quanto as públicas, mas são preferidas porque, nelas, o professor não falta. Ou então, se falta muito, é despedido. Muito triste, mas simples assim...

Por outro lado, a AULA VAGA também se reflete na qualidade do ensino, pois é absolutamente impossível manter o nível de uma disciplina cujo professor falta entre 20% e 40% das aulas! A continuidade pedagógica fica muito prejudicada e esse professor vai ter que voltar aos mesmos assuntos diversas vezes. Óbvio,não?

Além disso, a AULA VAGA é um dos fatores que mais influem na indisciplina escolar. A maioria dos casos de expulsão que os alunos nos relatam são causados por ocorrências durante as aulas vagas, como atear fogo à lixeira da classe (o fato "campeão" das expulsões), brigas entre alunos, arruaças nos corredores e até jogos de futebol em sala de aula, com a consequente quebra de vidraças.

Já cansamos de pedir ao INEP uma pesquisa sobre a média de AULAS VAGAS na rede pública do país, mas obviamente isso não interessa a nenhum governo, seja federal, estadual ou municipal. Se houvesse vontade política, esse seria um excelente indicador para ser incluído no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

A falta de dados estatísticos impediria ao Brasil a participação de um "ranking" mundial no quesito AULA VAGA. Felizmente, porém, tal ranking não existe e, caso existisse, o Brasil ganharia um dos primeiros lugares, inversamente ao que ocorre no quesito qualidade do ensino, em que se encontra nas últimas posições. Alguma relação entre os dois fatos?...

Para entender melhor este assunto tabu na educação brasileira, leia os textos anteriores, especialmente O que é pior: AULA VAGA ou aula ruim?...

Segue mensagem singela que acabamos de receber de uma aluna que estudava em escola particular e ingressou na pública. O que você responderia para ela?

Caso eu tenha aulas vagas frequentemente em minha escola, eu devo denunciá-la a quem?
Eu estou a menos de uma semana em uma escola pública e quase todos os dias saio mais cedo da escola e ficamos sem professor nas aulas anteriores.

Comentários