Educação pelo castigo, violência e humilhação


De vez em quando, "anônimos" publicam comentários que doem na alma! O que acabaram de postar na página A expulsão é legal, uma das mais frequentadas deste blog, doeu tanto que tive de apagá-lo. Mas pensei melhor e acabei transformando-o em post, para que todos sintam essa dor - ou aplaudam o covarde anônimo que fez questão de não se identificar.

Esse é certamente o pensamento "padrão" de mais de 90% dos brasileiros, que acreditam na violência e no castigo para educar. Pobre criança brasileira! Se esse comentário fosse uma redação do Enem, será que o "candidato" seria promovido?...

"Nas escolas públicas deveria ter um(a) psicólogo(a) para ajudar esses alunos indisciplinados. Acredito que em cada caso há um motivo por trás dessa indisciplina. Teria que trabalhar com a família, principalmente, para descobrir a causa de tais atitudes. Acredito que o aluno chegue na escola com uma carga de problemas, as vezes social ou familiar, aí ele despeja na escola, onde ele passa quase a metade de seu tempo, na sala de aula. Não estou culpando a família por isso, pois na maioria das vezes, são vítimas dos problemas sociais. Os pais perderam autoridades sobre os filhos, pois os mesmos conhecem seus direitos. Antigamente se educava com palmadas, castigos, hoje as leis proíbem. A escola perdeu a sua função de educar, agora ela somente ensina. E é por isso que vemos os nosso presídios superlotados e muitos menores estão usando arma de fogo e até sequestrando o cidadão de bem. Porque as leis tiraram a autoridade da família e da escola. Não para torturar a criança e sim, faze-la sabedora dos seus direitos e principalmente dos seus deveres." 
"Assinado": Anônimo

Comentários