Revista na escola é abuso!

Nossa amiga professora Glória traz em seu blog um vídeo em que a pedagoga Simone Carlberg fala sobre o abuso das revistas realizadas pela polícia nas escolas e desnuda de uma vez por todas o autoritarismo da rede pública no Brasil, onde a força armada é sempre benvinda para amedrontar os alunos, geralmente tratados como "trombadinhas" em potencial pelas escolas que costumam chamar a polícia a fim de "completar" sua ação pedagógica. Outras ações "educativas", como por exemplo a exibição do filme Tropa de Elite para turmas de 6ª Série, vêm reforçar essa imagem esquálida e retrógrada da realidade educacional no país.

A entrada da polícia nas escolas é uma invasão autoritária, extremamente perigosa para o sistema democrático que a gente sonha em ter dentro das escolas.
Simone Carlberg

Assista o vídeo aqui http://gloria.reis.blog.uol.com.br/

Assista também os vídeos que mostramos em novembro sobre revistas policiais nas escolas públicas:
http://educaforum.blogspot.com/2007/11/no-que-d-policia-na-escola-absurdo.html
http://educaforum.blogspot.com/2007/11/polcia-revista-crianas-em-escolas-de.html
http://tvparanaense.rpc.com.br/index.phtml?Video_ID=16056&seq=&autostart=1

Comentários

Vera Vaz disse…
Aliás, Xipó, as ultimas postagens do blog da Glória estão um arraso!!!!!! Tem que ir lá ver!

- MENINOS DA REPÚBLICA


Todos um dia tentaram frequentar a escola. Mas foram discriminados, maltratados, vexados pela pobreza. Eles vão para as ruas onde, pelo menos, podem andar descalços, seminus, sujos, dentro da sua realidade. Na escola, não!

- Um em cada cinco jovens entre 18 e 29 anos e que vivem na zona urbana abandonou a escola antes de completar o ensino fundamental
"Um diretor de uma escola disse certa vez que teve dificuldade de tirar os `bagunceiros` do colégio e, agora, o governo queria trazê-los de volta". Beto Cury, secretário nacional da Juventude, braço da Secretaria Geral da Presidência.
- Protesto


O Globo publica artigo do economista Rubem de Freitas Novaes, afirmando que estudantes brasileiros não aprendem porque sofrem de "deficiência mental" e que escolas e professores não podem fazer milagre
_____________________________
Parabéns, Glória querida, por ser alguém que veio de dentro da escola e não se intimidou com esse corporativismo absurdo e obrigada por nos ajudar a abrir os olhos e assim encontrar caminhos pra mudar tudo isso! Uma como você em cada escola e estaríamos salvos!
________________________________
Atenção professor que nos lê: que tal assumir esse papel na sua escola??????????????
Airton disse…
Ola adorei o seu blog muito criativo, eu tomei a liberdade de colocar um link no meu, estou a escrever pedindo se vc pode retribuir colocando um link nos seu blogs amigos, um abraço do Airton

www.eujavidetudo.blogspot.com
Ricardo Rayol disse…
Um abuso, mas fico pensando aqui, o que fazer para coibir drogas e aramas nas escolas?
Anônimo disse…
Não adianta agente querer se as autoridades NÃO QUEREM!!!