Repetiu? Tá expulso! Socorro, essa moda pegou???

A perversidade do sistema educacional brasileiro não tem tamanho! Como sempre dizemos aqui, a má qualidade do ensino não é o maior problema. A grande questão, que precisa ser enfrentada por toda a sociedade, é a expulsão ou exclusão de alunos. Para o sistema, escola boa é escola vazia! Ou então que fiquem apenas os  "bons alunos", esses que "não dão trabalho".
Entrou na moda agora um novo tipo de expulsão: a dos alunos repetentes. A escola não quer mais esses alunos, não apenas porque "dão trabalho", mas porque contribuem para baixar as notas do IDEB, do IDESP e de qualquer outro mecanismo de controle de qualidade. Expulsar o aluno repetente é a nova moda de varrer a incompetência da escola para baixo do tapete!

Vamos relembrar aqui o caso da EE Genésio Machado, em Sorocaba, que expulsou um aluno retido por faltas  e se negou a voltar atrás. A mãe, que estava inconformada com o fato e lutou durante dois meses para tentar reverter a expulsão, chegou à conclusão de que a melhor solução seria mesmo mudar o filho de escola, para que deixasse de ser perseguido. Leia a saga desse aluno clicando aqui.

Agora surgiu mais uma escola, coincidentemente (!) também da SEE de São Paulo, a EE República do Panamá, na Capital. Leia o relato da Cremilda clicando aqui. Uma aluna repetiu de ano e a escola não quis renovar a matrícula. A Cremilda conversou pessoalmente com a diretora da escola e ficou com a clara impressão de que aquela profissional realmente achava correta a expulsão da aluna. Aparentemente, a Constituição e todas as leis não valem mais nada, no faroeste que se tornou a educação brasileira!

É muita coincidência, dois casos da mesma Secretaria terem vindo a público na mesma época, pois sabemos que os pais de alunos da rede pública - infelizmente - não costumam contestar a expulsão dos filhos, eles preferem aceitar a transferência compulsória, na esperança de que em outra escola eles não sejam perseguidos. Por isso mesmo estamos muito preocupados com essa "moda" de expulsão dos alunos repetentes. Se já é muito difícil os alunos repetentes se recuperarem do trauma, a expulsão pode ser o motivo para abandonarem o estudo de vez.

Esperamos que o Secretário Estadual da Educação, Prof. Herman Voorwald, providencie punição exemplar para os responsáveis por esse absurdo nas duas escolas acima citadas. Não porque sejamos "vingativos", mas para que essa nova moda de expulsar os alunos repetentes não "pegue" nas demais escolas da rede. E que este assunto seja discutido num dos frequentes "seminários" promovidos pela SEE, dos quais participam diretores de escola, supervisores e dirigentes de ensino. Seriam esses eventos apenas para "espairecer", já que são realizados em estâncias de férias??? Aparentemente, questões sérias como a retenção e a expulsão de alunos, bem como a eleição dos Conselhos de Escola, nunca são abordadas... Basta visitar o Twitter dos representantes da Secretaria para ver que os únicos assuntos se referem à classe docente, nunca se fala de alunos.

PS Um anônimo engraçadinho pergunta se não temos "programas" para as noites e o final de semana, já que ele "percebeu" que costumamos postar à noite e nos finais de semana. Pois é, anônimo, este é o nosso "programa". Enquanto você deve curtir o BBB ou baladas funk, nós ocupamos nosso tempo livre para ajudar a melhorar a educação no país. Que bom que você nos acompanha!


Comentários

Anônimo disse…
esta situação da republica do panamá não pode ficar impune
existem uma imensaidade de pasi que foram maltratados e tiveram seus filhos expulsos da escola por repetirem de ano, em uma escola onde faltava mais professor do que tudo e ainda os alunos pagaram o pato
a dirigente da sul 2 faz vistas grossas ela nem sequer tomou providências é necessário investigar este fato existem várias escolas deste diretoria que negam vagas e ninguem faz nada
Giulia disse…
Anônimo: é fácil, moro perto da Sul2, ela funciona na escola onde meus filhos estudavam e foi fechada... por falta de alunos, sendo que tive um trabalhão para matriculá-los, na época. Vamos juntar esses pais e fazer uma visitinha para a dirigente, que tal?
Anônimo disse…
não adianta, ela vem com sorrizinhos desfarçados de falsa gentileza e depois ela abafa tudo
as salas de aula estão lotadas exatamente por causa destas escolas que fecharam
existem diretoras nesta diretoria que são protegidas dela. são intocáveis