O que as crianças aprendem na escola?

Recebemos, de nossa amiga Marta Bellini, o artigo A escola como instrumento de controle e coerção, que reproduzimos integralmente na seção de textos. Trata-se de um diálogo entre os professores Noam Chomsky e Donaldo Macedo, de Massachussets, datado de 1999, mas ainda extremamente atual. É para pais que não têm medo de discutir o que seus filhos aprendem na escola, pois sabemos que não é à toa que são escolhidos determinados conteúdos e não outros. Também sabemos que as atitudes dos professores, diretores e profissionais do ensino influenciam fortemente a formação dos nossos filhos, por isto precisamos estar atentos a essas questões. Vejam apenas um pequeno trecho deste interessante diálogo e leiam a íntegra na seção de textos. Quantas vezes nossos filhos já não passaram por situações parecidas como aquela que reproduzimos?...

“Há alguns anos, fiquei intrigado com um episódio ocorrido na Boston Latin School. Um aluno de doze anos sofreu um processo disciplinar por se ter recusado a recitar o juramento de fidelidade à bandeira, que ele considerava hipócrita, uma vez que não existe "liberdade e justiça para todos". Por que será que um garoto de doze anos consegue perceber a hipocrisia do juramento de fidelidade, e o seu professor e os administradores da escola não? Eu acho desconcertante que professores não sejam capazes ou se recusem conscientemente a ver o que é tão óbvio para qualquer criança de doze anos”.

Comentários

Anônimo disse…
Meu filho já passou por uma dessas. Uma professora mandou fazer um trabalho sobre o hino nacional e ele questionou o "brado retumbante". Foi chamado a atenção pela professora que incentivou a classe inteira a ridicularizá-lo. O pior é que ele me contou o acontecido só depois de muito tempo, assim não pude reclamar.
Anônimo disse…
Sabe o que eu acho mais preocupante? No Brasil, os problemas do ensino público são tão grandes, começando com a falta de vagas em todos os níveis, a falta de professor, a aula vaga, a repetência, a expulsão, a incompetência da escola em alfabetizar o aluno em letras e números, que questões básicas como os conteúdos e a postura do professor ficam sempre em segundo plano. A educação é literalmente empurrada com a barriga e não se vê nenhuma perspectiva de melhora a curto prazo...
Anônimo disse…
Professor é "intocável", neste país!
Anônimo disse…
Vc tem pode escrever alguma coisa,que esplica o que as crianças de 3 a 6 anos aprendem na escola.
Por-favor!:)
Anônimo disse…
Boa noite, estou a fazer um trabalho para um curso de Educação, cujo tema é:" O que aprendem as crianças fora da escola, apenas com os amigos e com os pais?". Gostaria de saber se me pode aconselhar uns livros ou alguma pesquiza cientifica em que me possa basear.