
Ainda sobre a Prova Brasil, seguem informações sobre o “superCiep” de que falei outro dia, o Ciep 279, em Trajano de Moraes, RJ.
A Revista Nova Escola, www.novaescola.com.br, informa que o Ciep 279 “Professora Guiomar Gonçalves Neves”, a 185 km do Rio de Janeiro, teve a melhor colocação em português em nível nacional e a segunda em matemática, na prova de 4ª Série. As notas são muuuito altas:
Português - 287,26 sobre 350 (média Brasil 172,09)
Matemática - 286,54 sobre 375 (média Brasil 179,98).
Quando a nota média de uma escola atinge esses níveis, alguma coisa séria está acontecendo: ou existe um regime de rigorosa seleção (e eventual expulsão) de alunos, ou existe uma supercompetência docente.
Mas esse Ciep é diferente de todos os modelos de sucesso já divulgados. Não há revolução no projeto educacional, nenhum professor ainda tem graduação em Pedagogia e até a infraestrutura é pobre: falta sala de informática, a biblioteca possui pouco mais de mil livros e o prédio precisa de reformas.
Parece que o segredo da escola é a união e a afinidade da equipe profissional, comprometida com a tarefa de ensinar e aproveitar bem os recursos disponíveis.
- Nosso primeiro emprego foi aqui – relata Elielson Moreira Riguetti, ex-professor e hoje diretor do Ciep – Estamos juntos desde a inauguração, há doze anos. Aqui não se perde tempo com picuinhas, por isso fica fácil liderar e apontar metas.
Todos os professores cursam Pedagogia e vão concluir juntos o Ensino Superior, até 2007. Além disso, eles gastam duas horas diárias em reuniões pedagógicas.
- Aqui o planejamento é coisa séria – explica a professora Rosimeri da Silva Flores. Durante os encontros se discutem e avaliam projetos e teorias educacionais.
O clima de amizade e respeito se estende aos alunos e funcionários. O bom relacionamento entre os membros da comunidade escolar fica evidente no tratamento pelos corredores e na Internet, onde a escola mantém uma comunidade virtual.
- Convivemos sem barreiras e fronteiras. Somos todos iguais – afirma Allan Almeida, estudante do Ensino Médio, na página de abertura do site.
Os alunos de 1ª a 4ª Série estudam em período integral no sistema de ciclos. Os professores diagnosticam as dificuldades e planejam atividades com muito material concreto, resolvendo as dúvidas logo que aparecem. O índice de retenção na passagem entre os ciclos não chega a 1%.
O foco do projeto pedagógico é a leitura e a escrita. Uma atividade recorrente é a leitura e a discussão de notícias de jornais e revistas.
- Eu adoro ler em voz alta – conta Thalia Riguetti, 9 anos – No começo dá vergonha dos colegas, mas depois me solto e capricho na entonação.
Hmmm, tudo indica que essa menina tenha algum parentesco com o diretor da escola... Pronto, mais um diferencial: finalmente um diretor da rede pública que se digna misturar seus familiares com os alunos da sua escola!
Dentro do que temos discutido neste blog ultimamente, eu diria que o Ciep 279 é uma escola democrática, que pratica a progressão continuada de forma séria e correta, fazendo a avaliação e a recuperação contínua dos alunos. É isto que garante a repetência zero no final dos ciclos. Simples assim!...
Comentários
O que está dando resultado tem só um nome: RESPONSABILIDADE!
Não precisa ser nenhum gênio acadêmico pra ensinar o beabá! Não precisa de nenhum governo mandando nada para que se cumpra com seriedade a função de ensinar!
Essa é a fórmula: PROFISSIONALISMO no lugar de picuinhas!
Estudo e planejamento no lugar de fofocas!
Não entendi o comentário do Ricardo (é sobre os mitos do Groppa ou sobre essa notícia?)
[]s
Vera Vaz
Loas aos CIEPS, loas aos CEUS! Amém nóis tudim!
Como funciona exatamente isso Giulia?