
Hoje é dia de profunda indignação! Não apenas pelo comportamento anti-ético e desaforado dos "nossos" congressistas, mas principalmente pela forma como pessoas simples e humildes são tratadas pelas autoridades deste País.
Sabem por que pessoas como a mãe do aluno expulso da EE Presidente Kennedy no Campo Limpo são ignoradas, destratadas e humilhadas por diretores de escola, supervisores e dirigentes de ensino? Porque essas autoridades têm OJERIZA a pessoas simples e humildes. Essas autoridades torcem o nariz ao receberem mensagens como as que nós recebemos, cheias de erros de ortografia e gramática. Porque essas autoridades têm OJERIZA ao aluno trabalhador, aquele que sua para ajudar sua família pobre e ainda por cima se esforça para terminar os estudos. Essas autoridades pensam dessa forma: "Esse aluno está fazendo o quê na escola, ora bolas!? Dando trabalho para o professor?" E se incomodam MUITO quando nós respondemos: "Sim, dando trabalho para o professor!!!" Porque o professor está lá para ensinar também a esse aluno, não apenas àqueles que têm pais em casa para ajudar nas lições, àqueles que não faltam porque conseguem dormir o suficiente e que entendem imediatamente o que o professor fala em sala de aula.
Chega de preguiça e principalmente de OJERIZA, senhores professores, diretores de escola, supervisores e dirigentes de ensino! Ensinar a LER e ESCREVER é muito FÁCIL e GRATIFICANTE, para quem se dá a esse trabalho, para quem tem um mínimo de autocrítica e procura se atualizar. O que acontece em nossa rede pública de ensino, que forma analfabetos funcionais, é a PREGUIÇA de uns e a OJERIZA de outros, misturadas ao mais eficiente dos ingredientes: o CORPORATIVISMO.
Hoje, finalmente, enviamos uma mensagem para a própria Secretária de Educação do Estado de São Paulo, pedindo uma resposta objetiva à seguinte pergunta: A EXPULSÃO DE ALUNOS ATRAVÉS DA NEGAÇÃO DA REMATRÍCULA OU DA DELIBERAÇÃO DO CONSELHO DE ESCOLA É UMA PRÁTICA QUE RECEBE SEU AVAL? Tomamos essa iniciativa já que a Ouvidoria da Educação nos respondeu que o SEU PAPEL É APENAS ENCAMINHAR AS DENÚNCIAS, NÃO É FISCALIZAR NEM AVERIGUAR FATOS, NÃO LHE CABENDO EMITIR JUÍZOS DE VALOR. Vamos então aguardar o posicionamento da Sra. Secretária Maria Lúcia Vasconcellos.
Mas não vemos uma luz no fim do túnel. Enquanto os profissionais da educação tiverem OJERIZA de ensinar a alunos simples e humildes e se sentirem à vontade para humilhar seus pais, nada mudará.
Comentários
A nossa experiência nos recomenda que sempre divulguemos o nome das escolas para a imprensa em geral. Todos os profissionais da escola devem ser co-responsabilizados pelas violações que ali acontecem.
Vamos acabar com a "Conspiração do Silêncio". Quem cala consente. Quem se omite também é criminoso.
Quanto à Ouvidoria da Educação, nós já sabíamos que era um órgão cuja única função e impedir o acesso direto ao titular da Secretaria de Educação e também ao Governador.
Se é só para "encaminhar" as denúncias, melhor seria utilizar os serviços dos Correios. Ficaria muito mais barato do que montar um cabidão de empregos para professores e diretores apaniguados de algum político medíocre qualquer.
SP, 20/12/2006
Mauro A. Silva
Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública
É triste, mas sou forçado a concordar com a idéia de que muitos colegas professores divertem-se debochando dos erros cometidos pelos alunos (nas redações, trabalhos, provas e etc.), no lugar de se perguntarem o porquê desses erros. E o pior é observar verdadeiras antas vestidas rindo-se de seus próprios alunos, como se estes não fossem, em boa medida, resultado de seu trabalho.
A sala dos professores não é um local indicado para os de estômago sensível...