
Não agüento mais aquelas lamúrias de professor, principalmente em final de ano letivo: “Meus alunos são mal-educados, indisciplinados, sem limites!”. Ou então aquela frase carimbada: “A educação vem de casa!”. Famosa ficou a resposta daquele aluno ao desabafo de um professor:
“Não dou mais aula para cavalo!”
“Cavalo? É a mãe!”.
Mas chega de xingamentos! Hoje trouxe uma entrevista bem humorada de Lino de Macedo, psicólogo especializado em Piaget, mostrando que a disciplina é um conteúdo como outro qualquer e pode, sim, ser ensinada na escola, desde que o professor esteja interessado no assunto. Ele precisa ter um mínimo de conhecimentos de psicologia, para entender como abordar a questão da disciplina em cada fase do desenvolvimento infantil. Lino de Macedo deixa também claro que o elemento fundamental para o aprendizado da disciplina é o exemplo. Alguém duvida?
Professor que se limita a repetir frases feitas como acima mostra que não tem interesse no aluno nem em solucionar os problemas de comportamento em sala de aula. A disciplina é uma “disciplina” fundamental para o desenvolvimento de qualquer disciplina, se me permitem a redundância. É uma matéria interdisciplinar, da qual dependem todas as outras. A palavra de ordem é convencer, não obrigar. Construir um conjunto de regras pode ser uma atividade rica e prazerosa para crianças e adolescentes. E essas regras serão mantidas se forem compreendidas e aceitas como necessárias e importantes. Deliciem-se com a entrevista de Lino de Macedo, abrindo o link da página de textos ao lado.
Comentários
É ficarem sentados imóveis e em absoluto silêncio?
Alunos devem ser vistos para além desse mero papel. Devem ser entendidos como pessoas em formação, respondendo e correspondendo aos estímulos que lhes são destinados e, além disso, como todo jovem saudável, resistindo às imposições, protestando e reivindicando.
Tempos atrás era possível manter-se a "disciplina" em sala de aula através do uso de punições físicas. O aluno mantinha-se "em seu lugar" por medo e não por respeito. Agora cabe ao professor conquistar o respeito. E, mesmo assim, não terá necessariamente uma turma "disciplinada". Mas, para ele, que chegou a esse estágio, isso não é necessário.
Não ia, não ia; agora foram três!
O lado bom, é que está bastante comentado, né?
O meu servidor é meio ruim e não avisa que o comentário foi para moderação. Mas já aprovei lá!
Volte sempre!!!
Luciano Queiroz
Hoje em dia, ser criança é muito difícil. Nós lhes exigimos um comportamento ético, mas não lhes apresentamos nenhum modelo a seguir.