Primeira vitória do ano!


Impressionante e louvável a educação com que foi tratada hoje a mãe do aluno Lucas, Genilda da Silva Cané, pelo Dirigente de Ensino Sul 1, Hermany de Souza Roberto. O aluno teve sua rematrícula negada na EE Presidente Kennedy, no Campo Limpo, São Paulo. Leia o histórico em nossos posts Campanha contra a ojeriza e Dois tipos de vergonha, ambos de 20/12, Diretoria de Ensino apóia expulsão, de 19/12 e Mais uma expulsão, de 16/12. Tivemos que gastar muito “latim” para mostrar a inconstitucionalidade da expulsão de um aluno da escola, ainda mais um aluno trabalhador.

O dirigente pediu desculpas à mãe pela forma autoritária com que foi tratada na escola e na Diretoria de Ensino, garantindo que ele próprio providenciou a rematrícula do aluno com data de ontem, 02/01.

É uma vitória? É. Mas é triste que se tenha tanto trabalho para conseguir algo tão óbvio: um tratamento educado dentro de uma...instituição de ensino. Trata-se, na verdade, de mais uma vitória da Internet. Pela primeira vez em muitos anos de trabalho estamos contando com uma divulgação ampla, independente da imprensa, sempre parcial e geralmente desinteressada pelo assunto educação. Sabemos que grande parte dos visitantes deste blog são profissionais do ensino da rede pública e temos certeza de que muitos deles estão começando a compreender a seriedade e a responsabilidade de seu papel no trato com o aluno e a comunidade.

A mãe de Lucas expressou comovida que sem a nossa interferência a situação não teria sido resolvida, pois a diretora da escola havia garantido que o aluno não seria rematriculado. Isso não nos envaidece, mas preocupa, porque pensamos nos milhares de alunos em todo o Brasil que passaram por uma situação parecida e não tiveram o mesmo apoio.

Continuamos aguardando o posicionamento da Secretaria Estadual da Educação sobre seu apoio ou repúdio à expulsão de alunos através do Conselho de Escola ou da negação da rematrícula.

Comentários

Anônimo disse…
Giulia, uma vez toquei no assunto, mas fugiu a oportunidade de perguntar:
Por que hoje em dia não se usam mais os títulos "professor" e "mestre", preteridos por "educador"?

É uma simples curiosidade.
Giulia disse…
Ah, David, você tocou num fenômeno bem típico brasileiro: mudar os nomes, para tudo ficar como está. rsrs