Morte aos Severinos


Do blog da nossa amiga mineira professora Glória Reis

O primeiro da lista de mortos na cadeia pública de Ponte Nova é Severino dos Santos Custódio, de 28 anos. Ele não tivera nem mesmo uma audiência com o juiz. Severino era um dos milhares de presos brasileiros que são jogados numa cela pela polícia e ali ficam, como lixo, na chamada prisão preventiva, esta excrescência que só vale para "severinos". Dos 25 mortos, 20 estavam em prisão preventiva.

“Ele trabalhava comigo na granja. Se meteu numa briga boba e foi preso”, diz o irmão de Severino, sempre olhando para baixo e com a carteira de trabalho do irmão no bolso da camisa.

Cumpre-se a sina neste país de matar seus severinos. Severino não era ladrão, corrupto, nem assassino como Pimenta Neves, apenas envolvera-se numa briga. Mas, como era severino, foi preso. E morreu queimado dentro de uma cela.

E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia.

Morte e Vida Severina
João Cabral de Melo Neto

Comentários

Leandro disse…
E alguém duvida que a polícia e a "justiça" sejam apenas instrumentos do Estado que servem apenas à defesa das classes mais altas?
Anônimo disse…
Com certeza. Leandro. Todas as nossas instituições públicas estão voltadas para as classes privilegiadas.
Anônimo disse…
Oi, Giulia, tive problemas de saúde e sumi por um tempo. Isso que acontece nos presídios é muito parecido com a Febem, agora "Casa". Lembra que houve também vários incêndios com vítimas nas Febens e tudo ficou por isso mesmo? Cada vez mais a escola expulsa alunos e lota as "Casas". É um círculo vicioso e não sei até onde vamos parar.

Cida Gomes
mpideamos@hotmail.com
Ricardo Rayol disse…
Tirando que a justissia desse país é uma bosta tenho que concordar.