
A Constituição permite que os pais de alunos participem do Conselho de Escola. É nessa instância que eles deveriam ser ouvidos, mas o sistema cria mecanismos de exclusão na quase totalidade das escolas públicas do país.
A receita é simples: a convocação para a eleição dos membros do Conselho de Escola costuma ser enviada aos pais dois ou três dias antes da data estipulada, em "papelzinho" de 5 cm de largura, entregue ao aluno na esperança de que ele o perca, o que acontece em muitos casos. Em outros, os pais vão até à escola, questionam o motivo de receberem a convocação tão em cima da hora e ouvem que não é necessário que eles participem, pois a direção da escola dá conta de tudo. Para completar o quadro, muitas escolas marcam a eleição dos pais no horário comercial, de forma que eles não possam participar mesmo!!! Contam-se nos dedos das mãos as escolas de todo o Brasil que fazem campanha para eleição dos Conselhos de Escola e convidam a comunidade a participar. Na esmagadora maioria, a direção cria uma "panela" de pais escolhidos a dedo para dizer amém a tudo o que ela determina e ainda por cima vem com o discurso hipócrita de que "a comunidade não é participativa".
Esta receita é apoiada por praticamente todas as Secretarias da Educação do país, pois contam-se nos dedos os sites oficiais que mencionam a importância da participação dos pais nos Conselhos de Escola e nunca se viu alguma Secretaria gastar um centavo de sua verba de publicidade para fazer campanha pela eleição dos Conselhos de Escola!
Comentários
É exatamente assim, que as coisas funcionam, sem tirar e nem pôr!
Será que algum dia, a secretaria ou o ministério da educação vai, no mínimo tentar, mudar essa situação?
Triste, não é?...
Se os orgãos competentes não muda esesa situação pelo menos vamos tentar fazer nossa parte! Se todos tentsse fazer a sua parte acretido que seria diferente.
Leiam A Meninado do Vestido Azul