O canto da baleia


Do blog da Cremilda, http://cremilda.blig.ig.com.br

O jornal Agora parece que acorda do sono milenar da imprensa brasileira, não um acordar pleno, mas um bom começo. Está fazendo o que sempre pedimos para as autoridades e principalmente para a imprensa. O jornal Agora resolveu OUVIR OS ALUNOS.

Está todo mundo hipnotizado num canto mórbido e numa crença de que o aluno é um monstro e qualquer professora é santa e abnegada. O aluno que ousa reagir sofre a pena máxima, trabalhos forçados ou privação de liberdade. A professora vista como santa, tocá-la, mesmo que seja para se defender, é considerado pela imprensa e pelas autoridades uma heresia, um crime hediondo sem direito a defesa. O canto da sereia, que está mais para baleia assassina, parece que hipnotiza quase todo mundo. Está matando o Brasil e o arrasta para um mar de lama. Os fatos que são narrados na imprensa mostram o óbvio. No caso mais recente, o de Ribeirão Preto, o aluno foi agredido e se defendeu. Vem a Apeoesp, pede pena máxima e é ouvida sem contestação. Na cidade de São Paulo a qualidade do ensino é pior que no interior, só que no interior a violência contra o aluno é muuuuito pior, o professor não é contestado mesmo, nunca. Daí a necessidade de se construir tantas CASAS, antigas FEBEMs, ambas casas de tortura, prisão nua e crua.

Esperamos que o saudável exemplo do Jornal Agora seja seguido. Se um jornal se livrou do canto da Baleia, quem sabe os outros não acordam também... A qualidade do ensino no Brasil só vai melhorar quando acabar a corrupção e a impunidade nas escolas. A corrupção e a impunidade só acabam quando os pais e alunos puderem ser ouvidos. Enquanto as escolas derem maus exemplos, é impossivel formar cidadãos de bem. Cidadãos deformados por uma escola corrupta saem de lá prontos para ouvir qualquer canto enganador. Temos pressa, não dá para esperar um milagre! Precisa coragem para afugentar essa Baleia ou Sereia para que vá cantar em outra freguesia, pode ser nas profundezas do mar, de onde nunca deveria ter saído.

Cremilda Estella Teixeira

Comentários

Aprendiz disse…
A mentira mestra, em torno da qual giram todas as outras mentiras, é a identificação dos interesses dos professores (ou dos sindicatos) com a qualidade da educação. Quando cair essa mentira, muitas outras virão abaixo.
Não que os interesses dos professores não tenham importância. É normal que eles queiram ganhar salários melhores. Mas toda discussão sobre "educação" no Brasil, gira hoje em torno de vantagens para os professores e pregação ideológica. Os sindicatos sequestraram o tema.
Anônimo disse…
em qual país voce esta? colega ...o que eu vejo e que o professor e obrigado a ouvir palavrões, ameaças sem se estressar e abrir um largo sorrisso para não ser denunciado por tomar uma atitude...não pense que esta atitude e agredir o aluno, poque basta o professor abrir a boca ele esta agredindo verbalmente o aluno, mas quando o aluno solta os cachoros na sala o dó do bichinho ele esta com problemas é pobre os pais estão separados, os professores não tem problemas......quanto são pobres, quantos tem pais separados,nem todos saem agredindo o mundo..........
Giulia disse…
An�nimo, serve para voc� a resposta que a Vera Vaz deu no post abaixo:

Os professores "n�o s�o melhores nem piores! S�o adultos e educadores! E � por isso que se EXIGE do professor uma postura diferente diante dos fatos....Simples assim...Deu pra entender?"