Banho e tosa?!


Fiquei pasma com a notícia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo capacitar professores para ensinar aos alunos como cuidar de cachorros, com aulas de banho, tosa e primeiros socorros. Leia aqui http://geral.dgabc.com.br/materia.asp?materia=640454

Isso na maior rede de ensino do país, onde professor, coordenador e diretor podem colocar o aluno no “paredão pedagógico” - EE David Eugênio dos Santos , chamá-lo de “bicha” - EE Octacílio de Carvalho Lopes ou arrastá-lo para um tribunal, induzindo-o a testemunhar em falso contra outro aluno – EE Padre Josué Silveira de Matos. E esses são os poucos exemplos - ainda impunes! até quando? - em que pais corajosos não se calaram diante dos maus tratos sofridos por seus filhos, apesar das perseguições e represálias que os acompanharam!

Isso, numa rede onde aluno machucado e até desmaiado não costuma ser socorrido na escola. Isso, na rede que mais expulsa alunos em todo o Brasil, através de tribunais de exceção armados nos próprios Conselhos de Escola. Isso, na rede onde se chama a polícia para levar aluno “bagunceiro” ou até para dispersar os alunos não uniformizados, ameaçando-os com gás lacrimogêneo, como ocorreu na EE Brasílio Machado. Na rede onde diretor de escola bate no peito dizendo: “Na minha escola não me interessa o que a lei diz, na minha escola...” http://br.youtube.com/watch?v=awyT3o876Gg

Senhora Secretária, que tal capacitar os professores, coordenadores e diretores da sua rede para aprender a lidar com os alunos, agora que eles sabem até tosar cachorro?...
Que tal um curso de primeiros socorros para os alunos largados na quadra durante “aulas" de educação física ou abandonados no pátio durante as aulas vagas?
Que tal um curso para os professores aprenderem a chamar a atenção do colega que se refere ao aluno como “jumento”, “laranja podre”, “ameba”?
Que tal um curso para os diretores repreenderem e punirem o professor que deixa o aluno dependurado no “elástico”?
Que tal um curso para as Diretorias de Ensino que acham carinhosa a atitude de um professor chamar o aluno de "bicha"?

Perguntar não ofende!...

Comentários

Anônimo disse…
quanto mais a Secretária conhece os pet shops mais ela odeia escola pública
Anônimo disse…
Não vale confundir. Acho totalmente válido que a Secretaria ensino cuidado com os animais. As crianças precisam, sim, aprender isso. E não invalida outros aprendizados. Vamos parar de hipocrisia.
Anônimo disse…
Mas este caso de chamar de bicha não foi antes desta secretária? Não foi em 2004? É vergonhoso, mas ela não tem culpa.
Giulia disse…
Olá, anônimo: não é hipocrisia, não, trata-se de ironia! É claro que tudo é válido, qualquer aprendizado é importante. Mas me poupe de ensinar criança a tosar cachorro...
E ninguém está querendo responsabilizar a Secretária por aquilo que aconteceu antes do mandato dela. O que queremos é que a SEE se manifeste a respeito de assuntos dessa gravidade. Nesse caso do aluno ter sido chamado de bicha, existe um relatório da Diretoria de Ensino que diz que trata-se de "expressão carinhosa" para o professor cativar seus pupilos! E o professor em questão foi promovido a CP em outra escola. Não é o caso de a SEE se manifestar a respeito?
A gente deixaria barato se a SEE tivesse tomado qualquer medida mais democrática desde a entrada da nova Secretária, mas CANSAMOS DE PEDIR QUE FOSSE FEITA UMA CAMPANHA PARA A ELEIÇÃO DOS CONSELHOS DE ESCOLA, e nada. CANSAMOS DE PEDIR QUE NO SITE DA SEE FICASSE CLARO QUE EXPULSAR O ALUNO VIA CONSELHO DE ESCOLA É CRIME, e nada. Então, meu amigo, enquanto o autoritarismo estiver em alta na SEE, nós não vamos esquecer esses casos, não!
O caso de São João da Boa Vista é deste ano: a diretora da escola não se conformou por ter tido que engolir a reintegração da aluna expulsa pelo conselho e ARRASTOU CINCO ALUNO PARA UM TRIBUNAL, UMA ALUNA COMO RÉ E QUATRO COMO TESTEMUNHAS DA ACUSAÇÃO, ACUSAÇÃO EM FALSO, MEU AMIGO!!! Sabe o que a SEE respondeu? Que um diretor de escola tem toda a liberdade de fazer o que quiser fora da escola, mesmo que se trate de processar aluno!
Meu caro anônimo, concorda com isso?...
Anônimo disse…
Anônimo das 14:52hs....TOMOU????