Absenteísmo = Aula vaga

Atrás dessa palavra complicada, o absenteísmo, se esconde o fenômeno da AULA VAGA, expressão desconhecida pela mídia e proibida pelas Secretarias de Educação. Proibida, sim, pois a AULA VAGA constitui "oferta irregular de ensino", contrariando o ECA e permitindo até processar o estado. Enquanto a expressão AULA VAGA for proibida e não se divulgar oficialmente que o aluno brasileiro costuma ter de 20 a 50% a menos de aulas durante o ano, o tartaruguismo (essa eu acabei de inventar!) do sistema vai se perpetuar. No Brasil, mais vale a lei da corporação, que permite o absenteísmo dos professores, do que o "famigerado" Estatuto da Criança e do Adolescente, uma lei extremamente malvista nas escolas.

A falta de dados estatísticos sobre a AULA VAGA impede também que se saiba o peso que esse fenômeno tem sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDESP) de cada escola. Por exemplo, quanto da "nota" 1,4 (sobre 10) recebida pelo Ensino Médio no Estado de São Paulo pode ser atribuída ao absenteísmo dos professores = AULA VAGA? Geralmente, é nas escolas de Ensino Médio que esse fenômeno se manifesta com mais freqüência, pois os diretores de escola têm muito mais dificuldade para "tapar buracos" nas aulas de matemática, biologia, inglês, etc. Qual a "nota" que o aluno pode receber por uma aula... não dada? E mais: qual a possível recuperação de uma matéria "dada" esporadicamente? Talvez os professores estejam "certos" ao sugerir a repetência: no fundo, eles sabem que o aluno não recebeu aulas suficientes para obter o conhecimento necessário, só falta serem honestos e assumirem a responsabilidade...

Leia, sobre o absenteísmo do professor, o brilhante texto da professora Glória Reis, http://gloria.reis.blog.uol.com.br/.
Aproveite e leia também a crítica da Glória sobre o beijo gay - prioridade nacional - e o terrível dilema do "maior dramaturgo" brasileiro, Aguinaldo Silva: transmitir ou não transmitir na novela, eis a questão!

Comentários

Anônimo disse…
Olha, eu nunca tinha pensado na repetência dessa forma...
E adorei a história do beijo gay. Essa Glória é mesmo uma glória!
Unknown disse…
Eu DESAFIO você a dar aulas durante um mês em qualquer escola pública de uma periferia da cidade de São Paulo...
Estendo o desafio do cricardoandrade para qualquer escola pública de toda a periferia dentro do Brasil. Gente, nós estamos f..alidos.