Crianças e adolescentes tratados aos berros


Recebemos uma mensagem muito interessante de um professor que trabalha na rede municipal de São Paulo. Ela mostra claramente que a educação se dá pelo exemplo e explica porque o nível de indisciplina é tão alto na rede pública de ensino. Esse professor nos encontrou na net e constatou que este blog é um dos raríssimos veículos de defesa do aluno. Seguem trechos da mensagem:

Na escola onde trabalho espalhou-se uma tendência à anti-democracia visível e audível: trata-se de docentes de nível I, II, funcionários de atendimento (inspetores e auxiliares) e às vezes de instâncias maiores (Coordenação e Direção). Há desrespeito com alunos bastante flagrante, não se lhe dirige a palavra com o respeito a uma pessoa, mas como a um vil animal, usando-se de termos às vezes de descalabro, não bastasse o jeito estúpido.
Já cheguei a reclamar com Coordenação, Direção e pessoalmente, porém de nada resolveu. Tratei então de me calar, cabisbaixo e gentilmente atento à movimentação de discentes e pais o tempo todo.
Tenho ultimamente procurado fazer procuras pela Internet fora da usualidade professor maltratadoXaluno indisciplinado e, "sem querer querendo", vi alguma coisa pelo Youtube e neste simpático Blog.

Comentários

Anônimo disse…
Esse professor deve ser um que fica na bibliotea, tipo um que tambem não sabe o que é pisar numa sala de aula e aguentar criança malcriada.
Anônimo disse…
Não, atualmente sim, porém estou afastado já há 4 anos por violência contra alunos, sei o que é isso sim! Por isso denuncio isso, pois já passei na pele pelo fato...
Anônimo disse…
È bem assim que funciona essa educação
Anônimo disse…
Acho que este nobre (ser humano) professor merece apôio.Nos dias atuais ninguém se atreve a reclamar de nada mesmo porque nenhuma providência é tomada a respeito de nada.Vamos apoia-lo e incentivar á outros professores que também não concordam com as diversas situações apresentadas aquí neste blog a reclamar e defender os alunos que são injustamente perseguidos por não terem a felicidade de morar num bairro "chic ".Criança é para estudar e professor para ensinar com dignidade e respeito ao aluno.
Viva este professor que se multiplique sua atitude vamos apreender a reclamar e reenvidicar as coisas certas.
Boca no trombone minha gente!!!!
Que exemplo terão as crianças deste país de os proprio professores não respeitam e não se dão ao respeito.
Norma.
Giulia disse…
Oi, Norma, obrigada pelo comentário tão oportuno. Infelizmente o corporativismo é tão forte que esses professores acabam ficando isolados dentro das escolas. Mas é muito bom que eles estão começando a aparecer!
Anônimo disse…
Adorei esta frase da Norma:

"Criança é para estudar e professor para ensinar com dignidade e respeito ao aluno"

Mas será que todas crianças e adolescentes vão a escola realmente para estudar? o espaço tem sido usado para tudo, menos para sua função principal, infelizmente...

Alguns vão para socializar com os colegas, paquerar, etc...
tem alguns que nem levam o caderno (e não é porque não tem, já que o governo deu todo material no começo do ano)

Outros levam uma mochila pesada nas costas e chegando na sala de aula sequer as abrem...rsrsr

É hilário... se não fosse trágico...


Uma vez eu perguntei a um garoto qual era a razão de ele carregar tanta coisa já que não usava nada, não escrevia uma linha no caderno e ele me respondeu, é que eu acostumei a carregar....rrsrsrs

Fico imaginando do que adianta tanta coisa que fazem e que querem fazer para melhorar a educação se não mexem no elemento principal que é o aluno...

Não que se deva punir o aluno que não estuda, mas que pelo menos arrumem um meio de incentivar os bons alunos a continuarem neste ritmo de estudos...

O bom aluno que vê seu coleguinha, zoando o ano todo, faltando vez ou outra e sem fazer as tarefas passar ileso para a etapa seguinte... se desanima... o cara pensa e até diz:"E eu estudei o ano todo, fiz todas as tarefas e pesquisas, fui bem nas provas, para nada?"

Deve-se pensar numa forma de motivar o aluno a querer aprender, o professor pode ajudar nisto, mas sem o apoio das secretarias da educação, realmente fica difícil, porque o próprio sistema prejudica os bons alunos em benefício dos ruins...

Imagine vocês numa sala de aula de oitava série, ouvindo a explicação de uma matéria da quarta porque fulano e ciclano não estudaram e foram empurrados para frente junto com você e por isto o professor tem que ficar voltando lá atrás(nos conteúdos) e você se sentindo desmotivado por isto...

recuperação paralela é furada, a maioria dos alunos nem vai..., o professor da sala que se vire p/ repetir todos conteúdos p/ quem não sabe... e quem quer seguir em frente... ou se acostuma e se acomoda de vez... ou vai para uma escola particular...

Marina-SP
Giulia disse…
Cara Marina, as crianças e os adolescentes, hoje como ontem, vão para a escola... obrigados....
Se a gente quiser que eles vão para estudar, tem que lhes oferecer, no mínimo, um ensino atraente. Será que é isso que acontece na maioria dos casos?
Anônimo disse…
Eu, dono do artigo, concordo com a Giulia, ensino atraente não há mesmo. Aliás, por esses dias me arrependi do texto, e não é que hoje todos (de alto a baixo, com a exceção de uma coordenadora e poucos professores) resolveram se enfurecer e dar "tilt" com os alunos por suas peraltices. Caramba! Não há mesmo o que fazer. Pobre de mim ter que ouvir esses termos "mau e bom aluno"!!! Na escola, aliás, vamos para socializar e cuidar, estudar é só um detalhe.
Unknown disse…
Ah, ensino atraente? O que você quer? Professoras gostosas dando aula peladas?
Anônimo disse…
De repente, Sr. Cricardo, poderia até ser. O que importa é atrair nosso aluno para o que desejaríamos, não? É juntar a foice e o martelo, aluno+professor num mesmo barco, não um contra o outro.
Anônimo disse…
ESTOU MUITO INSEGURA..ACHAVA QUE NUMA ESCOLA PARTICULAR, MINHA FILHA DE 2 ANOS E 9 MESES SEREI MUITO BEM CUIDADA, APRENDERIA MUITAS COISAS E BRINCARIA MUITO, O QUE VEJO, INFELIZMENTE É ELA ME DIZENDO MAMÃE..MINHA PROFESSORA É MUIIITO BRAVA, ELA PUXA MEU CABELO E DA MINHA AMIGA.E DISSE AINDA QUE EU ESTAVA DE CASTIGO...? ONDE APRENDEU ISTO...estou mesmo por não ver que devo mudar de escola , mas quantas vezes terei que fazer isto? me ajudem...