Só a verdade tem o poder de fazer História!


Leia este poema de Rafael Feitosa, jovem maranhense de 17 anos, que aos 12 chegou a ser expulso da escola e se destaca agora como habitual campeão de concursos de poesia.

ÁGUAS DE AMOR

Uma flor...
Uma vida....

Que águas brotam em minha raiz?
Lágrimas?
Riso?
Sangue?
Sonho?

Meus olhos
despertam
as águas
mais puras...

Minha raiz
tem cores

Quantos
humores

Uma realeza
de flores
desbota
nas águas
de hoje

De onde
brotam
amores.

Lindo, não é? Mas, acredite se quiser: as duas linhas introdutórias são relatadas como “Reportagem online” pela Revista Nova Escola, que publicou mais três poemas do adolescente.

Dá para entender? Quatro expressivos poemas de um jovem expulso da escola, publicados na melhor revista brasileira de educação, mereceram APENAS duas linhas de comentário a respeito, DUAS LINHAS chamadas de “Reportagem online”... Para a revista Nova Escola, expulsão de alunos é assunto tabu.

ISTO É BRASIL, onde a voz da criança e do adolescente é abafada em todos os níveis, até mesmo na melhor (este adjetivo não é irônico!) revista de educação do país... Sabe por que? Porque até hoje a criança e o adolescente são considerados cidadãos menores, principalmente aqueles (a maioria!) que frequentam a rede pública de ensino. Quando, então, essas crianças ou adolescentes têm a infelicidade de serem expulsos da escola – o que acontece A RODO na rede pública – eles passam à condição de alunos-fantasmas.

De todas as matérias dessa edição da Nova Escola Online, a única que achamos realmente significativa foi a reprodução dos quatro poemas desse garoto. Leia os outros aqui http://revistaescola.abril.com.br/online/reportagem/poesias-rafael-feitosa-397784.shtml
Mais uma vez nos entristece a postura politicamente correta da Nova Escola, ao passar por cima de fatos tão graves como a expulsão de alunos da escola, sendo que o relato desse adolescente poderia ser tão revelador e positivo quanto seus próprios poemas.

Queremos então lançar um desafio para os pais e alunos que nos lêem: a revista Nova Escola está promovendo um concurso que consiste em desenvolver o tema “Como uma escola entra para a história?”. Já imaginamos o mundo cor de rosa que, mais uma vez, a Nova Escola vai mostrar para o Brasil: lindas escolas que “transformam” o país...

Pois é! Mais uma vez lamentamos a crença ingênua (ou não) de que bons exemplos operam “milagres”. Se isso fosse verdade, a qualidade do ensino no país já estaria excelente e o nível de evasão teria estagnado, já que tudo o que a “Nova” Escola faz, há décadas, é mostrar bons exemplos... O que ocorre é o efeito contrário: o país fica anestesiado, como cansamos de afirmar em todos estes anos.

Nosso desafio é lançar o concurso Como a história do Brasil ignora a escola.

O nosso concurso consiste em pedir a pais, alunos e professores de todo o país, relatos sobre a escola que maltrata, discrimina, exclui e expulsa o aluno. Ao contrário da Nova Escola, não exigimos nenhum tamanho de texto, apenas a veracidade, o nome da escola e de quem assina. E, também, todos os depoimentos serão publicados, em um dossiê que poderá chocar o Brasil inteiro. É claro que vamos checar cada informação, para que não sejamos – para variar – taxados de inventores de histórias. Esperamos assim formar um painel realista para “complementar” os exemplos cor de rosa que serão certamente mostrados pela Nova Escola.

Com isso, não pretendemos desmerecer os exemplos positivos que a melhor revista de educação do País costuma apresentar, muitos dos quais, aliás, já relatamos neste blog. Repetimos, porém, que os bons exemplos, no Brasil, costumam ser usados apenas para efeito de fachada, escondendo o que se passa, de fato, dentro dessa instituição tabu que se chama escola.

Coragem, pais, alunos e ex-alunos de todo o Brasil: enviem seu depoimento para educaforum@hotmail.com até o final de fevereiro de 2009. Quem sabe, a gente até consiga publicar um livro escrito a mil mãos, em que o nome de cada um de vocês será indicado como co-autor.

Acredite: só a verdade tem o poder de fazer História!

Comentários

Anônimo disse…
Um aluno com este talento ser expulso da escola? Que país é este?

Ah se todas minhas turmas fossem assim...

O que a escola alegou como motivo para expulsar um menino deste?
Giulia disse…
Professor frustrado, te peço um favor: escreva para a Revista Nova Escola e pergunte. Você chegou no ponto que eu queria, ou seja, reparou que não houve reportagem alguma! Diga que você leu o poema do garoto no site do EducaFórum e que estranhou as duas linhas de apresentação, que de forma alguma podem ser consideradas reportagem...
maria elvira disse…
Interessante!
Gostaria de saber com detalhes como ocorrem estas expulsões. Aqui na João Brazil sempre somos orientadas pela OE de que não se pode expulsar um aluno qualquer que tenha sido a sua "falta"(sic!) e nem a transferência é possível, mesmo que em casos extremos. No entanto, sempre leio sobre expulsões aqui e ali. Como estas diretoras conseguem burlar a lei?
Ou melhor, pq fazem esta opção se existem alternativas mais justas para o próprio aluno e bem mais eficazes.
nosságora disse…
Às vezes eu fico me perguntando.. Será que não tem gente demais trabalhando na educação, e que não gosta do que faz? Daí, se não se faz com amor, fica muito mais difícil.

É como um médico que não gosta de atender os pacientes.

Profissionalismo é importante, mas às vezes transforma-se em falta de comprometimento.
Nao podemos nos preocuparmos somente com a Inclusão das Necessidades Especiais olha o que estao fazendo com nosas crianças.É este Páis que queremos?
Por isso luto pela Inclusão Social ai sim consiguiremos um mundo melhor . Ter um olhar diferenciado para esssa criança que tem um potencial enorme e so precisam de oportunidades, atenção,carinho e com o convívio ele sega lá.
Anônimo disse…
anos 1500?
Anônimo disse…
Giulia
fica esperta com esse Professor Frustrado.
Lá no meu blog ele não posta que eu não deixo.
Ele que procure no orkut a comunidade Professores Sofredores por exemplo
Você dá espaço para ele e ele começa a provocar e falar coisar apenas com o objetivo de irritar
Ironiza, e tira sarro, debocha...
Espera e vai ver...
Comigo ele está devidamente deletado...
Anônimo disse…
Nunca fiz isso que a Cremilda está falando, o problema é que ela se irrita com as verdades que eu contava, o pior é que eram verdades... fazer o que né... A verdade nem sempre agrada a todos... Assim como vocês postam verdades que desagradam alguns educadores, há algumas verdades que podem até incomodar um pouquinho vocês... E não participo de grupo de "professores sofredores", sou frustrado por alguns motivos... mas não fico sofrendo e descarregando em ninguém, o que posso fazer para ajudar os alunos, eu faço, atrapalhar, nunca...
Anônimo disse…
Ver uma poesia destas e saber que este aluno foi expulso é mais um motivo para frustração...
Anônimo disse…
Olá, velhinhas hipócritas.

Vocês viram o que os aluninhos fizeram numa escola pública em São Paulo hoje?

Que bonito né? Enquanto tiverem velhinhas defendendo esses marginais, bandidinhos e vândalos dentro da escola, o Brasil vai continuar essa bosta. Mas todo mundo sabe que o interesse de vocês é isso mesmo: caos na educação para que seus netinhos da escola particular não enfrentem disputas no futuro.

Parabéns pra vocês.
Anônimo disse…
""Quem lê seu blog imagina q a sra é uma professora única. Amor, carinho, atenção, não pode brigar, não pode repreender... blá, blá, blá...

Se é tão fácil como diz, se és tão eficiente como deixa transparecer em seu mister de docente, pq não sai da net e vá p/ uma sala de aula tentar "fazer um mundo melhor"

Desculpe-me, mas a senhora fala como uma pessoa q aparenta nunca ter convivido com uma criança. ""
Anônimo disse…
A MENTIRA TEM PERNA CURTA, MESMO SENDO MENTIRA DA GLOBO

Ainda, na tentativa de tornar alunos de escola pública em bandidos, em demônios, a TV Globo nem sempre se sai bem...
Desta vez, a mentira foi descoberta graças a coragem do Conselho Tutelar da Mooca que não aceitou a versão oficial e foi até a Escola Estadual Amadeu Amaral, no Belenzinho (zona leste da capital de SP).
O Conselho Tutelar teve que fazer pé firme para entrar...
Lá chegando, encontrou muitos alunos feridos...
A Escola chamou a polícia, que já chegou descendo o pau em todos os alunos...
Os alunos negam que tenham quebrado cadeiras, mas que tentavam fugir das pancadas a qualquer custo...
A TV Globo, então, mostra uma escola quebrada, "mas quebrada por causa de briga de duas gangs rivais dentro da escola"...
Que coisa feia, hein? Ne verdade, é horrivel.. não é, Dona Globo?
Que alunos brigam, é verdade... É natural também... Principalmente se ficam abandonados e sem nenhuma atividade dentro da escola...
Estes alunos não são bandido... São vítimas... vão à escola e não tem aula... e quando tem aula, as aulas são medíocres... Professor manda aluno fazer cópia e se ausenta da sala... Em uma das salas, onde a policia invadiu, os alunos estavam sozinhos... sozinhos e fazendo cópias... Sentados... cada qual na sua carteira.
A Escola tenta negar... O Conselheiro tutelar não se convenceu que a policia chegou do nada... a políca já chegou arrepiando...
Então é isso.
O Conselheiro prometeu dar uma entrevista amanhã (13/11), das 6h às 7h, na Rádio Da Cidade (AM 1370)
Quem quiser pode ouvir aqui: www.amdacidade.com.br
MENTIRA TEM SEMPRE PERNA CURTA, MESMO SENDO MENTIRA DA TV GLOBO
Anônimo disse…
O Conselheiro Tutelar deu uma entrevista para o Diario de SPaulo
Se naõ distorcerem a fala dele, ele vai denunciar a farsa da Globo
A Globo tente inventar mais coisas,mas quando mais inventa mais se atrapalha.
Entrevistou uma vizinha (fantasma)
que disse que os alunos subiram no telhado e jogaram telhas lá de cima
Quanta imaginação da Globo.Os alunos foram pegos de surpresa, a policia já chegou batendo
Uma única mae de uma aluna ferida teve coragem de ir na Delegacia fazer o Bo e não lhe entregaram a cópia do BO;
Uma coisa de dar nauseas.
Tem muito aluno ali, muita gente que vai desmentir a globo...
Anônimo disse…
Olá, tudo bom? Desculpe-me, é que eu estou um pouco desesperada e sem saber a quem recorrer... estudo numa 'escola' pública e na minha 'escola' O-B-R-I-G-A-M os alunos a usar dois uniformes, a pagar um monte de taxas (matrícula, xerox, APM, camiseta, faixa, bandeira...), e somos muito ridicularizados se optamos por não dar esse dinheiro... eu queria saber por favor como e para quem denunciar isso porque eu não agüento mais... tenho condições de fazer esses pagamentos mas tenho colegas que não têm e isso causa um grande constrangimento na minha sala (na verdade acho q acontece em todas as salas). Sei que isso deve ser ilegal, mas não sei como fazer para defender os meus direitos. =/ Pode me ajudar?
Obrigada
Anônimo disse…
Queridas blogueiras...

Fiquem despreocupadas, as aulas vagas são só o começo de uma desgraça maior q esta por vir daqui há alguns anos: Não teremos mais professores. O governo já está preocupado com a falta de procura de cursos q formem professores, ou educadores como queiram.

Estão achando ruim, fiquem traquilas , vai piorar muito. Ser professor neste Pais p q??????

É melhor vender yakult na rua.
Daqui a 10 anos espero voltar a falar com vcs.
Abraços
Anônimo disse…
Que lorota hein, anônimo?
A melhor mamata deste pais é ser professor de escola pública
A últuma vez que houve concurso, a policia teve que intervir na fila que houve até tumulto.
Tanta gente querendo entrar...
O que falta é vergonha na cara.
Professor tem, ele é que não aparece na escola.Mas o holletith dele está completinho, sem nenhuma falta
Nas diretorias de ensino tem uma fila quilométrica de gente aguardando uma boquinha....
Anônimo disse…
olá D Cremilda!!! (Creuza)

Com certeza tem um monte de gente querendo uma boquinha. Mas eu estou falando de professores, e não de pessoas com diplomas onde as faculdades oferecem curso a distância ou ficam laçando alunos p pagar mensalidade.

Pq será q a SEE no concurso de 2005 fez a chamada p professor de \Física desde o primeior da lista???? Pq será q a SEE irá criar cargos de 10 aulas p q professores q atuam em outras redes, principalmente particulares e universidades se interessem em dar aulas????
Onde está sobrando professor de Matemática, Química, Física????

Nem professor eventual p cobrir as faltas de professor titular as escolas tem. Isto não stá relacionado a falta de professores.
( A famosa aula vaga) Se está vaga é pq não tem eventual!!!!! dâãardddd
por favor , leia mais jornal, revistas, pesquise.

AH!!! Dos novos professore q se efetivaram nos últimos concursos, vcs sabem qtos se exoneraram???
Q desinformação!!!!

Já ouviram falar do google??? Pode ser q ele ajudem vcs a entendenderem, ou preferem q eu desenhe???