A farsa da eleição dos Conselhos de Escola


Leiam o apelo do nosso amigo Tertuliano, pai de aluna da EE Homero Vaz do Amaral. O Tertuliano é um grande batalhador pela moralização da escola pública, esse faroeste onde impera a lei do mais forte e os interesses da corporação. Imaginem se o Tertuliano não fosse o cidadão esclarecido e articulado que é, o que teria acontecido com ele?
Ele teria sido sumariamente "enquadrado"?...

Parabéns, Tertuliano!!! Estamos encaminhando seu depoimento para o Prof. José Benedito.

SOCORRO CREMILDA, SOCORRO MAURO, SOCORRO GULIA: SOCORRO TODOS QUE LUTAM POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM NOSSA ESCOLA PUBLICA!
ONTEM, DIA 20/02/2009, POR VOLTA DAS 16 HORAS, A DIRETORA DA ESCOLA HOMERO VAZ DO AMARAL, JURISDICIONADA À DIRETORIA DE ENSINO SUL-3, SOLICITOU A PRESENÇA DA POLÍCIA MILITAR PARA QUE ME PRENDESSE, SABEM POR QUAL MOTIVO? PORQUE ESTE PAI DE ALUNA NÃO CONCORDOU MAIS UMA VEZ COM A ELEIÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR/APM,TOTALMENTE MANIPULADA.
AQUELA DIREÇÃO NÃO FEZ LISTA DE PRESENÇA, NÃO FEZ A ATA, NÃO COLOCOU EM VOTAÇÃO OS CARGOS DA APM/CONSELHO DE ESCOLA: FALOU QUE QUEM QUISESSE IR ATÉ À DIRETORIA E COLOCASSE O NOME NA LISTA, ELA IA VER QEM IRIA PARTICIPAR,TANTO DA APM, COMO DO CONSELHO ESCOLAR.
QUANDO DISSE PARA ELA QUE ELA TERIA QUE OBEDECER AO QUE DETERMINA A LEI COMPLEMENTAR 444 DE 27 DE DEZEMBRO DE 1.985, EM SEU ARTIGO 95, AQUELA DIRETORA COMEÇOU A GRITAR DIZENDO QUE EU A ESTAVA DESACATANDO. AQUELA (autoridade) LARGOU O MICROFONE E SAIU DO PÁTIO DA ESCOLA ACOMPANHADA POR MEIA DUZIA DE PESSOAS (acho que eram seguranças, porque autoridades sempre tem), MAS EM POUCOS MINUTOS RETORNARAM E CONTINUARAM COM A FARSA DA ELEIÇÃO. CONTINUEI A QUESTIONAR A LEGITIMIDADE DAQUELA ELEIÇÃO,FOI QUANDO ADENTRARAM NAQUELE PÁTIO VÁRIOS POLICIAIS. CONFESSO QUE LEVEI UM SUSTO, POIS PENSEI QUE ESTAVAM ATRÁS DE UM DELINQUENTE PERIGOSÍSSIMO, MAS EM POUCOS SEGUNDOS DESCOBRI QUE AQUELA OPERAÇÃO ERA PARA PRENDER UM PERIGOSO PAI DE ALUNO, QUE EXIGIA QUE A LEI FOSSE CUMPRIDA EM TODA SUA PLENITUDE.

O SARGENTO QUE COMANDAVA AQUELA PERIGOSA MISSÃO ME PERGUNTOU O QUE EU ESTAVA APRONTANDO. RESPONDI-LHE: ESTAMOS JUNTOS PARA FAZER CUMPRIR O QUE DETERMINA A LEI. ELE, SEM ENTENDER, QUESTIONA: QUE LEI? RESPONDO-LHE DOS CONSELHOS DE ESCOLA. ENTÃO LHE PERGUNTO: O SR. É DA RONDA ESCOLAR? ME RESPONDE QUE SIM. MAIS UMA VEZ QUESTIONO: O SR PRECISA SABER O QUE É CONSELHO DE ESCOLA! ELE ENTÃO PEDE PARA QUE O ACOMPANHE ATÉ A COZINHA DA ESCOLA, SOMOS SEGUIDOS POR VÁRIOS POLICIAIS E PELA (autoridade), A Srª DIRETORA. FOI PARA MIM UMA GRANDE SUPRESA QUANDO AQUELE SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR DETERMINA: A Srª FICA AÍ FORA, QUERO OUVIR ESTE SR; DEPOIS ESCUTO O QUE A Srª TEM A DIZER. MOSTREI—LHE A LEI, ELE DEU UMA LIDA, DEU PARA UM SOLDADO LER E DISSE: NAÕ É ESTE O CASO QUE O SEU AMIGO LHE FALOU? O SOLDADO RESPONDE: ACHO QUE SIM, OLHA PARA MIM E DIZ QUE NÃO CONHECIA O QUE ERA CONSELHO DA ESCOLA. O SARGENTO OLHA PARA MIM, SE DIRIGE À DIRETORA E DIZ A ELA QUE TEM RESPEITAR A LEI. ELA QUESTIONA: MAS ELE ME DESACATOU! RESPONDE O SARGENTO: PORQUE A Srª NÃO RESPEITOU A LEI.
ATO CONTINUO ME DÁ UM APERTO DE MÃO E DIZ PARA IR ATÉ O DISTRITO LAVRAR UM BOLETIM DE PRESERVAÇÃO DE DIREITOS. RESPONDO-LHE: NÃO,SARGENTO, O SR TEM MUITO O QUE FAZER. ELE SORRI E DIZ: TEM MUITOS BANDIDOS A SOLTA POR AÍ. NESTE MOMENTO PENSO COM OS MEUS BOTÕES: BANDIDA TAMBÉM!!!!!!
MAS O QUE ME DEIXOU NERVOSO FOI QUE NO DIA 18/02, POR VOLTA DAS DEZENOVE HORAS, LIGUEI PARA A COORDENADORIA DE ENSINO, FALEI COM O SR MARCELO E O COLOQUEI A PAR QUE A DIREÇÃO NÃO ESTAVA CUMPRINDO O COMUNICADO CONJUNTO CEI/COGESP PUBLICADO EM 29/01/2009; ELE DISSE QUE ME LIGARIA NO DIA SEGUINTE PARA ME DAR UMA RESPOSTA, ATÉ ESTE MOMENTO NADA. QUEM SABE APÓS O CARNAVAL ELE ME RESPONDA O QUE DEVO FAZER NESTE CASO? QUE PROVIDENCIAS TOMAR? PROCURAR QUEM? ENTRAR COM UMA LIMINAR PEDINDO A ANULAÇÃO DA FAJUTA ELEIÇÃO? QUAL O CUSTO? PENSO QUE NÃO PODE DEIXAR DE LADO: TEM QUE TOMAR UMA ATITUDE, PARA DAR O EXEMPLO, PARA DEIXAR OS MAUS DIRETORES COM AS BARBAS DE MOLHO.

Comentários

Luciano A. Silva disse…
Ola caro Tertuliano, tambem sou pai de aluno injustiçado e tenho dito e escrito varias coisas aqui em prol da boa escola, mas parece que estamos mentindo fazemos oque fazemos (Denunciar, Escrever) pelo simples fato de querer encher o saco de professores, diretores de escolas e apurrinhar o governo, nós apenas fazemos isso porque não temos oque fazer e nossos filhos estão na escola por estar, eles vão para a escola por ir, para não ficar em casa... e o ato de ensinar e aprender é só uma consequencia minima que não deve ter lá seus grandes interesses.

...Ladrões podem entrar em sua casa e roubar de tudo,,...tv, som, celular, dinheiro, até sua vida...mas aquilo que ninguem consegue tirar de nos o governo esta tirando que é a cultura...a cultura é a unica coisa que levamos para o tumulo. (Temos o direito de exigir ensino a altura!...Sabemos que o país tem condições de melhorar o ensino publico.!)
Sugiro que criamos o sindicato dos pais para assim combatermos de frente na mesma proporção forças como a apeoesp...e outras potencias mais!.
Vanderlei disse…
Tertuliano, parabéns,você conseguiu algo inédito , esses conselhos tem que ser revisto pois também tentei entrar para o conselho e disseram que não foi aberto, para os pais poderem se canditar, todo ano isso acontece na primeira reunião da escola Iguatemi, será que este ano eles mudaram por conta? Sei que existe um prazo para ser constituido o conselho e o gremio estudantil.
ALUNA ( NÃO POSSO DIZER MEU NOME SE NÃO VOU EXPULSA TBM) disse…
NOSSA, A CADA DIA MAIS UMA ,QUE TAL DAR UMA INVESTIGADA NESSAS ESCOLAS, PUBLICAS E ESTADUAIS, PERGUNTEM ,FAÇA PESQUISAS COM OS ALUNOS?TEM TANTA SUJEIRA A SER DESCOBERTA, QUE NEM O ITSUNAME DE DER AQUI EM SÃO PAULO LIMPA.......
Anônimo disse…
Esses conselhos de escolas,são escolhidos sr,será que eles vão querer pais que fazem oposições a eles, me poupe nem espere isso, pais para defender os professores,diretores,etc... eles querem oposições a eles nem pensar, portanto não espere isso ...
Pais Online disse…
Não interessa à SEE e COGSP que os Conselhos de Escola funcionem corretamente, porque se fossem de fato colegiados democráticos, todas os esquemas torpes que prevalecem nas escolas públicas iriam vir a tona e eleitoralmente seria um desastre para os governos. Assim, eles baixam as leis, mas não zelam pelo seu cumprimento e nem sequer divulgam adequadamente sua existência. Os sites da SEE e da COGSP não fornecem qualquer informação que serve para ajudar a comunidade a fiscalizar o funcionamento das escolas e tampouco esclarecem quais são seus direitos, isso é gravíssimo considerando que os pais são os pagantes de um serviço público de péssima qualidade (aliás, serviço muito bem pago através da cobrança dos impostos mais altos, em termos relativos, do mundo). Os direitos e as leis existem e são a favor da gestão democrática da escola pública, mas perante seu não cumprimento, as autoridades educacionais preferem enfiar a cabeça na areia. Assim, preenchendo essa lacuna e de modo a pressionar as autoridades educacionais, alguns mães e pais de muita coragem se juntaram e formaram associações (NAPA, COEP, etc) e, mais tarde com a chegada da internet, os sites de ajuda (Educaforum, Cremilda dentro da Escola, etc.) especificamente para os pais de alunos. No entanto, essas pessoas valiosas não são salvadores da pátria, assim é preciso que todos os pais passem a agir, formando uma grande rede de troca de informações e ajuda mútua, só assim as autoridades terão que acordar e fazer com que as leis sejam cumpridas e principalmente que os maus diretores, professores e funcionários sejam PUNIDOS exemplarmente quando violam essas leis e cerceiam os direitos dos alunos. A lei prevê que a eleição de todos os segmentos do Conselho de Escola (ou seja, dos pais, dos alunos, dos professores, dos funcionários, dos especialistas) seja realizada de forma democrática e nos mães e pais podemos conseguir isso porque temos a lei a nosso lado. Portanto mãos a obra, baixem o pacote de informações que preparamos para os pais e que está disponível no site Pais Online e realize você mesmo uma eleição do Segmento Pais SEM a interferência indevida do(a) diretor(a) da sua escola.
Fica de olho disse…
Giulia
Sabe aquela repórter da Record que queria umas mães para falar?
Então ela foi em Cotia, a mãe organizou outras~mãe
Tinha 4 mães e perderem o dia todo com a reporter.
Ela disse que não servia nenhuma que foram muito dispersas.
Ontem foram em SPaulo na Zona norte e um pai ficou a tarde toda com elas.
E elas disseram a mesma coisa para pai, que ele não foi bem...
Então, cuidado, será que elas querem mesmo ouvir os pais ???
Beijo disse…
Que não dá para confiar na imprensa a gente sabe que não dá.
Mas fiquei curiosa e preocupada.
O que será mesmo que a Record quer mostrar?
Estranho...4 mães de Cotia não serviram, outro pais da zona leste não serviu
O pior e que as mães perderam uma tarde toda e o pai também....
Dizem que a réporter é que ainda reclamou, ela é que se achou prejudicada.
Caso para o Tertuliando ficar atento se ele for chamado...
Beijo disse…
Que não dá para confiar na imprensa a gente sabe que não dá.
Mas fiquei curiosa e preocupada.
O que será mesmo que a Record quer mostrar?
Estranho...4 mães de Cotia não serviram, outro pais da zona leste não serviu
O pior e que as mães perderam uma tarde toda e o pai também....
Dizem que a réporter é que ainda reclamou, ela é que se achou prejudicada.
Caso para o Tertuliando ficar atento se ele for chamado...