Receita para a eleição democrática do CE

Da caixa de comentários, depoimento dos nossos amigos PaisOnline, http://paisonline.homestead.com/index.html. que mostram como é possível realizar uma eleição democrática do Conselho de Escola - segmento pais - SEM a interferência da diretoria da escola!

Não interessa à SEE e COGSP que os Conselhos de Escola funcionem corretamente, porque, se fossem de fato colegiados democráticos, todos os esquemas torpes que prevalecem nas escolas públicas iriam vir a tona e eleitoralmente seria um desastre para o governo. Assim, eles baixam as leis, mas não zelam pelo seu cumprimento e nem sequer divulgam adequadamente sua existência.

Os sites da SEE e da COGSP não fornecem qualquer informação que sirva para ajudar a comunidade a fiscalizar o funcionamento das escolas e tampouco esclarecem quais são seus direitos, isso é gravíssimo considerando que os pais são os pagantes de um serviço público de péssima qualidade (aliás, serviço muito bem pago através da cobrança dos impostos mais altos, em termos relativos, do mundo). Os direitos e as leis existem e são a favor da gestão democrática da escola pública, mas, perante seu não cumprimento, as autoridades educacionais preferem enfiar a cabeça na areia.

Assim, preenchendo essa lacuna e de modo a pressionar as autoridades educacionais, alguns pais e mães de muita coragem se juntaram e formaram associações (NAPA, COEP, etc) e, mais tarde, com a chegada da internet, os sites de ajuda (EducaFórum, Cremilda dentro da Escola, etc.) especificamente para os pais de alunos. No entanto, essas pessoas valiosas não são salvadores da pátria, assim é preciso que todos os pais passem a agir, formando uma grande rede de troca de informações e ajuda mútua, só assim as autoridades terão que acordar e fazer com que as leis sejam cumpridas e principalmente que os maus diretores, professores e funcionários sejam PUNIDOS exemplarmente, quando violam essas leis e cerceiam os direitos dos alunos.

A lei prevê que a eleição de todos os segmentos do Conselho de Escola (ou seja, dos pais, dos alunos, dos professores, dos funcionários, dos especialistas) seja realizada de forma democrática e nos mães e pais podemos conseguir isso porque temos a lei a nosso lado. Portanto mãos a obra, baixem o pacote de informações que preparamos para os pais e que está disponível no site PaisOnline e realize você mesmo uma eleição do Segmento Pais, SEM a interferência indevida do(a) diretor(a) da sua escola.

Comentários

Anônimo disse…
O Conselho de Escola nas escolas não faz nada em benificio aos estudantes, ha anos que eles só aprovam seus proprios objetivos como folga (Pontes), a permanencia ou não de algum membro da propria escola, etc...muitos dos projetos trazidos pelos pais que fazem parte do conselho escolar são votados porem nunca serão aprovados e quando aprovados jamais serão colocados em pratica.
O conselho de escola é manipulado pela escola, os pais que acham que foram votados e conseguiram se eleger no conselho estão sendo enganados, pois só se faz parte do conselho aquele que não dá problemas a escola , não da problemas a direção da escola, não tem filho "Problematico" na escola,...fiquem atentos, pais, porque as vezes não é necessario nem fazer campanha para conseguir votos, se voce esta dentro do conselho de escola é porque voce convem estar não porque voce ganhou votos ou votaram em voce.
Desconfie quando na hora da votação estiver algumas cartolinas com os nomes dos candidatos e constarem nela somente sete nomes de pais a eleger , pois é exatamente o numero de vagas para pais no conselho escolar!!.
Os pais que não fazem parte do conselho de escola, podem e devem, participar das reuniões, sem direito a voto claro, mas podem participar, ....já repararam que nunca se tem avisos de reuniões do conselho nas secretarias das escolas!!?...apenas os eleitos recebem um comunicado levado pelo filho que havera reunião tal dia....Desconfie sempre....!
Anônimo disse…
Luciano, é justamente para evitar a formação de Conselhos fajutos que devemos nos articular e realizar a eleição do segmento pais do Conselho como a lei prevê,ou seja, entre nos mesmos e de forma democrática e SEM qualquer interferência da direção. Baixe o pacote de informações e leia as dicas que preparamos para você e se precisar de mais esclarecimentos é só escrever para nós (essas dicas também servem para a eleição do segmento alunos). Infelizmente, os segmentos de professores e funcionarios continuarão a ser nomeados pela direção através do velho esquema "Você me deve".