Nosso dia: uma conquista

Johannes Vermeer, Moça com brinco de pérola

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, no ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan Pão e Rosas, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.

PARABÉNS A TODAS VOCÊS, MULHERES MARAVILHOSAS QUE LÊEM ESTAS LINHAS!

Comentários

loide s de olivieria disse…
Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas...Que a esperança nunca me pareça um "não" que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como "sim". Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros... Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.

♥Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim...e que valeu a pena!!!!vale a pena acreditar em nossos ideais,acreditar que somos capazes.. temos que fazer a diferença, tendo a humildade de aceitar ajuda de nossos amigo, e que não podemos viver sozinhos, uma andorinha sozinha não faz verão ...bj a todos
loide s de oliveira.. disse…
Muito obrigada Giulia a vc tbm ... Feliz dia da Mulher ,vc merece vc é uma grande mulher bjs, para vc e para D Cremilda , desejo tudo de bom que Deus possa guiar seus passos e iluminar seus caminhos. Parabéns a toda mulher que leem o seu blog...