Mensagem de um aluno


Meu nome é Diego, sou de Barra Mansa, RJ. Eu estou escrevendo porque um dia desses eu encontrei o Blog de vocês. E quero dar-lhes os parabéns e agradecer por essa ajuda que vocês dão à sociedade! Gosto muito de ler o Blog e tento divulgá-los, pois é o mínimo que posso fazer por vocês!

Depois de ver escândalos, roubos de verbas e outras barbaridades políticas, achava que o Brasil não tinha mais jeito, pensava que não existiam pessoas honestas, e vocês mudaram completamente a minha concepção! Estou admirado pelo trabalho que fazem. Espero que continuem, e que algum dia alguém os ajude a ampliar essa solidariedade.

Eu quis fazer um curso mais a minha cara, que é direito. Porém esse curso é muito buscado e acabei me inscrevendo em vários vestibulares de universidades federais, mas não passei em nenhum! Como ultima solução, busquei o PROUNI, para um curso não muito concorrido que é Serviço Social. No caso, ele era a segunda opção! Sinceramente, eu juro ter até confundido com ciências sociais, só depois que eu entrei e tive as aulas que entendi o que estava relamente acontecendo. Estou cursando, mas espero um dia poder fazer o curso que sempre quis! Depois de formado, pretendo trabalhar e pagar o meu curso!

Pelo menos eu sou o segundo aluno mais novo da sala, vou completar 18 no proximo mês, e isso me dá vantagens. Mas estudei a minha vida toda em escola pública e queria me formar em uma universidade pública. Sem falar que aquela burocracia do PROUNI chegou a me dar medo! Nunca achei que para demonstrar que sou pobre era necessário um monte de papel. Eles deveriam ver o que eu como, onde eu moro, e entenderiam que essa bolsa é necessária! Agora que consegui, pretendo um dia ajudar aqueles que não podem, pois esse vai ser meu papel mesmo, né, "Garantir Direito"!

Se não existisse o PROUNI, acho que estaria trabalhando como motoboy ou cobrador de ônibus (não tenho nada contra a profissão), em vez de ter a oportunidade de mudar de vida!
E a respeito dos vestibulares eu tenho uma experiência imensa, pois fiz a UERJ, UFRJ, UFF, UniRIO e UFRRJ, além do PROUNI(ENEM) e do CEDERJ. Obs.: A UENF não tem Direito, por isso não fiz ela, foi a unica instituição federal do Rio em que não fiz inscrição!

A cada prova que eu fazia e não passava eu ficava mais nervoso comigo e com o meu ensino! Poxa, estudei 12 anos da minha vida em escola pública, para chegar nas provas e ter media 4? Todas as provas são cansativas, fazem perguntas querendo detalhes, só passa quem realmente estuda muito! Em todas as provas que eu fiz algumas pediam a escola e davam uma lista perguntando de qual eu era. Enquanto eu olhava a lista com mais de 80% de instituições privadas, eu me perguntava: cadê o ensino publico? (A lista era feita com base nos alunos que fizeram o vestibular anos antes...)

E quando eu ia para a sala de aula, entendia o porquê. De 40 alunos na sala, eu era o único que queria ensino superior de graça! Eu achava que era como aquela frase "Pior do que um pássaro ficar preso, é que ele se acostuma!" (mais ou menos isso). Ninguém quer lutar pelo que é nosso!

Um fato, as provas da UniRIO e da UFRJ foram as mais burguesas. Quando eu ia fazer a prova percebi o acumulo de Playboys e Patricinhas! Acho que uma minoria mesmo, mais ou menos 20%, não tinham condições de pagar a faculdade. Eu não sabia se ia fazer o vestibular ou se estava em um desfile de carros: Vectra e Astra 2007, Honda civic, C4, Peugeot 306, Zafira, Meriva, e outro que eu nem sabia o nome, mas que sabia que eram caros!

Que país é este? que quem estuda em escola pública a vida inteira tem que se formar na particular, e quem faz ensino privado a vida inteira, vai para a universidade pública??? Eles estavam tirando uma vaga que era para mim e outros alunos! E o pior, ninguém liga!
É por isso que gosto do seu trabalho! Meus mais sinceros agradecimentos.


Diego, é um imenso prazer receber mensagens como a sua! Ver que o sistema não conseguiu matar a inteligência, a vontade de aprender e a curiosidade de alguns dos nossos alunos é um estímulo para continuar esta luta inglória. Continue dando notícias e contribuindo com seus comentários inteligentes.

Comentários

Cremilda disse…
Viu Giulia????
A mão de Deus...
A gente fica desanimada, achando que não adianta, que a banda podre da educaçao vai sempre dominar tudo e vem aí uma mensagem dessa.
Isso é uma injeção de ânimo.
A certeza que devemos e podemos dar mais um passo...
maria elvira disse…
Parabéns Diego, pelo se empenho em conseguir um diploma. Eu sei o que é isso, pois só consegui me formar em Pedagogia pela UFRJ aos 40 anos. E lembre-se, um competente assistente social é tão importante quanto um advogado.
Boa sorte!!! Você é a prova viva de que a escola pública apesar de suas mazelas, forma alunos de valor.