
Nada mais presente na escola do que a monotonia, a rotina mórbida, a falta de projeto, de futuro, de surpresas, de mistérios e suspenses. O dia a dia escolar é morno, sem novidades, muito menos que medíocre. E, ao mesmo tempo, a vontade do aluno passa a ser erigida por outras pessoas, tornando-o um ser teleguiado, conduzido, acéfalo e desmotivado. Passando a viver assim uma espécie de pesadelo contínuo. Para muitos, um processo terrível, quase insuportável, do qual levará mágoas e traumas para toda a vida.
Por que as escolas continuam sendo estes covis da evidente falta de ética, de caráter, de bom-senso, de vontade política de acertar, de modificar as coisas, de melhorar o mundo? Por que os professores e professoras são tão pérfidos, mesquinhos, excessivamente burocráticos? Imbecis mesmo. Julgam-se tão preparados, cheios de diplomas. Mas são desprovidos de malícia, de dignidade, de amor, de senso, de verdades.
É proibido pensar em métodos ou fórmulas que aliviem os sofrimentos dos alunos. Que os motivem a estudar, a aprofundar seus conhecimentos, a discutir e a produzir ciência para melhorar a vida.
Os parágrafos acima são de Antonio da Costa Neto, extraídos de seu blog Mudando paradigmas.
Finalmente, parece que alguém acordou para a realidade! Preciso porém discordar de um ponto: nas escolas públicas a situação não é nada "morna"! As crianças e adolescentes, principalmente aqueles que não contam com o apoio dos pais, são diariamente agredidos e violados em seus direitos básicos, como já cansamos de relatar em inúmeros casos neste blog.
Ah! Continua de pé o desafio de nos apontarem alguma escola pública onde os alunos possam lavar as mãos com sabonete e toalha. Coragem, senhores sindicalistas, já que nos mandaram lavar roupa, devem achar a higiene importante!!! Vamos acabar de vez com a hipocrisia?
Antonio da Costa Neto é autor de diversos livros, entre eles Escolas & Hospícios, Educação alienante existe e Paradigmas em educação no novo milênio.
Comentários
Que bom que podemos ter parceiros assim.
Aguardo seu contato para uma conversa mais próxima e mais direta.
Obrigado mesmo.
Antonio, de Brasília-DF
antoniocneto@terra.com.br
Veja lá:
www.mudandoparadigmas.blogspot.com
Bjus.
Antonio
antoniocneto@terra.com.br