Mensagem de um professor


Sou professor da rede pública estadual de ensino e vim demonstrar minha revolta e indignação com tudo o que acontece na educação em Araraquara e região. É angustiante como tudo acontece. Só quem convive o dia-a-dia nas escolas sente no espírito, na carne. a canalhice existente no funcionamento da maioria das escolas de Araraquara.

O clientelismo político que eu determino de politicagem sebosa prevalece nas relações internas do convívio diário e no trato dos recursos destinado ao funcionamento das nossas escolas. A CRISE QUE ASSOLA A EDUCAÇÃO PAULISTA CHAMA-SE CORRUPÇÃO e das grandes, daquelas que podemos determinar como MÁFIA EDUCACIONAL. Existe uma máfia agindo em toda a diretoria regional de ensino de Araraquara para desviar os recursos destinados à educação e quando não são desviados são utilizados de forma incompetente e irresponsável. Uma síntese do que acontece na educação de Araraquara hoje: cada escola tem um deputado ou um político influente da cidade determinando o funcionamento da mesma,começando pela diretoria regional de ensino. A antiga dirigente manda, comanda e ordena mesmo fora da diretoria de ensino, ela ordena a atual dirigente designar diretores de escola, funcionários, desviou por 10 anos e continua desviando recursos da própria diretoria de ensino e das escolas. Ela criou funcionários fantasmas, forma diretores de escola relapsos, com objetivo de se servir deles no desvio de verbas publicas destinadas a educação de maneira vil, descaradamente na frente de todos, sem medo de punição. Diretores de escola, vice e professores coordenadores são escolhidos com o único critério de ter sido um fiel cabo eleitoral nas campanhas. Os conchaves com comerciantes na troca de notas fiscais frias é uma constante. Micro empresas são criadas para prestar serviços nas escolas numa troca de favores nunca vista. A ex-dirigente e muitos diretores de escola conchavados transformam a vida de qualquer um que ameace o esquema de dinheiro fácil, palavra dela: a escola é um tesouro inesgotável, mas se houver ameaça prepare-se para viver o inferno de Dante. Começam as perseguições, baixarias, torturas, retaliações, difamações, desmoralizações, expulsões. Vale tudo para não
ser desmantelada a torneira aberta do dinheiro público nos bolsos desses corruptos.

Esta foi o pior dirigente de ensino para a educação paulista de Araraquara e região desde a década de setenta, somos testemunhas disso, confirmamos tudo o que já está para apurar e o que ainda virá. A sujeira rola dentro dos bastidores. Enquanto a ex-dirigente e esses seus comparsas, ou seja, diretores de escola que estão atuando dentro das escolas de Araraquara e região, bem como políticos corruptos que os apóiam, não deixarem as escolas em paz, viveremos este caos, esta humilhação pela qual passam todos que trabalham honestamente dentro do setor educacional.

Relatos informais do que acontece no meio escolar fazem qualquer cristão tremer na sua fé. Diretores que entram sem nada e saem de carro zerinho todo mundo comenta. Certa vez um diretor cheio de orgulho disse: Eu só aceitaria retornar como diretor da escola estadual Prof. Victor Lacorte se me dessem mais cinco escolas para colocar meus amigos como diretores. Não me deram, fiquei na assessoria de um certo deputado estadual, aquilo é dor de cabeça, barganha como se a educação fosse uma coisa qualquer. Dizem que alguns têm apartamentos em Araraquara somente adquiridos com o dinheiro de escolas. Há funcionários de cargos simples com chácaras, casa na praia, carros do ano pra si e para os filhos. Ser dirigente de ensino, supervisor de ensino, diretor de escola, neste governo virou ser mercenário, escapam poucos. O pior de tudo é que todos sabem e ninguém, ninguém mesmo toma uma atitude para mudar este quadro e eles, os corruptos, sabem disso aproveitam até UM DIA A CASA CAIR. Lançaremos nessa imensidão podre dentro da educação estadual paulista uma cartilha com o título EDUCAR PARA A ÉTICA – CARTILHA DE COMBATE A CORRUPÇÃO NAS ESCOLAS PUBLICAS – que tenta fazer um chamamento às pessoas de bem que restam na educação para travar uma luta desigual contra essa corrupção desenfreada que toma de conta das escolas do Estado de São Paulo, em especial Araraquara.

O objetivo desta carta é fazer acordar os que ainda dormem em berço esplendido achando que o problema da corrupção em Araraquara não é problema deles, e também parabenizar os que antes de mim denunciaram e foram amordaçados pelas mãos da injustiça, e mesmo assim demonstraram coragem, garra e amor pela justiça e verdade. Denunciamos o que aflige e que cheira mal na educação do estado de São Paulo e especificamente da diretoria de ensino de Araraquara, denunciamos para que todos ouçam e façam o que deve ser feito, cobramos atitudes sérias no seu empenho nas apurações do maior esquema de desvio de recursos públicos da Educação do Estado de São Paulo como também mostrar nossa indignação e luta neste contexto.

Flavio Lima

Comentários

NEIRE disse…
Adolescente repõe aulas sozinha em escola estadual
Mãe da estudante apresentou denúncia questionando reposição; Nova gripe adiou aulas

14/12/2009 - 20:19

EPTV
Alterar o tamanho da letra A-A+


Uma aluna de uma escola estadual de Araraquara é a única de sua turma que está repondo as aulas que foram adiadas por causa da nova gripe. A mãe da estudante apresentou uma denúncia à Promotoria da Infância e Juventude e ao Conselho Tutelar questionando a forma como a escola Bento de Abreu está realizando a reposição. Confira o vídeo ao lado.

Para cumprir o calendário de 200 dias letivos, os alunos deveriam ter aula até 22 de dezembro, mas, desde o começo do mês, Giulia Hannah Ferreira, de 15 anos, frequenta as aulas sozinha. “Depois do dia 1º os alunos pararam de vir, porque já tinham fechado as notas. É constrangedor vir sozinha. Não tem ninguém pra vir”, disse.

Josélia Neves é mãe da adolescente e está acompanhando a rotina da filha para ter certeza de que as aulas estão sendo repostas. “Como a escola vai dar conta da sua tarefa formativa e do cumprimento dos 200 dias letivos se os alunos não estão comparecendo e se não está tendo aula?” reclamou. Inconformada, ela apresentou a denúncia e ainda aguarda providências. “A minha hipótese é que aulas fantasmas estão sendo registradas”, disse.

O Conselho Tutelar disse que pediu informações à diretoria de ensino, mas até agora não obteve resposta. A promotora da Infância e Juventude, Morgana Demétrio, disse que exigiu explicações à diretoria de ensino, que fez uma sindicância.

A assessoria da Secretaria de Educação negou que haja irregularidades na escola. Ainda informou que os alunos estão recebendo faltas, mas não serão reprovados porque o índice está dentro do percentual permitido por lei.

Amanda Silvestre, de 15 anos, está na turma de Giulia e diz que teve tempo suficiente para terminar as apostilas e fechar as notas, mesmo que não tenham sido cumpridas todas as aulas previstas no calendário escolar. “A gente já pegou o diploma e não tem necessidade de vir até o dia 22”, explicou.

NEIRE
IVANA disse…
Araraquara : Adolescente repõe aulas sozinha em escola estadual ...15 Dez 2009 ... Adolescente repõe aulas sozinha em escola estadual - Mãe da estudante apresentou ... Uma aluna de uma escola estadual de Araraquara é a única de sua turma que está ... EPTV.
IVANA M. DOS SANTOS
PAULO disse…
Tribuna Impressa - O Jornal de Araraquara e RegiãoMaria Santana Gagliazzi, dirigente de Ensino, afirma que na rede estadual a elaboração do novo calendário seguiu a determinação da Lei de Diretrizes e Bases ...
www.tribunaimpressa.com.br/.../Rede-estadual-repora-aulas-aos-sabados-e-ate-final-de-dezembro,147402,60005 - Em cache.
MENTIRA, MENTIRA DA DIRIGENTE MARIA SANTANA A REPOSIÇÃO DE AULAS NÃO ACONTECEU NA DIRETORIA DE ENSINO ARARAQUARA.
SÓ O SERRA ACREDITA!!!
PAULO DURANTE DE ALMEIDA
VIRGILIO DE ABRANCHES QUINTÃO SOMA disse…
VIRGILIO DE ABRANCHES QUINTÃO SOMA
CAROS LEITORES LEMBREM-SE DESTE RESULTADO QUE É ATUAL SAIU EM 2009, PORTANTO É ATUAL, ALÉM DE EXISTIREM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES - CONTRA DIRETORES DE ESCOLA DA DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA E REGIÃO - ACUSADOS DE TEREM SUPOSTAMENTE COMETIDOS CRIMES DE PECULATO, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA,DE TEREM COMETIDOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL E FEDERAL E ESTÃO SENDO JULGADOS ATUALMENTE/2009 NAS COMISSÕES PROCESSANTES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - GOVERNO JOSÉ SERRA E SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO PAULO RENATO DE SOUZA. OS MESMOS AINDA ESTÃO SENDO PROCESSADOS E INVESTIGADOS NA POLICIA FEDERAL PELOS MESMOS CRIMES. LEMBREM-SE QUE SE TRATA DE SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS DA SEE- SP, ENVOLVIDOS EM FRAUDES - JULGAMENTOS - 2009.
ESTA EX DIRIGENTE DE ENSINO QUE ATUOU DURANTE 12 ANOS NA DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA E REGIÃO NO GOVERNO PSDB RECEBEU POR TODOS OS CRIMES PRATICADOS, APENAS ESTA PENA PUBLICADA EM DIARIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, APÓS INUMERAS PROVAS APRESENTADAS CONTRA A REFERIDA INDICIADA QUE APOSENTOU-SE PARA EVITAR UM ESCÂNDALO MAIOR PARA O PARTIDO.
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução, de 21-5-2009
Aplicando, por mitigação, a pena de SUSPENSÃO, PELO
PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS, em face de SANDRA MARIA DE
CAMARGO ROSSATO, portadora da cédula de identidade RG nº
4.382.962, Supervisor de Ensino, SQC-II-QM, à época dos fatos
classificada na Diretoria de Ensino Região de Araraquara,
subordinada à Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), nos
termos do artigo 251, inciso II, c.c. os artigos 252 e 254, todos
da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei Complementar nº 942/03,
a qual deixa de surtir seus regulares efeitos, tendo em conta sua
prévia aposentadoria, procedendo-se o registro dos fatos apurados
nos seus assentamentos individuais, para resguardo de
futuros interesses da Administração, conforme preceitua o artigo
261, § 5º, da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei
Complementar nº 942/03.(Processo nº 0095/2600/2006 (04
Volumes) – Apenso nº 1214 /0000/2006 (08 Volumes).
(Intime-se Dr. Richard Cristiano da Silva, OAB/SP 258.284,
bem como Dr. José Osmir Bertazzoni, OAB/DF 25.967).
Virgilio de Abranches Quintão Soma.
cremilda disse…
Bora lá, atualizar este espaço.
Assunto,tem
Talento, você tem de sobra.
Arruma aí um tempinho, vamos....
Notei que você ignorou o Benedito.
Será o Benedito????
Giulia disse…
Tô fazendo a retrospectiva 2009. Atualizar o espaço só pra encher linguiça não é a minha praia... Estou numa fase de muita preocupação pela falta de resultados positivos. A mídia continua omissa, advogado para a nossa causa não vamos conseguir nunca, as "otoridades" continuam tranquilas e impunes, vale a pena gastarmos tanto latim?
cremilda disse…
Vale sim....
Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena....E você é uma grande alma....
Nem precisa fazer esforço, a violência contra aluno não tira férias....
Uma retrospectiva de 2009, é uma boa pedida, mas com certeza um ano que fecha melancólico para pais e alunos de escola pública...
Douglas de Freitas Gomes disse…
Darcy Dantas volta a ser articulista d'O Imparcial.
Atualmente assessora a dirigente de ensino Maria Santana Gagliazzi. É com muita alegria que ela conta que voltará a fazer parte do grupo de articulistas do ...
www.jornaloimparcial.com.br/?p=4560 - Em cache.
A assessora esteve em SP acompanhando os diretores de escola de Araraquara em Reunião com o coordenador da CEI - Rubéns Garcia Mandetta que decidirá a situação da diretoria de ensino após os documentos que foram protocolados serem analisados.
É possivel que agora a CEI tome alguma atitude acertada.
Douglas de Freitas Gomes.
Claudio Borges disse…
Fechando a Educação Pública Estadual para Balanço – 2009.
Vai chegando ao seu final e para os profissionais do magistério, mais um ano de muitas decepções como o governo estadual, a situação é muito pior; diretores de escola da rede estadual paulista processados por desvios de verbas, impunidade na diretoria de ensino de Araraquara, até quando permanecerá esta situação, persistência em erros, improbidades administrativas, erros em matérias pedagógicos, avaliações classificatórias, denuncias e a existência de milhares processos administrativos disciplinares, impunidades, livros infanto-juvenis inadequados, erros no IDESP, e Saresp, gabaritos em mãos indevidas, provas misturadas a outras disciplinas entre outras barbaridades que fatalmente acabarão prejudicando o desempenho do alunos e da escola , diretorias de ensino e escolas com destinos nas mãos de políticos locais que desenham conforme suas prioridades eleitoreiras como funcionam as diretorias regionais de ensino, muitas outra patranhas administrativas poderiam ser arroladas neste balanço final, mas para a SEE- SP “Isso tudo é irrelevante”, para o governador Serra.
Como chegar a uma rede de ensino estadual de qualidade com tanta incompetência, com tanta impunidade e corrupção????
Nas escolas, e diretorias de ensino a situação continua e é cada vez mais delicada. Além dos defasados salários, cada dia mais insuficientes para a sobrevivência, a estrutura de funcionamento em precárias condições, quase inviabilizam o trabalho que geram crimes de peculato e improbidade administrativa, a falta de disciplinas nas escolas, a violência grassando soltas, entre outros fatores dificultadores. A distancia entre o governo, via Secretaria da Educação e a Unidade Escolar é do tamanho de um oceano. A teoria dos gabinetes e a realidade das escolas não caminham na mesma direção, com conseqüências desastrosas. Haja vista os resultados das avaliações, da corrupção incessante.
O governador Serra gasta verdadeiramente fortunas em propagandas para demonstrar o que o governo faz. Entretanto, é extremamente centralizador em decisões de interesse dos servidores públicos. Não dialoga, nem permite que seus assessores o façam. Tudo é decidido por ele e por um grupo restrito de senhores e senhoras.
Serra é político profissional. Tudo o que faz é visando o troco, chamado voto,. Há uma diferença muito grande entre ver a propaganda produzida e a realidade dos fatos.
Se a imprensa colaborasse mais para mostrar os desmandos do governo, na diretoria de ensino de Araraquara, a população ficaria mais próxima da realidade. Infelizmente, esta mesma imprensa está comprometida com o governo. Basta observar o volume de publicações e propagandas oficiais divulgadas em órgãos da imprensa. é uma via de mão dupla: a imprensa favorece o governo e este a imprensa. Ver e comprovar. Como chegar a uma rede de ensino estadual de qualidade com tanta incompetência daqueles que deveriam dar o exemplo da boa administração, punindo os diretores, dirigentes e supervisores corruptos. Mas o governador Serra e o Secretário Paulo Renato pretendem justificar o injustificável dos absurdos administrativos perpetrados pelos iluminados administradores da educação estadual.
Claudio Domingos Fernandes Borges

Abraços Giulia e um Feliz Natal e que 2010 possamos Sonhar com uma Educação diferente.
Claudio Borges disse…
O governador Serra gasta verdadeiramente fortunas em propagandas para demonstrar o que o governo faz. Entretanto, é extremamente centralizador em decisões de interesse dos servidores públicos. Não dialoga, nem permite que seus assessores o façam. Tudo é decidido por ele e por um grupo restrito de senhores e senhoras.
Serra é político profissional. Tudo o que faz é visando o troco, chamado voto,. Há uma diferença muito grande entre ver a propaganda produzida e a realidade dos fatos.
Se a imprensa colaborasse mais para mostrar os desmandos do governo, na diretoria de ensino de Araraquara, a população ficaria mais próxima da realidade. Infelizmente, esta mesma imprensa está comprometida com o governo. Basta observar o volume de publicações e propagandas oficiais divulgadas em órgãos da imprensa. é uma via de mão dupla: a imprensa favorece o governo e este a imprensa. Ver e comprovar. Como chegar a uma rede de ensino estadual de qualidade com tanta incompetência daqueles que deveriam dar o exemplo da boa administração, punindo os diretores, dirigentes e supervisores corruptos. Mas o governador Serra e o Secretário Paulo Renato pretendem justificar o injustificável dos absurdos administrativos perpetrados pelos iluminados administradores da educação estadual.
A corrupção no Brasil , está classificada junto a 163 países na base na percepção de corrupção entre autoridades públicas e políticos , no chamado INDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO. O Brasil caiu oito posições esse ano, comparado ao ano passado e está em 70° lugar no ranking total. E em 14° entre os países da América. Mas por que desse resultado? O Brasil é tão grande e tão rico, porque está tão alto seu índice de corrupção? Será que faltam leis ao combate da corrupção?

É duro que não, as leis penais brasileiras são o suficiente para combater a corrupção. O problema é o jeito que se aplica às leis nesses atos corruptos por parte da policia, o que é muito mal feito aqui no Brasil infelizmente.

A corrupção existe sim e ela está por toda parte, nos bancos nas lojas nos dinheiros , ela é inestimável, o que está acontecendo hoje em dia e que a mídia está cada vez mais e mais denunciando atos corruptos de deputados,prefeitos,senadores,policiais e etc , mas o problema é muito mais do que falta de aplicações de leis penais na criminalidade, mas sim como devemos lidar com ela.

No nosso país não existe uma justiça séria, é claro que no Brasil existi sim pessoas honestas, mas há também um numero muito maior de pessoas sem ética e
sem respeito pelo próximo, que pensam só em si mesmas.

Existe um sistema de corrupção tão forte aqui que, as faltas de cumprimentos de leis, e a falta de valores humanos estão exterminando os valores éticos brasileiros, fazendo com que muita pessoas não pensem no futuro do Brasil , fazendo que o Brasil se torne cada vez mais um país mal visto por todos, em outras palavras, o Brasil ficara cada vez mais infernal para viver, o que já está acontecendo em alguns lugares do Brasil.

A honestidade hoje em dia aqui, esta cada vez mais extinta pelos corruptos desse país cruel, mas não podemos desistir temos que alcançar nossos valores humanos temos que ter ética sobre o próximo, pois agora está vindo uma nova geração, os mais velhos tem a missão de fazer em que seus filhos e netos virem críticos e revolucionários para melhoria da vida desse país.

Vamos ao combate a corrupção , vamos denunciar, vamos a evitar, vamos preparar nossos filhos para que um dia saiba lhe dar sozinho na vida nesse país, vamos brigar pelos nossos direitos,vamos dizer NÃO A CORRUPÇÃO.
Claudio Domingos Fernandes Borges