Formar ou não formar cidadãos?...



Pessoal, publiquei um artigo no portal Luis Nassif e pretendo continuar enviando textos também para lá. A fim de não ficar enchendo vocês em dobro (rsrs), vou colocar aqui apenas os links dos artigos publicados lá.

Esse primeiro é sobre a eterna discussão da nossa academia: Formar ou não formar cidadãos, this is the question, rsrs...

Abraço a todos, não vou sumir, não!

Comentários

victorzazuela disse…
É Giulia,
tenho estado extremamente cansado e descrente.

Não poderemos vencer a luta por uma educação de qualidade enquanto os olhos da sociedade civil não alcançarem os olhos dos pequenos.

Eles têm muito a dizer...

bjs
cremilda disse…
Victor
Cansado, sim, mas perder a fé, nunca.
Todos cansamos as vêzes, vem o amigo e dá uma força para continuarmos mais um pouco.
De pouco a pouco.
Mauro disse…
Giulia,

A corporação tá lá em peso... rs
Giulia disse…
Novidade!rsrs Pior que não tenho tempo pra tanto blá-blá-blá. É um orkut um pouco mais civilizado. Você vê que as "discussões" são apenas corporativistas. Como diria o Rubens Alves, ninguém fala de sala de aula e muito menos de aluno...
Cremilda disse…
Giullia
Esse Cacildo Marques é um professo r de matemática conhecido também a boca pequena é claro, de Cachacildo por ir na escola embriagado e fedendo a cachaça.
Era professor do meu filho na Andronico de Mello.
Ele elaborava apostila e aluno que nao comprasse não entrava na aula dele.
O Cursão é uma escola especializada em aula particular. São o máximo.
Aluno tinha prova de lascar e antes da prova ia aprender no Nicão
E o NIcão ficou com fama de escola forte.
O Rogério, professor do Nicão, tirava o maior sarro da apostila do Cachacildo e apontava os inúmeros furos....
Aluno muito pobre não entrava no Nicão, nem aguentava. Tinham que pagar aula no Cursão.
Então esse Cacildo, péssimo professor pegou fama de "gênio"
A ex-diretora do Nicão espalhou que ele era genio, sabia demais por isso não conseguia ensinar, e a mentira dela pegou de um jeito..
Estou postando porque lí no blog do Nassif uma observação do Cachacildo Marques, onde ele diz ter certeza que o Mauro é uma pessoa maluca aqui do Butantã
Como eu sou a maior adversaria dos abusos dele, ele me considera maluca.
Coisas do Cachacildo...
Raquel Marques disse…
Ainda sobre o esquema de Corrupção na diretoria de ensino de Araraquara, O governador de São Paulo, pensa que exonerando dirigentes de ensino, diretores de escola (caçando a aposentadoria da Sonia Fernandes), absolvendo a principal causadora e responsável pelo esquema como fez,desresponsabilizando os supervisores de ensino que acompanhavam as escolas nas quais tem diretores processados, eximindo diversos diretores de escola de responsabilidade, como o diretor da EE. Victor Lacorte que tbém tem notas fiscais frias, nº 020 - 3ª via do talão consta 120 reais comissões, e muito mais..., e ainda o Senhor governador alega falta de mão de obra par dar aulas nas escolas públicas estaduais, como alega que não corrupção dentro das escolas... Por causa disso, muitos diretores e supervisores sairão ilesos e impunes e ainda um outro e sério problema os professores que não passaram na avaliação vão vender aula na periferia de São Paulo.
No último concurso para professor, tinha tanto candidato que houve tumulto na fila de inscrição e a policia militar teve que intervir…
Todo ano se formam centenas de jovens com idéias novas e muita vontade de trabalhar. Muitos com capacidade e vocação, só precisando de uma oportunidade. Não tem o pistolão, que é o quesito principal, e ficam de fora.
Professor novo ia oxigenar a rede, trazer novas idéias e a certeza que se não desempenhassem bem a função poderiam ser demitidos.
Prevaleceu a política do Quem Indicou, então o mau professor continua na rede.
Muito frustrante saber que foram reprovados e vão continuar enganando os pais.
Se o governador não tem coragem de encarar e desafiar a corrupção e o clientelismo, se tem medo do Pistolão que indicou a má professora, não devia ter feito a avaliação.
Dizer que não contrata novos professores temporários por falta de mão de obra, não convence nem o mais ingênuo dos paulistas.
Falta é coragem, falta interesse…
Raquel Marques - raquelmarques@hotmail.com
Reggiane Garcia disse…
Chega de corrupção na diretoria de ensino de Araraquara, agora queremos é vê-la fechada porque nenhuma das providências tomadas até agora foi para acabar com a impunidade reinante há mais de 12 anos - leia mais blog - educaforum - da Giulia Pierro.
O PT e a tarefa de colocar São Paulo em sintonia com o Brasil
O Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo e os partidos aliados cumprirão neste ano uma tarefa fundamental: apresentar ao povo paulista um programa de governo alternativo e acabar com a hegemonia tucana que perdura há décadas. O objetivo é a formulação de um Programa de Governo que esteja em sintonia com o projeto nacional e que responda, de fato, as principais demandas do povo paulista.

Temos trabalhado muito neste sentido. Entre os meses de outubro e dezembro de 2009 percorremos as macrorregiões do estado com o intuito de dialogar com a militância e movimentos sociais e saber deles quais eram as demandas e as propostas de cada uma das regiões. Esse será nosso diferencial: um programa que debate diretamente com a vida real do povo paulista.

Na manhã desta quinta-feira (28), ainda como parte dessa tarefa de formulação do Plano de Governo, membros do Diretório se reuniram para ver a apresentação do Diagnóstico do Estado, elaborado pelo sociólogo Gustavo Venturi e o economista Gilson Schwartz, ambos professores da USP.

Os números apresentados por eles são alarmantes. Reafirmam a total ausência do Governo tucano nas políticas públicas e o esgotamento do modelo PSDB/DEM. Além disso, demonstram um estado com profundas desigualdades e desequilíbrios, tanto nos indicadores econômicos como sociais. Apesar de ser o estado mais rico do Brasil, São Paulo está longe de ter uma política desenvolvimentista e apresenta hoje indicadores, no mínimo, preocupantes em relação a áreas estratégicas ao desenvolvimento social e humano como saúde, educação e segurança...



Reggiane Garcia garcia.reg@hotmail.com
João Antonio da Silva disse…
Você concorda com essa decisão da Secretaria da Educação – Procurador da Secretaria da Educação - Paulo Luiz Capelloto.
Recordando: Decreto Nº 44.322, de 8 de outubro de 1999
Dispõe sobre as Comissões Processantes Permanentes das Secretarias de Estado e dá providências correlatas
MÁRIO COVAS, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
Decreta:
Artigo 1º - As atividades das Comissões Processantes Permanentes das Secretarias de Estado, previstas no artigo 278 da Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968, serão centralizadas em um mesmo local, indicado pelo Procurador Geral do Estado.
Artigo 2º - As Comissões Processantes Permanentes serão presididas por Procuradores do Estado e terão um suplente, que substituirá os titulares em suas ausências e impedimentos.
Parágrafo único - Fica aprovada a designação de Procuradores do Estado para atuarem como suplentes dos Presidentes das Comissões Processantes Permanentes, ora em funcionamento, nos termos do Anexo que acompanha este decreto.

SECRETARIA DA SAÚDE
1ª Comissão Processante Permanente
Presidente - Paulo Luis Capelloto
Suplente - Carlos Alberto Lorenzetti
Teresa Roserley Neubauer da Silva, Secretária da Educação
Joao Antonio da Silva disse…
DIRETORA DE ESCOLA DENUNCIANTE DO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DE NOTAS FISCAIS FRIAS NA DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA – SP, que por 10 anos participou do esquema liderado pela sua chefe e quando a diretora decide não acatar uma de suas ordens passou a ser perseguida pela dirigente de ensino e depois respondeu a dois processos administrativos disciplinares orquestrados, onde são questionados entre outros o uso indevido de notas fiscais frias nas prestações de contas das escolas estaduais e APM/FDE, Verba Federal e Projetos da Secretaria da Educação que destinam recursos às escolas.
Porque Sandra Rossato processou uma diretora de escola que participava ativamente de seu esquema com os demais diretores de escola? Porque Sandra Rossato tinha apoio de políticos influentes, a certeza da Impunidade, carta branca para mandar, desmandar, processar e exonerar, tinha apoio e as costas quentes protegidas pela Senhora Teresa Roserley Neubauer da Silva, Secretária da Educação, palavra de Sandra Rossato, que era a Secretária da educação do Estado de São Paulo nesta mesma época, o doutor Paulo Luiz Capelloto - foi designado Presidente da 1ª Comissão Processante Permanente – Saúde e hoje é o Principal e o mais Importante Procurador da Assessoria Jurídica da Secretaria da Educação que da palavra final, que faz o pêndulo girar para o lado que for bom e conveniente a Secretaria da Educação e ao governo do Estado de São Paulo, ele é conhecido no meio jurídico como “Cria Dracônica” (Crias dracônicas sempre são ligeiramente maiores que a maioria dos outros membros de sua raça original., são criaturas poderosas, majestosas, são grandes líderes com um propósito claro, Eles são, freqüentemente, a ligação motivadora de um grupo de aventureiros. Em todos os aspectos de sua presença, as crias dracônicas agem conscientemente como emissárias, são crias más agem como os agentes.) O seu poder é muito grande porque não mede esforços para atingir seu objetivo, desqualifica a opinião dos Procuradores da Coordenadoria dos Procedimentos Disciplinares. Até quando esta entidade imutável vai agir na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na Secretaria da Educação, sua opinião é soberana e visa interesses de seus agentes, a justiça não é bem vinda por lá?
Percebam julgamento do Doutor Inquestionável e Irrevogável do Doutor Paulo Luiz quando julgou os Processos Administrativos de Sandra Rossato (14 volumes) de Irregularidades graves e da Sonia Fernandes 02 processos com (05 volumes). Lembrando que Sandra Rossato é a lider do esquema:
Educação
DECISÃO DE UM PROCESSO ADMINISTRATIVO VCOM 14 VOLUMES DE IRREGULARIDADES GRAVES):
SANDRA MARIA DE CAMARGO ROSSATO
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução, de 21-5-2009
Aplicando, por mitigação, a pena de SUSPENSÃO, PELO
PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS, em face de SANDRA MARIA DE
CAMARGO ROSSATO, portadora da cédula de identidade RG nº
4.382.962, Supervisor de Ensino, SQC-II-QM, à época dos fatos
classificada na Diretoria de Ensino Região de Araraquara,
subordinada à Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), nos
termos do artigo 251, inciso II, c.c. os artigos 252 e 254, todos
da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei Complementar nº 942/03,
a qual deixa de surtir seus regulares efeitos, tendo em conta sua
prévia aposentadoria, procedendo-se o registro dos fatos apurados
nos seus assentamentos individuais, para resguardo de
futuros interesses da Administração, conforme preceitua o artigo
261, § 5º, da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei
Complementar nº 942/03.(Processo nº 0095/2600/2006 (04
Volumes) - Apenso nº 1214 /0000/2006 (08 Volumes).
(Intime-se Dr. Richard Cristiano da Silva, OAB/SP 258.284,
bem como Dr. José Osmir Bertazzoni, OAB/DF 25.967).
João Antonio da Silva disse…
Percebam julgamento do Doutor Inquestionável e Irrevogável do Doutor Paulo Luiz quando julgou os Processos Administrativos de Sandra Rossato (14 volumes) de Irregularidades graves e da Sonia Fernandes 02 processos com (05 volumes). Lembrando que Sandra Rossato é a lider do esquema:
Educação
DECISÃO DE UM PROCESSO ADMINISTRATIVO VCOM 14 VOLUMES DE IRREGULARIDADES GRAVES):
SANDRA MARIA DE CAMARGO ROSSATO
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução, de 21-5-2009
Aplicando, por mitigação, a pena de SUSPENSÃO, PELO
PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS, em face de SANDRA MARIA DE
CAMARGO ROSSATO, portadora da cédula de identidade RG nº
4.382.962, Supervisor de Ensino, SQC-II-QM, à época dos fatos
classificada na Diretoria de Ensino Região de Araraquara,
subordinada à Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), nos
termos do artigo 251, inciso II, c.c. os artigos 252 e 254, todos
da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei Complementar nº 942/03,
a qual deixa de surtir seus regulares efeitos, tendo em conta sua
prévia aposentadoria, procedendo-se o registro dos fatos apurados
nos seus assentamentos individuais, para resguardo de
futuros interesses da Administração, conforme preceitua o artigo
261, § 5º, da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei
Complementar nº 942/03.(Processo nº 0095/2600/2006 (04
Volumes) - Apenso nº 1214 /0000/2006 (08 Volumes).
(Intime-se Dr. Richard Cristiano da Silva, OAB/SP 258.284,
bem como Dr. José Osmir Bertazzoni, OAB/DF 25.967).

O QUE MOTIVOU ESTA DECISÃO DO SENHOR – PROCURADOR, CONSULTOR JURÍDICO DA ASSESSORIA JURIDICA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E OS DEZOITO DIRETORES PROCESSADOS NO PAD 001 A 004/2007, PELOS MESMOS MOTIVOS DE SÔNIA MARIA DA SILVA FERNANDES TERÃO O MESMO DESTINO DE SANDRA ROSSATO, A IMPUNIDADE?

CAROS LEITORES LEIAM OS TRÊS RESULTADOS, SALVO O MELHOR JUÍZO.

DECISÃO DOS DOIS PROCESSOS DE SÔNIA MARIA DA SILVA FERNANDES

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
Educação
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resoluções, de 14-1-2010
Aplicando, a pena de cassação de aposentadoria em face de SÔNIA
MARIA DA SILVA FERNANDES, portadora da cédula de identidade
RG 6.012.419, Diretor de Escola, na época dos fatos
classificada na EE “Professora Lea Freitas Monteiro”, localizada
no Município de Araraquara, jurisdicionada à Diretoria de Ensino
Região de Araraquara e subordinada à Coordenadoria de Ensino
do Interior (CEI), nos termos do disposto no artigo 251, inciso VI,
da Lei n° 10.261/68, por restarem comprovadas as irregularidades
apontadas na Portaria de Enquadramento acostada às fls.
438/442.(Processo nº 1391/0000/05 (03 Volumes).
(Int.: Dra. Ruth Bicudo, OAB/SP 47.622).
João Antonio da Silva disse…
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resoluções, de 3-2-2010
Aplicando
a pena de cassação de aposentadoria em face de SÔNIA
MARIA DA SILVA FERNANDES, portadora da cédula de identidade
RG 6.012.419, na época dos fatos Diretor de Escola
classificada na EE “Padre Francisco Salles Colturato”, extinta
pelo Decreto nº 49255 de 17/12/2004, localizada no Município
de Araraquara, jurisdicionada à Diretoria de Ensino Região de
Araraquara e subordinada à Coordenadoria de Ensino do Interior
(CEI), nos termos do disposto no artigo 251, inciso VI, da Lei n°
10.261/68, por restarem comprovadas as irregularidades apontadas
na Portaria de Enquadramento acostada às fls. 165/170,
e considerando, entretanto, a precedente cassação de aposentadoria
da servidora em tela, a partir de 15/01/2010, fica suspensa
a execução da pena, procedendo-se às anotações de estilo no
seu prontuário, para salvaguarda de eventuais interesses da
Administração.(Processo nº 1264/0000/05).
(Int.Dra. Ruth Bicudo, OAB/SP 47.622)
cremilda disse…
Lá no Nassif o comportamento da Corporação é o nosso velho conhecido.
Tão previsíveis.
Fases que passamos.
1- Ignoram
2- Tentam desqualificar
3- Ofendem, insultam e ameaçam
4- Respeitam, meio respeito e medo
mas, respeitam, pelo menos como adversários.
Agora estão na primeira fase...
E enquanto o seu lobo não vem, vou passeando naquela floreste e deixando meus textos por lá.
cremilda disse…
Meus textos, seus textos....
Enquanto o Nassif não vem me expulsar e a corporação se acha muito importante para me responder, não me perturbam, então vou colando os meus textos por lá...
Os meus e os seus que eu mais gostar...
Sei que lêem é óbvio que lêem mas não comentam, melhor assim, não me dão trabalho de ficar respondendo a eles.
Giulia disse…
É isso mesmo, Cremilda, eles se acham... Onde se viu doutores discutirem com duas "sem faculdade" como nós, rsrs?
Aprendiz disse…
Giulia

Escrito por alguém que se desiludiu com o sistema:

http://observatoriodepiratininga.blogspot.com/2010/02/o-processo-deseducacional.html

Ache bastante interessante:

Renato
cremilda disse…
BINGO !!!!
O Nassif me censurou !!!
Estou fora do portal dele....
Como eu imaginava.
Exatamente por ser previsível eu me apressei e postei 4 textos.
´Foi só o que pude....
Acho que aproveitei bem o pouco tempo que me deram....
Um jornalista...do primeiro escalão
Não dava para esperar muita coisa.
Assim a gente vai em frente....
A luta é desiguam mesmo...
Giulia disse…
Cremilda, não adianta mesmo! Vamos ver quanto tempo eu vou durar.
Vitor disse…
Formar cidadãos significa também ensinar a ser responsáveis e repreender quando fazem algo errado. Isso funciona para professor que não cumpre com suas obrigações, mas também para alunos que não respeitam professores e colegas, vandalizam a escola (como o famoso "pichador de Viamão - RS,que a Cremilda tanto defendeu)e cometem barbaridades.
Raquel Marques disse…
Cremilda

Qual a surpresa em pesquisar sobre meu email na internet e ver vários comentários em seu blog utilizando meu nome e meu email??????

Por favor, remova todos e me passe o IP. Não sou de Araraquara nem conheço nada de lá.

Tem alguém se fazendo passar por mim e com as piores intenções,pois é sempre alguém muito inflamado.

Tanto que assina como anônimo e coloca meu email do lado.