Quem tem medo da Progressão Continuada?

Segue excelente vídeo do amigo Mauro Alves da Silva, o maior conhecedor da legislação educacional brasileira. Tive o privilégio de - junto com o Mauro - ser expulsa do portal Luís Nassif, reduto do pior professorado brasileiro, rsrs...

Comentários

cremilda disse…
Giulia
Não dá para mandar nada para você via email.
Alguém deve ter interceptado e toda vez que lhe mando algo, vem uma resposta para lá de estranha e pedindo que eu abra anexos
VIRUS E DEVE SER DO BRAVO.
O caso Lucas está dependendo da diretora Matilde ligar para o Mauro e combinar.
A maior parte vai depender dela, e não adinta o Mauro ligar, ela que tem que ligar e ouvir o que ele tem a dizer....
Eu me encarrego de imprimir os convites, e protocolar no Pálacio do Governo na SEE e na Cogesp.
Esse pessoal tem que estar presente.
Hora dessa turma assumir e faze alguma coisa.
Giulia disse…
Cremilda, sei que estamos tendo fortes ataques pela internet, da mesma forma como você está recebendo ameaças de morte, rs... Alguém deve estar com muito medo da gente, mesmo. Me informa através do blog, então. Fico no aguardo. Abraço!
cremilda disse…
Então, eu não abro mais email seu também, que é fria....
Precisamos de você, a sugestão é para dia 22 as 10 da manhã.
O local e horário vou preservar.
Deixa esse dia e horário que sua presença vai ser muito importante.
Eu confirmo por telefone...
Vou dar uns toques no meu blog, acessa lá...
cremilda disse…
Giulia é segunda as 10 horas.
Vamos tentar chegar uma meia hora antes.
Está tudo marcado....
O Dirigente vai e está contando que com nossa ajuda vamos conseguir
Se depender da nossa boa vontade, ele pode contar sim, não é ???
A secretária do Benedito está bravinha que só ela.
Falou um monte de abobrinhas para mim,
Ela quer que esperemos o resultado da segunda averiguação preliminar, e a gente sabe no que essas averiguaçoes preliminares dao
Giulia disse…
Ué, mas não era pra ela marcar uma reunião ainda em setembro??? Independente do Lucas??? Bravinha tô eu! Vou querer saber direitinho o que melou o meio de campo.
cremilda disse…
Pois é está bravinha.
Na opinião dela as classes que começam o ano com 40 aluno e em dois meses tem 20 é culpa do aluno que desiste.
Que os menores na cracolândia deviam serem adotados por nós
Eu respondi que se pagaram o que o estado gasta com eles na Fundação Casa e na Peniténciária amanhã e com a violência e o tráfico, eu levo todos.
Com o que gastam com eles e eles nem veem eu os levo para casa.
Foi um pega que você nem imagina.
Ela terminou dizendo irÔnicamenta que vai montar uma ong também....
Vamos dividir o nosso salario com ela ????rs.rs.rs.
cremilda disse…
Então, segunda esperamos você
Hoje fui no Palácio do Governo e falei com uma apone.
Ela prometeu me ligar hoje, eu pedí entre outras coisas alguém do Palácio para a reunião do Lucas na segunda que vai ser lá na Escola.
O Samuel vai.
Giulia disse…
É a mesma figura que fica na antesala e sempre troca o horário da reunião? rsrs
Então se é na escola temos que sair às 6:00! Quando estive lá demorei 4 horas para chegar... Nem lembro mais o caminho. Te ligo à noite.
Anônimo disse…
Como pai responsável, eu tenho medo da progressão continuada. Se minha filha não conseguiu aprender os conteúdos e desenvolver as habilidades daquele ano, seria um crime ela seguir adiante, pois a defasagem nunca seria compensada e ela sofreria as consequencias futuras em sua formação. Retenção não é castigo. Se o aluno não está apto a prosseguir na série seguinte, ele deve permanecer mais um ano na série atual para TER CONDIÇÕES DE ACOMPANHAR A SÉRIE SEGUINTE, pois, caso contrário, será pior para ele. Mas é como eu disse: eu sou um pai responsável.
maria elvira disse…
Pai,
A progressão continuada é a melhor coisa que já foi proposta na escola pública. Repara uma injustiça enorme com o aluno que tem dificuldades para
aprender, aqueles que estudam sozinhos pois não tem apoio em casa ou que são portadores de alguma deficiência. Não se trata de promover o aluno sem ter aprendido. Trata-se, na verdade, de dar mais tempo aqueles que assim o necessitam. Muitos aluninhos levam um tempo maior para se apropriar da linguagem escrita, mas já estão efetuando operações matemáticas, já dominam informações sociais e etc. Não é justo que tenham que repetir um ano inteiro. Mesmo pq muitas vezes a criança encerra o ano letivo com dúvidas e logo nos primeiros meses do ano subsequente está sanando estas dúvidas. Eu apoio a organização das escola por ciclos. Trabalho assim aqui no Rio e já vejo bons resultados. Falta é disposição para fazer um trabalho diferenciado. A progressão exige aulas práticas, jogos, muita ludicidade, leitura constante e um processo bastante diferenciado de avaliação tb constante. Isso tudo exige formação e investimento além de muita paciência dos professores e dos pais tb. Se a sua filhinha não está pronta ainda para o próximo ano, tenha paciência com ela, ajude-a e não condene-a a repetição. Pode ser muito cruel.