Acabei de ler diversas matérias e editoriais sobre "Progressão continuada x Aprovação automática". Todas comprovam a "incompetência continuada" da mídia brasileira a respeito do assunto.
Em respeito aos seguidores deste blog, que aumentam a cada dia e merecem ser informados sobre assuntos que podem fazer a diferença na educação brasileira, sugiro a leitura do post anterior:
São Paulo de secretário novo
Em respeito aos seguidores deste blog, que aumentam a cada dia e merecem ser informados sobre assuntos que podem fazer a diferença na educação brasileira, sugiro a leitura do post anterior:
São Paulo de secretário novo
Assista também ao vídeo do Mauro Alves da Silva "Curso rápido para candidatos ignorantes":
Finalmente, leia o artigo do sociólogo Mateus Prado com o título
Até que enfim, um sociólogo fazendo comentários inteligentes sobre o assunto!
Comentários
O professor do ciclo seguinte não é avaliado pelo próximo pq temos
uma incompetência continuada . Não dos alunos , mas de um sistema que não proporciona nehum tipo de reforço e ajuda para o estudante com dificuldade.
A progressão continuada se vale através de trabalhinhos e provinhas para fazer em casa . Isto é um absurdo! Na verdade não há como criticar a progressão continuada , pois isto que está ai não é NADA.
A progressão continuada é sim uma fórmula para evitar a evasão da escola pública , porém ela deve ser aplicada para valer . Com toda uma estrutura psicológica e pedagógica para que o aluno tenha chance de sanar suas deficiências e progrida nos estudos.
Eu fui professor do estado e já falei várias vezes no meio de uma discussão de HTPC que a progressão é um mal , eu e quase todos os professores que conheço .
Porém aqui cabe uma ressalva , a crítica era com relação ao formato da implantação da mesma e não contra a idéia em si. A maioria dos professores concorda que com investimento e material humano ( formandos dando reforço por exemplo . O que é comum em vários países!)a progressão continuada é uma das saídas para melhorar o ensino público!
Agora o que desanima é chegar para um aluno que faltou 130 dias letivos e dizer que se ele fizer os trabalhinhos que nós professores vamos pedir ele será aprovado! Tudo bem , cabe aqui discutir o porque do aluno ter faltado , acho que a escola e os maus professores tem culpa nisso , porém como fica o aluno aplicado que percebe que o outro passa sem frequentar a escola ? Eles ( crianças e adolescentes) estão em formação e não enxergam a longo prazo , por isso se revoltam com tais atitudes e também se desistimulam a estudar .
A culpa não é só dos professores , h´muita coisa nesse angú .
Polarizar a discussão para professores maus e alunos vítimas não leva a lugar nenhum.É a mesma coisa que dicutir sobre o professor coitadinnho e o aluno capetinha. Acordem ,educação é mais que isso ! O problema passa por outras estradas também, e vocês aqui do blog não enxergaram isso ainda.
De toda forma parabéns pela iniciativa.