A escola tabu nº 24 - BuRRocracia em todo o Brasil


O profundo descaso dedicado ao aluno da rede pública é comum em todo o Brasil. Afinal, como disse uma professora a uma aluna na minha frente: "Quem mandou teu pai matricular você numa escola pública? Todos os meus netinhos estudam em escola particular".

Segue o apelo de mães "anônimas" de Minas Gerais, relatando a via crucis que estão enfrentando para manter seus filhos na escola onde estão matriculados. Você, que tem seu filho estudando na rede particular, pode não entender o motivo de elas escreverem de forma anônima. Mas esse motivo é sério: elas podem vir a ser processadas por "injúria e difamação", além de seus filhos sofrerem perseguições na escola. Não acredita? Então leia o post que iremos publicar ainda hoje sobre o Manuel Tertuliano, de São Paulo, que já recebeu inúmeras ameaças de processo por parte de "servidores públicos".

É triste saber de fatos que causam grandes transtornos às nossas crianças. Na cidade de Rio Casca, MG, não é diferente. Pais matricularam seus filhos na escola Estadual Imaculada Conceição e após as crianças frequentarem aulas nos dias 2,3 e 4 de fevereiro de 2011, a Superintendência Regional de Ensino impediu que os alunos frequentassem a escola. Várias mães levaram os filhos até o Forum da cidade e protocolaram uma denúncia junto ao Promotor de Justiça da Comarca. Até a presente data nenhum culpado pelos transtornos foi identificado pelo oferecimento irregular de matrícula. As crianças tiveram o psicológico abalado, choram constantemente. Será que a Justiça irá tomar alguma providência contra o caso? Algumas mães foram presionadas a levarem suas crianças para a rede municipal e muitas mães estão tristes, em virtude de seus filhos chorarem. A Superintendência regional de ensino de Ponte Nova/MG tomou essa decisão sem respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente. Pedimos a ajuda de todos para divulgarem esta informação, pois só assim alguém poderá fazer algo pelas 60 crianças que foram prejudicadas. Infelizmente,tememos por represálias e não podemos nos identificar. Abraços e que Deus levante pessoas para nos ajudar.

Ass. Todas as mães

Leia também o post anterior sobre BuRRocracia

Comentários

Glória disse…
Giulia, agora, aqui em Minas, tem um disque-denúncia para denunciar alunos, estilo aquele para criminosos, preservando o anonimato do denunciante e garantia de providências. Tristíssimo e muito perigoso para nossas crianças e jovens.
Giulia disse…
Pois é, parece que o ECA veio para revoltar os marmanjos mal resolvidos, contra as crianças e adolescentes. É o fim do mundo essa inversão de valores!