
Lembram daquele "famoso" Termo de Compromisso que os pais de alunos são obrigados a assinar em muita escolas da rede estadual de São Paulo, comprometendo-se a zelar pelo bom rendimento escolar e pela disciplina dos filhos, caso contrário perderão a vaga? Leia nosso primeiro post sobre o assunto, datado de 28/08/2006, clicando aqui.
Esse "documento" circula na rede desde a década de 90 e continua sendo usado, como por exemplo na EE Pequeno Cotolengo de Dom Orione, que pertence à DE Carapicuíba. Ele foi "atualizado" e hoje até ameaça encaminhar para o Conselho Tutelar o aluno... defasado nos estudos. Como sempre, os pais são responsabilizado pelo fracasso da escola! Rir para não chorar!!!
Realmente, a escola estadual tem se tornado cada vez mais excludente, principalmente após a distribuição da cartilha Normas Gerais de Conduta Escolar, a "Cartilha dos Corvos", que valida práticas ilegais e inconstitucionais como a suspensão e a transferência compulsória de alunos. Esse documento, que muitos diretores de escola divulgam como se fosse uma lei, "permite" a substituição de qualquer procedimento pedagógico por atos ilegais e autoritários, desde chamar a polícia na escola para prender aluno menor de idade até obrigar os pais a assinar um termo de compromisso sobre o rendimento escolar dos filhos. Escola falida!
Levamos hoje essa discussão para o Comitê Educação da Comissão de Defesa da Cidadania da OAB-SP, pedindo uma avaliação da cartilha e desses pontos críticos. Pretendemos depois levar a mesma discussão para o Secretário Estadual da Educação, Hermann Voorwald, a fim de que a cartilha seja corrigida dentro da lei.
Contamos com a ajuda dos advogados da Comissão de Defesa da Cidadania para fazer uma boa avaliação da cartilha até à próxima reunião do Comitê Educação, dia 11 de maio.
Comentários
nunca entendemos a onde vocês querem chegar com estes comentários
a constituição diz que o dever de educar ´e da familia do estado e da sociedade
tentar inocentar os pais é proselitismo de quem almeja algum cargo público (na camara, assembleia,etc)
os pais são responsáveis sim a legislação é clara
QUAL É O PAPEL DA FAMÍLIA?
ENTREGAR TODA RESPONSABILIDADE DA EDUCAÇÃO PARA O ESTADO ?
É PENSAR DESTA FORMA QUE AS CRACOLÂNDIAS VÃO SE FORMANDO POR ESTE PAIS A FORA
POXA MONTA UMA ONG PRA TENTAR ACABAR COM OS MENORES ABANDONADOS, OS IDOSOS, O S MENDIGOS, AS CRACOLANDIAS, O CAOS NA SAÚDE , ETC..
TALVEZ OS ARGUMENTOS SERÃO MASI RICOS NÉ?
Bem a pessoa já se esconde através de anonimato, não mereceria resposta mesmo, mas considero que são uma "legião" então anônimo serve.
Os pais pagam os mais altos impostos do mundo e recebem uma escola pública corrupta violenta e incapaz.
Os pais mandam seus filhos para a escola. Nâo podem acompanhar seus filhos na escola como querem os maus professores. Do portão para dentro é responsabilidade do professor e nem isso fazem, qualquer coisa chamam a policia.
Os pais se interessam sim pela vida escolar de seus filhos. Serão seus filhos para toda vida.
Não temos ex-filhos e nem colocamos os nossos filhos difíceis para fora de casa.
Vocês se não vão com a cara de um aluno e perde a paz. Não fica bem em nenhum lugar da escola.
mas os filhos nao podem escolher os pais!
Os pais nao somos donos dos filhos e SIM responsavéis por eles!
Somos donos de coisas,objetos que compramos e pagamos.
A onde comeca a democrâcia?
O que é direitos humanos?
-A escola é uma continuacaoda socializacao,junto com oambiente
onde a crianca vive e cresce.
-Nao deve-se esquecer que os primeiros professores que a crianca tem sao os psis!
Ela aceita que você defenda velhos crianças abandonadas, qualquer coisa, menos alunos. rs.rs
" Os pais se interessam sim pela vida escolar de seus filhos. Serão seus filhos para toda vida." Somos adultas o bastante para saber que não é bem assim. Esta é uma boa discussão para o país inteiro. É claro que a escola não está conseguindo cumprir suas metas, algumas nem metas têm. Mas há muito a família vem fracassando no seu papel mínimo de pelo menos cuidar da integridade física de nossa crianças. Desonerar a família não é a solução, nem mesmo um caminho e só faz piorar a situação. O ideal seria em vez de trocar farpas, famílias e escola se unirem para propor soluções.
As crianças agradecem.
Mas pode ficar certa de que eu acredito na luta deste blog.