A escola tabu nº 35 - A escola contra o aluno


ATENÇÃO: ESTE POST FOI ESCRITO EM OUTUBRO DO ANO PASSADO E HAVIA SIDO TIRADO DO AR A PEDIDO DO ALUNO AO QUAL SE REFERE, AUTOR DE UM TEXTO QUE LHE RENDEU SÉRIA PERSEGUIÇÃO NA ESCOLA, ORQUESTRADA DE FORMA MAQUIAVÉLICA: PROFESSORES INSTIGARAM COLEGAS DO ALUNO CONTRA ELE, CONTANDO O ANTIGO CONTO DA CAROCHINHA DE QUE CRÍTICAS E DENÚNCIAS CONTRA A ESCOLA PODEM PROVOCAR SEU FECHAMENTO. O ALUNO CHEGOU ATÉ A SER AMEAÇADO DE MORTE POR COLEGAS, POR ISSO DELETAMOS OS DOIS POSTS, O DELE E ESTE. NO FINAL DO ANO O ALUNO COMPLETOU 18 ANOS,  SE FORMOU E ESTÁ FINALMENTE FORA DA ESCOLA, POR ISSO VOLTAMOS A PUBLICAR OS DOIS TEXTOS.

Como sempre dizemos, na rede pública de ensino o aluno não tem voz, ou melhor, ele prefere relevar os abusos de que é vítima, por medo da FATAL perseguição. A perseguição é a maior PROVA do autoritarismo da escola brasileira, e nisso podemos incluir também a rede particular.

A Cremilda costuma dizer que "ai" do pai ou aluno que se atreve a fazer uma denúncia sobre a escola e cujo nome é descoberto. Como fica então o aluno que faz sua denúncia abertamente e de cabeça erguida? Alguém tem dúvidas sobre o que vá acontecer com ele?...

Pois é! Hoje tivemos que deletar o primeiro post da série "A voz do aluno", pois recebemos tantos comentários cheios de desaforos e palavras chulas que deu vontade de chorar. O aluno que teve a coragem de apontar as falhas da sua escola está sendo absurdamente criticado tanto pelos professores, quanto pelos colegas. O que mais dói, claro, é a posição dos colegas, que deveriam ser solidários, pois eles sabem - ou deveriam saber - o quanto estão sendo prejudicados por uma escola ruim. SIM, ESCOLA RUIM! A nota do IDESP 2009 para o 3º ano do Ensino Médio dessa escola, que o aluno teve a coragem de criticar, foi 1,58 sobre 10!

Leiam agora um dos comentários ANÔNIMOS que recebemos, cuja publicação na íntegra não permitimos, por ser impublicável, mas, tirando os palavrões, já dá para perceber o nível da escola e a lavagem cerebral que a classe "docente" está fazendo nos alunos para calar a boca daquele que se atreveu a tecer críticas:

"eu quero dizer a esse troxa ai que comentou que ele é um otario do ....... ele naum tem coragem de se assumir frente a frente com pessoas civilizadas para falar o que te encomoda na escola pois ele msm sabe que naum passa de uma frescura no ...... que le tem pura mentira desse mongo naum ta satisfeito tem muitas outras escola ai que deve ser melhor seu otario pois essa é a melhor escola que ja estudei e naum é só eu que acho, seu vacilão do ....... acho melhor vc toma cuidado com o que fala sem ter certeza seu ........ do ........ vai toma no .... seu otario"

Esclarecemos que não mudamos "uma vírgula" (aliás, não havia mesmo vírgulas...) no comentário, só omitimos os palavrões. Os professores dessa escola deveriam ter vergonha de fazer a cabeça dos alunos contra aquele que teve a coragem de se colocar. Tem mais: esses professores precisam ser urgentemente reciclados, ou então demitidos. Precisamos explicar por quê?

É interessante que a primeira denúncia do aluno não foi sobre a qualidade da escola, foi sobre o abuso moral que ele sofreu por parte da vice-diretora, que o tratou usando palavrões do mesmo nível daqueles que deletamos do comentário acima. Essa, portanto, não é apenas uma escola ruim: é uma escola perversa, que trata seus alunos como MERDA, uma das palavras usadas pela vice-diretora no trato com o aluno.

Este caso mostra que o autoritarismo, na rede pública de ensino, chegou a um ponto insuportável. Por isso, estamos novamente de luto e vamos pedir à COGSP intervenção nessa escola.

Comentários

Anônimo disse…
está vendo giulia, como funciona? estou com pena desse menino, ele esta "marcado" como gado na rede. é assim que ocorre com diretores tambem, pior ficou porque não temos maos o benedito, santo benedito. ajuda esse garoto giulia.
Giulia disse…
Este garoto já está "salvo". Para isso, tivemos que tirar o post do ar durante quatro meses, até a poeira baixar e o aluno sair da escola. Simples assim! rsrs (rindo para não chorar...)