Pular para o conteúdo principal

A escola tabu nº 52 - Mais crimes na EE Afiz Gebara!



Se você tiver lido com atenção o post Apuração vai acabar em pizza?, vai entender muito bem a imagem ao lado: uma raposa tomando conta do galinheiro...

Quando recebemos as primeiras denúncias a respeito da EE Afiz Gebara, já suspeitávamos que a apuração dos fatos não seria feita de forma a revelar as irregularidades e a proteger os denunciantes. A situação se agravou quando a comunidade nos informou que a maioria das testemunhas chamadas a depor estavam sem coragem de confirmar as denúncias; aliás, quem havia presenciado as ocorrências mais graves não fora sequer convocado para depor... Por que será?...

Durante nossa reunião do mês passado, no gabinete do Prof. José Benedito, ele se comprometeu a cobrar seriedade na apuração e soubemos da comunidade que diversas novas testemunhas foram chamadas a depor. Como sempre, pudemos contar com o apoio desse verdadeiro educador, cujo sentimento de Justiça não lhe impede de contrariar os interesses de certos profissionais sem escrúpulos. Assim, as informações que recebemos  sobre o desenvolvimento das investigações apontam para a confirmação das denúncias, PORÉM algo muito grave está ocorrendo na comunidade: aparentemente, a direção da escola está se vingando das testemunhas, o que é muito estranho!!!

COMO É QUE ESSES NOVOS DEPOIMENTOS VAZARAM, A PONTO DE PROVOCAREM PERSEGUIÇÕES E REPRESÁLIAS, ANTES DO TÉRMINO DA APURAÇÃO???

Copiamos abaixo trechos das últimas mensagens recebidas pela comunidade, que relatam o seguinte: NOVOS CRIMES estão sendo cometidos, por pura vingança! 

"Na semana passada, 'fulano' foi depor na DE Sul 2, depois  foi na escola e fez ameaças ao funcionário 'sicrano'. Ontem, no  meio de funcionários e de até pais de alunos, 'fulana' surtou com o mesmo, fez um escandalo! Chamou ele de covarde, canalha e mais... na frente de todos, muito desagradavel, ele foi parar no hospital! E não parou por aí! Na semana retrasada, o carro do mesmo 'sicrano' foi arrombado no estacionamento da escola, roubaram o documento do carro e o extintor, detalhe, isso nunca aconteceu! 'Sicrano' foi firme no depoimento, disse coisas importante e sérias, MAS INFELIZMENTE NÃO SE SABE COMO, 'FULANO' E 'FULANA' FICARAM SABENDO! Estão fazendo um inferno da vida dele! Ele escreveu uma carta para a dirigente dizendo todos os fatos, mas aparentemente essa mensagem não chegou às mãos dela. Porque pela situação que está, parece que vai dar em morte! 'Fulana' e 'Fulano' estão mexendo com a vida de cada um que teve coragem de depor contra eles."

Encaminhamos ontem essas novas mensagens, COM TODOS OS NOMES das pessoas mencionadas, ao Prof. José Benedito, ao Secretário Adjunto João Palma e ao Chefe de Gabinete Fernando Padula, pedindo que solicitem à dirigente da DE Sul 2, Maria Ligia, entrar em contato imediato com a escola e FAZER A DIREÇÃO PARAR COM ESSES NOVOS CRIMES. Alguns depoentes, aliás, estão amedrontados demais, a ponto de temerem pela própria vida!

Esperamos que o Prof. José Benedito, apesar de estar voltando esta semana de uma cirurgia, continue dando à comunidade escolar o mesmo exemplo de compromisso e nobreza que costuma pautar seus atos, supervisionando de perto essa situação e zelando pela integridade de pessoas corajosas que se recusam a conviver com a corrupção e por isso mesmo estão pagando duras penas.

Comentários

cremilda disse…
Segunda estarei esperando você confirmar, estou adiando tudo que marquei para esse dia.
Por favor não esqueça de ver isso, ainda hoje.
São mais duas escolas da Sul 2, a gente aproveita e resolve os 3 casos, se Deus quiser e o José Benedito ajudar.
Giulia disse…
Não consigo obter retorno... Vou tentar falar na segunda cedo, se estiver ok vamos à tarde.
simone b disse…
Giulia, estava pesquisando o que posso fazer caso a conversa que terei com a diretora da escola não de em nada... Já prevejo isso. E encontrei o blog. Adorei!
Tentando resumir meu caso:
Sexta passada, dia 11 foi comemoração do dia das mães na escola, filha de 7 anos ansiosa e nervosa com a apresentação. Logo durante a 1ª de karate vi minha filha ser chamada atenção 2x pela diretora, que já ñ vai com a minha cara pq reclamo msm quando as coisas ñ funcionam e são desorganizadas. A criança ñ fazia nada q os outros ñ faziam tbm. Cochichava com os colegas. Enquanto outros corriam. Até aí suportei, minha filha é inquieta msm, + nada q atrapalhasse a apresentação. Tanto q outras mães nem entenderam quando minha filha apareceu chorando depois de dizer q fugiu da sala pq ñ queriam deixa-la ir até a mim! Ela contou q assim q saiu da apresentação a diretora puxou ela pelo braço, segurou no seu queixo e disse q ela atrapalhou a presentação! Ela envergonhada começou a chorar e falou que iria até a mim, o q a diretora respondeu q ñ, q ela iria p sala com os outros e ela iria obedecer. Enfim, depois tive q acalmar minha filha, tinha + apresentações p acontecer e ela depois iria se arrepender de ter perdido. Deixei ela tranquila, ela estava com medo d voltar a sala e brigarem pq ela fugiu, q ñ se importasse com a atitude da diretora q depois eu falaria com ela p saber o q aconteceu.
+ eu sei o q aconteceu. E vou marcar um horário com ela amanhã p resolvermos isso! Pois da outra x q discordamos de algo, ela falou simplesmente q se as mães ñ estavam satisfeitas q tirassem seus filhos da escola. Como se alguém fosse fazer isso no meio do ano!!!
Por essa frase se tem ideia da profissional q ela é! E foi o q eu disse!!! afff ñ me seguro msm!
Pergunta: Se ela continuar a perseguir minha filha, o q posso realmente fazer???????
Ñ sou uma mãe doida q ñ sabe quando o filho esta errado, tanto quando outro dia ela chegou perto de mim pq a tia chamou sua atenção pq tava correndo eu concordei plenamente! Ela estava msm correndo em lugar e horário proibido. Quero dizer: Ñ sou uma mãe sem noção ou permissiva. Please!!!! rsrsr Fiz um texto! Simone
Giulia disse…
Simone, é sempre melhor você passar suas preocupações por e-mail, o endereço é educaforum@hotmail.com

Perseguição é um dos maiores problemas, pois fica difícil de comprovar, os diretores sempre alegam que é invenção dos pais e das crianças. Se você pretende que sua filha continue nessa escola, precisa ser mais diplomática, mas parece que a escola é bem ruinzinha. Quer mesmo que sua filha fique lá?... Vá pensando numa escola melhor para o ano que vem. É escola pública ou particular? Em que cidade? Responda por e-mail, ok? Por favor. Um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

A expulsão é legal?

Recebemos a seguinte mensagem de Manaus e a respondemos no comentário. Dê também sua opinião!
Sou ex-Conselheiro Tutelar e hoje trabalho como consultor de projetos sociais na Prefeitura. No entanto, estou sempre envolvido com o problema de atitudes arbitrárias em escolas públicas onde alunos são expulsos ou suspensos sem qualquer critério legal. Por este motivo gostaria de estar recebendo informações mais detalhadas sobre a legalidade desse procedimento adotado pelas escolas. Até que ponto a escola teria poderes para expulsar alunos, ou trata-se de um ato totalmente ilegal? Favor encaminhar informações jurídicas sobre o caso.

Respeito ao aluno, 3ª Parte. A expulsão da escola

Este é certamente o problema mais grave da escola brasileira: a expulsão de alunos. Além de não ser inclusiva, ela é inóspita para os alunos já matriculados e, na primeira oportunidade, eles são "convidados" a sair da escola, ou então, sumariamente expulsos. E aqui sempre fazemos o mesmo apelo aos pais: não permita que seu filho seja expulso, procure entender o que está por trás dessa atitude da escola! Tenha a coragem de enfrentar essa questão de cabeça erguida, não seja mais uma vítima de um sistema de exclusão.
Já falamos aqui exaustivamente sobre a expulsão na rede pública de ensino, que se dá de várias formas: "oficialmente", através do Conselho de Escola,  através de manobras dos diretores de escola, ou de forma "branca".

A expulsão na rede particular é tão ou até mais frequente do que na pública, e isso também já demostramos aqui diversas vezes. Mas na rede particular ela costuma ser melhor disfarçada, através de um "convite" para buscar …

Escola pública ou particular. Qual a sua opção?...

De vez em quando a gente atende uns pais de alunos bem descontrolados, difícil manter a linha. Faço questão de reproduzir aqui toda a troca de mensagens com um cidadão que quase me tirou do sério... rs
Dia 4 de setembro "Por um acaso deparei com seu site. Gostaria de que me informassem se é LÍCITO aluno de escola pública ser agraciado; com merenda substanciosa ; material escolar, transporte, uniforme e até tablets, pelos quais pouco se exige de cuidados e/ou devolução; pelos PODERES PÚBLICOS, enquanto que alunos de escolas particulares, cujo custo é elevado e que foi assumidos pelos pais como opção, para que tenham uma escola  de melhor qualidade; não é fornecida merenda, material, livros, transporte,nem tablets em pé de IGUALDADE? Será que os cursos das escolas particulares são regidos por diretrizes, normas, conteúdos, ou programas de entidades estranhas ao Ministério da Educação do Governo Federal? Será que as crianças das escolas particulares não são Cidadãos Brasileiros? Será…