O sistema educacional e o uniforme escolar

Ao receber a milésimaquatrocentésimaoitentésimanona mensagem informando que alunos foram impedidos de entrar na sala de aula por falta de uniforme, desabafei:

A pobreza do nosso sistema educacional coloca o uniforme no topo das prioridades! Por isso os colégios impedem a entrada dos alunos sem uniforme na sala de aula. É um sistema educacional BURRO e INCOMPETENTE, que valoriza mais o vestuário do que o conhecimento e o aprendizado. Um sistema educacional que quer UNIFORMIZAR todos os alunos, para que fiquem tão BURROS e INCOMPETENTES quanto ele próprio.

Pronto, falei!

Comentários

Giulia disse…
Salve, Dario Burro! Obrigada pela concordância, rsrs.
Giulia disse…
Explicando melhor minha posição, já que alguns comentários no Facebook demonstram que não fui suficientemente clara:
A questão colocada não é a utilidade do uniforme, mas o hábito de se BARRAR a entrada do aluno sem uniforme na escola! Principalmente na rede publica, onde as mães se matam para lavar e secar diariamente a única camiseta, se e quando a recebem... Entendeu o sentido da mensagem? Eu estou na luta pela educação pública há uns 25 anos e, desde então, o assunto mais IMPORTANTE nas reuniões de Pais & Mestres e Conselho de Escola é o uniforme! Nada mudou!!! Mais cômodo para a direção da escola, que não precisa prestar contas de nada para os pais e mais fácil para os pais, que não se sentem inferiorizados, pois, afinal, discutir e escolher cor de short e camiseta qualquer um pode! Assim a reunião vira uma discussão interminável sobre vestuário, a escola mantém seu domínio sobre sua "clientela" e se reserva o direito de impedir a entrada do aluno na sala de aula por falta de uniforme, contrariando a própria Constituição. Pergunto: isto é uma democracia?...