A voz dos pais nº 9 - Mais um constrangimento ilegal!



Muitas vezes recebemos mensagens de pais dizendo que os filhos foram "punidos" por alguma travessura ficando sem merenda na escola. A que chegou hoje trata de uma questão mais grave e mostra não apenas a perversidade da merendeira, mas a total falta de rumo da escola. Segue a mensagem:

Meu filho de 8 anos estuda numa EMEB. O mesmo estuda meio período das 12:40 as 17:40 horas, para facilitar acompanhamento médico por razões de alergia. Digo para explicar os fatos a seguir. Muitas vezes ele prefere comer a merenda da escola ao invés de fazer a refeição em casa. Com certeza deve ser bem melhor a comida de lá  do que a que temos. No dia 14 de fevereiro de 2014 a merendeira da escola o ridicularizou dizendo: - Você tem a manhã inteira, por que não come em sua casa? Não tem comida em sua casa?  Você não tem DIREITO de comer na escola pois estuda apenas meio período. 

Tudo isso foi falado na frente de seus amiguinhos de escola. Como se não bastasse tudo o que disse, a senhora merendeira fez ainda mais. Negou a comida, fez com que ele guardasse o prato e o deixou  com fome até a hora do lanchinho da tarde . Quando cheguei no portão para busca-lo ele me contou chorando o que havia acontecido. Até no dia seguinte  ainda estava envergonhado e repetia o tempo todo: Eu não tenho o DIREITO de comer na escola? Friso bem esta palavra: DIREITO. Sabe por que? Porque não existe o Estatuto  da criança e do adolescente? DIREITO A MORADIA, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO, PROTEÇÃO, ETC?. Irônico não acha?

Entenda. Não estou mendigando a comida em si. Estou reclamando o modo como foi dito,  o momento que foi dito e o fato de a senhora funcionária do meu filho te-lo deixado com fome,  ao invés de resolver suas questões de modo mais profissional, no momento oportuno, junto aos responsáveis . Que aliás, no caso aqui,  a mãe. Que reclamo, defendo e respondo pelo  meu filho.  Não com a criança naquele momento! Hora, se eu tenho que responder por negligência se não leva-lo à escola, por que a escola toma esse tipo de medida sem me comunicar?   O que me deixa revoltada, é que um sistema contraditório cria leis que mais parecem “venenos.” E não criam os “antídotos”. Ou seja, em outras palavras, os pais recebem ameaças de serem punidos se não cumprirem com a obrigação de  enviarem seus filhos á escola, esse é o nosso dever (concordo). Porém, nós pais não temos o direito de saber o  que acontece dentro dela. Somos barrados e impedidos. Muitas vezes, somos tratados como ignorantes, sem cultura, e o que nos é dito em reuniões de pais é apenas o básico.  Muitas vezes nossos filhos sofrem as dores de saírem do resguardo de suas famílias e ficarem a mercê de maus funcionários.   Nenhum tipo de sistema vai até minha casa saber o que tenho pra dar ao meu filho. Mas se titula cuidador, protetor, defensor. Quando na verdade tudo não passa de DEMAGOGIA DE UM SISTEMA CONTRADITÓRIO.

Essa mãe está de parabéns! Ela conhece os direitos básicos de seu filho - CRIANÇA É PRIORIDADE! - e tem uma capacidade de argumentação muito superior à média. Mesmo assim, seu conhecimento da legislação ainda é pequeno e ela não percebeu o maior crime que essa escola cometeu: CONSTRANGIMENTO ILEGAL. Leia nossa resposta e aproveite para questionar a escola dos seus filhos, caso ocorra algo parecido com eles:


Você está coberta de razão, seu filho tem todos os direitos! Além disso, a escola comete uma grave infração: CONSTRANGIMENTO ILEGAL, conforme  Art. 232 do ECA: - É crime "submeter criança ou adolescente sob sua autoridade a vexame ou constrangimento" (Detenção de seis meses a dois anos). 
Mostre nossa mensagem à direção da escola e, caso esse tratamento discriminatório continue, vá diretamente ao Ministério Público, pois DISCRIMINAÇÃO TAMBÉM É CRIME. Essa escola está sem leme. Muito boa sorte e conte conosco sempre que precisar!

Comentários

Marcia disse…
Parabéns a essa mãe e a você Giulia, que faz o que ninguém faz:Esclarece e orienta as populações massacradas por esse sistema de crueldade e covardia. Essa merendeira e os irresponsáveis que a contrataram deveriam passar uns meses na cadeia esperando o lanchinho da prisão.