SME: TRANSPARÊNCIA ZERO

Há anos batemos na tecla da importância da educação infantil PARA TODAS AS CRIANÇAS. Aqui em São Paulo o déficit de vagas deve superar 130 mil, mas, quem confia em números, em um país que não investe em estatísticas? É possível que haja muito mais crianças fora da educação infantil, em São Paulo.


Já cansamos de repetir que as crianças que entram no ensino fundamental sem base anterior costumam estar em desvantagem, inclusive porque a maioria dos professores não são alfabetizadores competentes e seu trabalho não se baseia em estimular a curiosidade natural da criança, mas na ineficiente cópia/decoreba, instrumento consagrado pelos governos que pretendem manter seus povos no analfabetismo. O Brasil é um dos campeões mundiais de analfabetismo funcional, o que confirma esta teoria.

Uma educação infantil de qualidade é portanto um grande diferencial na vida escolar de toda criança. Como ficam então os milhares de crianças que nem mesmo têm acesso a essa modalidade, sendo que os pais são obrigados a “matriculá-las”? – mais um contrassenso tupiniquim...

Desde o início do ano estamos tentando obter da SME informações claras sobre a matrícula de alunos nas creches e EMEIs da prefeitura de São Paulo, estivemos inclusive pessoalmente na Secretaria, mas as explicações não convencem. O caso da menina Sarah foi resolvido, ela já está matriculada, mas parece que tudo ocorre como “passe de mágica”. Depois disso, enviamos à SME uma troca de e-mails com outro pai, que inclusive comprovou a flutuação inexplicável da posição de sua filha no ranking das inscrições, da seguinte forma:

No dia 4 de fevereiro a criança estava na 12ª posição.
No dia 6 de março sua posição era a 57ª, ou seja, 45 crianças haviam entrado na sua frente!
No dia 01 de abril ela estava na 2ª posição.
Foram dadas explicações nebulosas para justificar essa flutuação, que não convenceram em absoluto, e - o que é pior – mesmo estando em segundo lugar no ranking das inscrições, essa criança continua fora da escola... Ainda por cima, a pessoa com quem estávamos em contato na SME entrou de férias e ninguém está nos respondendo no lugar dela. Nosso pedido de reunião com o Secretário Cesar Callegari não foi aceito nem negado, simplesmente ignorado... Como interpretar toda esta situação? Crianças seriam apenas números???

Comentários