O mito da excelência da escola particular




Estão perguntando qual é o critério para selecionarmos os textos que marcaram o setênio. Bem, diariamente recebemos denúncias e reclamações de todos os cantos do país, a maioria de pais e alunos da rede pública, mas muitas também da escola particular. Esta semana choveram mensagens de alunos da rede privada, que mostram a mediocridade da maioria das escolas particulares em todo o Brasil. Vejam esta, por exemplo, bem curtinha e clara: Onde estudo os professores tem mania de apagar a matéria que passou e se o aluno não copiou rapidamente como castigo deixam depois da hora. Igualzinho à rede pública, inclusive com castigo antipedagógico...

Há anos denunciamos que a maior diferença entre a escola pública e a particular não é a qualidade do ensino. Apenas um ou dois por cento das escolas particulares se destacam pela qualidade, e muitas vezes ainda pecam por serem elitistas ou autoritárias. Enfim, nada que faça alguma diferença na educação das jovens gerações, como aliás atestam pesquisas recentes sobre analfabetismo funcional no Brasil.

Se há uma vantagem na escola privada em relação à pública é a relativa segurança de saber que seu filho está tendo aula todos os dias... Pois é, na escola pública existe a "instituição" da aula vaga, enquanto na rede particular o professor é obrigado a ser assíduo, sob pena de ser demitido. A aula vaga não vai acabar, enquanto os governos estiverem interessados em aprofundar o apartheid educacional. Vem daí a complacência com as ausências docentes, aliás permitidas pela legislação. Executivo, legislativo e judiciário não se incomodam com nada que ocorra na rede pública de ensino, já que os filhos das "otoridades" estudam na... escola privada!

Como sempre defendemos, a melhor opção para a educação brasileira é certamente a escola pública. Essa também é a opinião do educador português António da Nóvoa neste excelente artigo, já mostrando as dificuldades e as soluções possíveis. O caminho ainda vai ser longo...

Para desconstruir o mito da excelência da escola particular, relembramos aqui o texto Educação brasileira: a saída é a miscigenação.

Comentários