A volta do "Homem do Saco"! E a gente preocupada com qualidade...




No último post falamos sobre a precariedade do Ensino Infantil no país. No entanto, sempre que abordamos a questão da qualidade, as notícias do dia a dia desmentem as prioridades na educação do país.

Para variar, as informações que recebemos dos pais e alunos, inclusive as divulgadas pela mídia, mostram que a qualidade do ensino ainda é o menor dos problemas do país - e não exclusivamente na Educação Infantil!

O caso que ocorreu em Restinga-SP no mês passado, e que foi divulgado em todo o Brasil, só veio a público porque a escola possui câmeras de vídeos nas salas - e essas não mentem!

Leia a reportagem, assista aos vídeos e veja as fotos chocantes! Estamos acompanhando o caso para ver como tudo vai terminar.

Professora usava saco de lixo para punir bagunceiros: 'Põe no saco e amarra', diz aluno de 3 anos.

Dizer que as câmeras não mentem é uma forma de mostrar que, não fossem as câmeras, seria a palavra de crianças pequenas - quase bebês! - contra a de adultos que, além de cometerem graves crimes contra pessoas indefesas, não assumem seus atos.

Reparem no depoimento da estagiária, que participou dos "castigos" para não contrariar a professora, já que foi orientada a agir da mesma forma. Sim, ela só tem 17 anos, mas tem pai e mãe, e comentou em casa o que se passava na escola! O que acontece com os adultos deste país?...

Mas o maior absurdo foi as mães que denunciaram o caso serem acusadas, por outras mães, de quererem "ganhar alguma coisa com isso". Ainda vivemos na terra do capitão do mato, aquela figura da escravidão que perseguia seus pares para agradar à casa grande!

O mais chocante é que essas mães, em lugar de se preocuparem com seus próprios filhos, possíveis e prováveis vítimas dos mesmos abusos, se colocaram em defesa das professoras e da escola, essa instituição intocável cujas mazelas só podem ser comprovadas através de câmeras de vídeo!

O que dizer, então, da psicóloga entrevistada? Ela demonstra não ter entendido nada do que estava acontecendo naquela escola. As crianças só queriam brincar! Elas eram castigadas por "pegarem as motocas", o que era considerado bagunça. E a avaliação que essa psicóloga faz, é que as professoras deveriam relatar aos pais o "comportamento inadequado" das crianças, para que fossem tomadas atitudes adequadas...

Enfim, essa é uma vergonha nacional, que denunciamos há anos aqui no blog, inclusive muitas matérias antigas tiveram os vídeos retirados do ar, o que é uma pena, pois esses registros não deveriam ser perdidos. Vídeos chocantes de crianças pequenas sendo castigadas, machucadas e torturadas! Não se esqueça de prestar bem atenção no comportamento de seu filho pequeno. Sempre que surja algo fora do normal, investigue o que ocorre na escola, procure o Conselho Tutelar ou a Vara da Infância, mostrando a legislação que você encontra aqui.

Fundamental: na hora da matrícula, verifique que haja câmeras de vídeos em todas as salas!

Vamos relembrar casos mais antigos que mostram como os abusos contra crianças pequenas, sejam físicos, sejam morais, continuam da mesma forma nas escolas de educação infantil em todo o país.

Que tipo de monstro?... - A série 4
Que tipo de monstro?... - A série 6
Reguada em aluno
Só com advogado!

Comentários