A máfia do ensino em Araraquara: "Podrão" arquivado!



Este é um caso que divulgamos desde o ano de 2008, quando pais de alunos nos relataram escabrosos fatos que ocorriam em praticamente todas as 54 escolas estaduais da diretoria de Araraquara, aqui no estado de São Paulo. O resumo da "ópera" você lê neste link.

O dossiê que preparamos sobre o esquema de corrupção na rede estadual de Araraquara foi entregue em mãos à então Secretária de Estado da Educação, Maria Helena de Castro, durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa, olha aqui a minha foto entregando o calhamaço! Isso foi em dezembro de 2008. "Estranhamente", no comecinho do ano seguinte, a Secretária abandonou o cargo...

Seria utopia imaginar que, dado o clima de covardia que reina na política brasileira, justo essa mulher  tão bem arrumada e perfumada teria coragem de enfrentar um esquema de corrupção tão grave!

De lá para cá, as denúncias não se limitaram ao âmbito oficial, ou seja, dentro da Secretaria da Educação, mas foram para a esfera criminal, lotando um imenso inquérito apelidado de "Podrão". Ele lota 20 volumes de notas fiscais frias e documentos comprometedores para a SEE e a FDE, no 2º DP de Araraquara.

Infelizmente, neste ano de 2018, dez após o início das denúncias - coincidentemente ano eleitoral - recebemos a informação de que o "Podrão" foi arquivado, ou seja, tudo acabou em pizza! Tento imaginar onde se conseguem arquivar 20 volumes de um processo que envolveu uma Secretaria da Educação que abrangia mais de 50 escolas!...

Mas não podemos desistir de buscar mais ética na política e, principalmente, de denunciar fatos escabrosos como este, que desviaram milhões que poderiam ter melhorado as condições das escolas paulistas. Mostramos a ponta do iceberg, mas o bloco continua lá. Bora continuar na luta!


Comentários