Fechamento de escolas e evasão escolar

Leia, no blog da Elaine Tavares, o texto Governo catarinense fecha escolas em Florianópolis. As novas gerações são privadas de oportunidades e o motivo é o mais absurdo possível: "evasão escolar". Em lugar de sanar as causas pelas quais crianças e jovens se afastam - ou são afastados - da escola, aproveita-se a situação para realizar práticas inconfessáveis.

Lembramos aqui o fechamento de quase 400 escolas na rede estadual de São Paulo, a partir da gestão de Rose Neubauer, escândalo que nunca mereceu o interesse da mídia, empenhada em realizar "deseducashows" como a série exibida recentemente pelo Fantástico. Leia nosso antigo post Ex-escola? clicando aqui e veja como o Brasil continua andando na marchá-ré do desenvolvimento.

Para os interessados no assunto evasão escolar, seguem alguns posts antigos que podem informar sobre essa calamidade nacional:

São Paulo é o campeão!
Estudo do IBGE mostra que em 2004 o Estado de São Paulo era o campeão da evasão escolar. O que foi feito dessa pesquisa?...

Tribunal de exceção
Post de 2006 mostra o primeiro caso de expulsão que conseguimos reverter, após denúncia à Ouvidoria da Educação. Ingenuamente pensamos que, depois disso, o abominável hábito de expulsar alunos através do Conselho de Escola fosse suspenso. Ledo engano! Até hoje essa prática continua de vento em popa.

Escola de Barueri expulsa 41 alunos
Este "causo" repercutiu na mídia, depois que os alunos foram publicamente xingados pelo próprio Secretário da Educação, que os mandou estudar "nos quintos dos infernos". É claro que, devido à exposição na mídia, a Secretaria da Educação de Barueri teve que engolir o sapo, mas você realmente acredita que esses alunos tenham sido reintegrados?...

Violência policial
Post sobre a invasão da PM na escola Amadeu Amaral, violência policial que a mídia escondeu, numa história sórdida que resultou na injusta expulsão de alunos.

A incompetência docente
Seminário restrito a "poucos e bons" revela os motivos da incompetência docente, um dos principais motivos da evasão escolar.




Comentários