
Resumimos aqui o sensacional comentário do Mauro Alves da Silva, postado ontem no blog da Cremilda, sobre caso publicado na Folha de São Paulo de 19/10/06:
Diretor é demitido do cargo após seu subordinado aplicar castigo coletivo em 110 alunos com idades entre 11 e 14 anos...
NÃO. NÃO SE TRATA DE UM DIRETOR DE ESCOLA.
NÃO. O SUBORDINADO NÃO ERA UM PROFESSOR.
NÃO. OS ALUNOS NÃO ERAM DE UMA ESCOLA PÚBLICA.
NÃO. O ABUSO NÃO FOI DENUNCIADO PELOS PROFESSORES.
O caso é o seguinte: um guarda municipal da cidade de Amparo-SP, sob a alegação de estar procurando quem atirara uma pedra em seu colega, ordenou a 110 alunos do SESI (de 11 a 14 anos) que se ajoelhassem sobre pedriscos para serem interrogados. Os garotos estavam indo assistir uma peça de teatro.
"Cala a boca todo mundo. Ajoelha e põe as mãos pra cima."
E como acabou a história (que foi filmada atráves de um celular)? Acabou quando a atriz Arminda Riolo entrou na cena dizendo: "Você não pode fazer isso, eles são menores, estão todos de uniforme. Saia daqui agora", rememora uma aluna. O guarda valentão saiu.
Nota dez para a atriz, uma verdadeira educadora, já que a educação se dá pelo exemplo.
A aluna? Bem, agora quer ser atriz quando crescer.
Nosso comentário: talvez, se algum dos professores presentes tivesse tomado a nobre atitude da atriz, os alunos quisessem ser professores quando crescessem...
Leia mais:
Diretor da Guarda Municipal de Amparo é afastado (Folha Online, 20/10/2006)"
Polícia vai analisar gravação de celular que flagrou castigo (Folha Online, 20/10/2006)
Comentários
Quanto ao disco voador, posso te mandar o arquivo, se quiser. Eu copio e colo toda vez, pois não sei fixar ele no topo do blog, hehe.
A própria Arminda Riolo entrou em contato e fez uma correção:
"... O acontecido foi registrado por uma máquina fotográfica digital.
Mais cultura e Ignorancia zero, vamos cobrar das autoridades suas responsábilidades, para que possamos realmente diminuir a vulgaridade do mundo!!!!!".
Aproveito para chamar-lhe a atenção para o nome correto da atriz de Amparo-SP: ARMINDA (com "i").
Quem quiser ver o perfil da atriz, basta entra no orkut.com
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6344351353929050750
É isso mesmo, cheguei à conclusão que só vamos avançar a partir do momento que os pais tem amplo accesso à assistência jurídica provida gratuitamente pelas autoridades e andam pela escola não com uma vassoura/brocha embaixo do braço, mas com a constituição, o ECA e todas as leis do ensino. Por isso fiz questão de tentar colocar no artigo *com apoio incondicional, INCLUSIVE JURÍDICO*, mas Giulia é muito boazinha e cortou...hehehe