
Fiquei pasma com a matéria do Jornal da Tarde (olá, Brasil, estou falando de Sampa!) publicada dia 22/12 sobre AULA VAGA. O jornal conseguiu a proeza de não mencionar essa expressão uma única vez! Comprove aqui Falta professor substituto e leia a mensagem que acabei de enviar ao JT:
Olá, editores do JT!
Certamente vocês devem ser bem jovens e não se lembram de uma época em que eu escrevia cartinhas para a seção São Paulo Pergunta, provocando Paulo Maluf a declarar seus gastos em educação. Bons tempos, aqueles!
Não sou saudosista, mas me impressiona a queda de nível do jornalismo no assunto educação, a ponto de eu ter ficado absolutamente pasma com a matéria “Falta professor substituto”, de 22/12.
Quem teria proposto esse assunto?... Muito estranho! Pois sempre que a gente convida a imprensa para uma matéria, os jornalistas são enfáticos ao solicitar que se trate de “um fato”, testemunhado por diversas pessoas que se disponham a dar entrevista, e que tenha relevância para o leitor. Essa matéria já peca pelo título: “Falta professor substituto”. Imagino se o JT publicaria uma outra matéria com esta manchete:
Falta telefonista substituta
ou então
Falta gerente substituto
ou então
Falta torneiro mecânico substituto
Não, né...? Porque nenhuma empresa admite um funcionário e seu substituto. Se o funcionário faltar além da conta, a empresa não sai choramingando para a imprensa, apenas o substitui. E mesmo que apelasse para a imprensa, nenhum jornal teria coragem de publicar tal matéria...né?
Então, entendemos que o “fato” foi a choraminga do Sindicato dos Professores do Município de São Paulo – Sinpeem, clamando por professores substitutos nas escolas. Sim, porque os professores “adoecem” pelo desgosto de terem que trabalhar todos os dias, ou então “se estressam” com o aluno adolescente, ou então porque a classe está lotada. Ta certo, né...? O bedel que tome conta da turma!
Ainda bem que foram entrevistados também alguns pais de alunos, que porém tiveram suas falas distorcidas ou cortadas. A pérola dessa matéria é a declaração da mãe Margarida, de que durante todo o ano os professores de Português, Ciências e Artes andaram faltando e mesmo assim os alunos foram aprovados sem recuperação, por culpa do sistema de progressão continuada, né...? O leitor menos avisado poderá concordar e se unir ao coro da volta pela repetência e à choraminga do sindicato para aumentar o “mercado” de professores substitutos. Assim a educação meia-boca da Prefeitura de São Paulo vai entrar num beco sem saída! Saibam a mãe Margarida e os editores do JT que, SEM PROFESSOR TITULAR dando aula o ano inteiro, não há recuperação que funcione! Se o professor da rede pública continuar faltando a 25% de suas aulas, como é a média nacional, e souber que existe um professor substituto para tapar seus buracos, ele vai passar a faltar a 50% das aulas! Sim, porque este é o País onde tudo é permitido a quem não sofre fiscalização. E então nada mais vai adiantar: nem a progressão continuada (que depende da avaliação e recuperação contínua do aluno) e muito menos a repetência, ou qualquer outro sistema de ensino.
Sugiro que o assunto seja retomado com mais seriedade, pois o verdadeiro problema, camuflado por essa matéria chama-se AULA VAGA, uma expressão proibida pelas autoridades da educação estadual e municipal de São Paulo. Sim, porque as Secretarias da Educação, as Diretorias de Ensino e até a Ouvidoria da Educação são formadas por...professores e regidas pelo CORPORATIVISMO. Uma perguntinha apenas, senhores editores: os professores da escola particular de seus filhos faltam desse jeito, também?... Seus filhos já receberam “aula” de algum bedel? Não, né...?
É com muita tristeza que colo a esta mensagem meu artigo Aula Vaga, você sabe o que é isto?, escrito na década de 90 e infelizmente ainda tão atual, visto que a “solução” sugerida para esse grave problema é TAPAR O SOL COM A PENEIRA: contratar mais professores substitutos! Frente a tamanho absurdo, só me resta pedir:
Dá pra ser mais JT?
O artigo Aula Vaga: Você Sabe o que é isso?
está publicado na nossa seção de textos, no mês 11/05.
Comentários
um abraço!
Vi você no blog da Santa!
Estou meio sem forças para escrever, agradeço a força e os comentários sempre positivos que você fez no Kazzx, desejo a você um grande Natal e que não só este dia seja de Paz, alegria e fraternidade, mas todos os da sua vida e dos seus!
Bjs
Marcos - ex kazzx
Feliz Natal aos que ignoram o alfabeto da vingança e jamais pisam na armadilha do desamor, pois sabem que o ódio destrói primeiro quem odeia.
Feliz Natal a todos os que pulam corda com a linha do horizonte e riem à sobeja dos que apregoam o fim da História. E aos que suprimem a letra erre do verbo amar e se recusam a ser reféns do pessimismo"
Feliz Natal,bjs
Strix.