Mais uma da EMEF Imperatriz Dona Amélia


Leia a seguir a enrolation da SME com respeito à desativação da biblioteca da escola, após 7 meses de cobrança das mães de alunos. É uma troca de 15 mensagens que fazemos questão de reproduzir na íntegra.

Aliás, mais uma tarefa que cansamos de pedir para o INEP(T): levantar o número de bibliotecas ativas dentro das escolas públicas brasileira. Afinal, por ser um órgão federal, o INEP(T) deveria preocupar-se com os rios de dinheiro que o governo gasta na compra de livros para as bibliotecas escolares! O que acontece com essa livraiada, ora bolas? Ninguém sabe que em 90% das escolas a biblioteca fica fechada por falta de funcionários e/ou boa vontade dos professores! Leia aqui nosso post anterior sobre isso: http://educaforum.blogspot.com/2007/09/bibliotecas-fechadas.html
É a segunda vez que pais de alunos se prontificam a cuidar da biblioteca de uma escola e são simplesmente ignorados pelas autoridades! O outro caso que veio ao nosso conhecimento foi na EE Victor Oliva, também em São Paulo, no ano passado.

Segue a troca de e-mails entre as mães da EMEF Imperatriz e as “autoridades” que NÃO resolveram o problema até hoje nem deram carta branca para que as mães possam reorganizar a biblioteca. Preste atenção na frase que as mães escreveram em duas mensagens anexas:
O pior de todos os sentimentos é a indiferença.

Dia 29/04/07 – Mensagem das mães para
sme-biblioteca@prefeitura.sp.gov.br
Na nossa escola há uma biblioteca (pequena), há mais de 1 (um) ano ela fica abandonada, sem ninguém pra cuidar. Os alunos não são incentivados a usá-la, ou seja, ler e descobrir o quanto é prazerosa a leitura. Os funcionários da escola nem se importam, mas nós mães gostaríamos de saber como a comunidade poderia exigir da escola mais atenção em relação a essa biblioteca. Estamos dispostas a limpar, cuidar e zelar pela mesma. O que devemos e podemos fazer? No aguardo de uma resposta, agradecemos desde já.

Dia 02/05/07 - Resposta de
Patricia Martins da Silva Rede
Prezadas mães, vocês poderiam informar o nome da escola e a região onde ela está inserida, confirmando se é municipal ou estadual? Após estas informações encaminharemos sua solicitação ao setor responsável.

Dia 05/05/07 - Mensagem das mães para
Patricia Martins da Silva Rede
Prezada Patrícia, conforme sua solicitação, segue abaixo: Escola EMEF Imperatriz Dona Amélia, Jardim Valquíria (Zona Leste)
Dia 07/05/07 - Resposta de
Patricia Martins da Silva Rede
Vou encaminhar seu e-mail para o setor responsável. Informem se ocorrer alguma novidade.

Dia 21/06/07 - Nova mensagem das mães para
Patricia Martins da Silva Rede
Prezada Patrícia, solicitamos posição, pois até a presente data não recebemos nenhuma resposta referente ao e-mail de 29 de abril de 07. Nossa biblioteca continua parada e ninguém se manifestou.

Dia 21/06/07 - Resposta de
Patricia Martins da Silva Rede
Vou ver o que posso fazer para ajudar. Aguardem mais um pouco e entrarei em contato novamente.

Dia 28/06/07 - Nova mensagem de
Patricia Martins da Silva Rede
Recebi um e-mail da Silvia, responsável pelas salas de leitura, informando que estão sendo tomadas providências em relação à sua escola. Eu gostaria de saber se vocês foram comunicadas e se houve alguma novidade. Aguardo retorno.

Dia 01/07/07 - Mensagem das mães para
Patricia Martins da Silva Rede
No dia 26/06 recebemos um telefonema da Silvia/ Secretaria de Educação, dizendo já ter entrado em contato com a supervisora/Solange e a mesma informou que a biblioteca estava funcionando normalmente. Infelizmente, não pudemos concordar com a informação dada pela nossa supervisora. A Silvia ficou de entrar em contato novamente com a supervisora, e disse que me retornaria assim que possível. Agradecemos a sua atenção.

Dia 02/07/07 - Resposta de
Patricia Martins da Silva Rede
Obrigada pelas informações. Se puderem, mantenham-me informada caso haja alguma novidade.

Dia 05/08/07 - Mensagem das mães para
Patricia Martins da Silva Rede
Até o presente momento não recebemos nenhuma resposta da Sra. Sílvia e nem da Coordenadoria de São Mateus. Sinceramente, não esperávamos encontrar tantas dificuldades em tentar ativar uma biblioteca já existente. Não há interesse das pessoas em levar para nossas crianças e comunidades os livros, a leitura, o conhecimento. É por essas e outras que nossas crianças não podem competir de igual para igual quando chegam no vestibular. Por favor, se vc puder fazer alguma coisa pra nos ajudar, então nos ajude!
O pior de todos os sentimentos é a indiferença. Agradecemos sua atenção e compreensão.

Dia 07/08/07 - Resposta de
Patricia Martins da Silva Rede
Encaminhei sua mensagem para a Silvia e ficarei aguardando retorno. Havendo novidades, entrem em contato. Atenciosamente

Dia 25/08/07 - Mensagem das mães para
Patricia Martins da Silva Rede
Desde o início deste ano nós estamos lutando pra que as crianças da EMEF Imperatriz tenham acesso a uma biblioteca, mas, infelizmente não temos encontrado pessoas dispostas a ajudar-nos. Até a presente data nem a Sra. Sílvia e nem a Sra. Solange/Supervisora nos deram nenhuma posição, parece que nada acontece no intuito de ajudar nossas crianças, é um verdadeiro descaso. Deixo aqui uma última pergunta: O que nós podemos fazer por essas crianças tão carentes, inclusive de livros...?
O pior de todos os sentimentos com certeza é a indiferença, é isso que nós estamos sentindo.

Dia 27/08/07 - Mensagem de Patricia Martins da Silva Rede
Para Silvia Moretti Rosa Ferrari
Oi Silvia, tudo bem? Estou encaminhando novamente esta mensagem porque a pessoa ainda está esperando uma resposta. Se puder mantenha-me informada. Um abraço.

Dia 29/08/07 - Mensagem de Silvia Moretti Rosa Ferrari
Para Patricia Martins da Silva Rede
Patrícia, todas as providências referentes ao caso estão sendo tomadas.

Dia 30/08/07 - Mensagem de Patrícia Martins da Silva Rede
Para as mães
Segue a resposta da Silvia ao ser questionada sobre o caso da sua escola. Quando houver alguma alteração, me comunique. Um abraço.
Dedicamos essa linda obra de Claude Monet às mães corajosas e firmes da EMEF Imperatriz Dona Amélia, mães que mereceriam ser reverenciadas e premiadas pelo Secretário Municipal da Educação por sua dedicação. Ao contrário, são discriminadas dentro da escola e a diretora promoveu um abaixo-assinado para afastá-las.

Comentários

Anônimo disse…
Só queremos fazer da EMEF Imperatriz Dona Amélia, uma escola comunidade como outras que temos na região de São Mateus, um bom exemlpo é a Emei Elis Regina.
Obrigada Giulia pela dedicação e seu carinho, essa obra é muito linda.
Vera Vaz disse…
É de matar, né??????????
Parece mesmo um descaso sem fim!
Dá nojo!
Mães corajosas não desanimem: é isso que querem!
Contem conosco!
Anônimo disse…
SE A METADE DOS PAIS TIVESSEM A CONSCIÊNCIA E A DEDICAÇÃO DESSAS MÃES, NOSSAS ESCOLAS E NOSSAS CRIANÇAS NÃO ESTARIAM "ABANDONADAS".

PARABÉNS

Não desanimem justiça será feita, é só uma questão de tempo.
Giulia disse…
Professor(a) anônimo, se a metade dos pais tivessem a consciência e a dedicação dessas mães, a direção das escolas teria que encolher seu rabinho entre as pernas...
E se a metade dos professores que apóiam essas mães tivesse a coragem de vir a público, em vez de ficar no anonimato, idem. Portanto veja mais uma equação:
REDE PÚBLICA ATUAL = DIREÇÃO E SUPERVISÃO DE ENSINO AUTORITÁRIA + CLASSE DOCENTE OMISSA E/OU TAMBÉM AUTORITÁRIA.
Professor(a) anônimo, você é mais um(a) que abandona "nossas" crianças. Nossas, porque seus filhos (se os tiver) devem estudar na rede particular...
Chega de hipocrisia!
Anônimo disse…
Vamos ser realista, isso tudo aqui não vai dar em nada. Se com todo esse estardalhaço continuam ocorrendo esses absurdos dentro desta unidade escolar, é porque o secretário não tá dando a devida importância para esse caso.
Veja só, no dia da PROVA SÃO PAULO sabe o que foi servido para os alunos de merenda PÃO SECO...e as 17:oohoras. E sábado agora, dia 10/11, houve reposição de aulas, daquelas por causa da greve, então, exibiram um filme "Click'", só vieram 1/2 dúzia de gatos pingados...e os professores? Batendo papo é claro!
Fala sério, isso é palhaçada.
Vocês estão perdendo tempo...
Desistem...
Giulia disse…
"Realidade", não tenho dúvidas de que o Secretário não está nem aí ou não tenha ainda sido informado desse descalabro. Uma outra possibilidade é que a maioria das escolas esteja nas mesmas condições, portanto a Secretaria pode estar tentando colocar panos quentes na situação. Mas você não parece ser pai de aluno: parece estar muito bem informado... Se você for professor ou funcionário da escola (quem sabe a própria diretora ou a vice?...), tenha certeza de que um dos motivos do descaso da Secretaria é a SUA omissão!
Anônimo disse…
Mais uma vez digo isso não vai dar em nada. A diretora só pensa no bem estar dos funcionários da secretária, o resto que se dane.
Na ultima reunião de conselho um aluno pediu que fosse arrumado os ventiladores das salas de aula, resumindo ela se preocupou com uma máquina de xerox e a compra de dois telefones sem fio para a secretária.
Hoje dia 14 de novembro um ventilador caiu em cima de um aluno na sala de aula, falta de aviso que não foi.
Por isso que eu continuo falando DESISTAM EDUCAFORUM ESSA SITUAÇÃO NÃO VAI LEVAR EM NADA."REALIDADE PURA".
Giulia disse…
"Realidade pura",você está muito bem informadinha para o meu gosto! Explica melhor essa história do ventilador. Foi feito o registro no livro de ocorrências?
Anônimo disse…
Desculpe, eu esqueci de dizer que no dia 05/11, uma menina (Nayara) paraplégica caiu da escada, quando estava subindo pra assistir aula.
E o elevador? Perguntem pra coordenadoria.
Temos três crianças com deficiência física dentro desta escola e ninguém (direção) se preocupa com elas, nem os próprios pais, talvez por desconhecerem os direitos de seus filhos.
Visitem a escola e comparem a escola com a secretaria...
Giulia disse…
"Realidade", vou fazer o possível para participar da próxima reunião de Conselho de Escola, se é que a diretora vai me deixar entrar, rsrs.
Unknown disse…
Essa escola foi mtuito boa meus caros.!! Hoje em dia, não só os alunos COMO A PRÓPRIA DIRETORA, fazem dessa escola um inferno!! Semana passada foram soltas duas bombas na escola. Acredita-se que foram soltas pela 7ªa. Hoje mais uma bomba foi solta e a diretora culpou a 8ª B, sala que estava em horário de educação fisíca e só por que alguns alunos estavam no pátio tirando pesos e medidas foi acusada. Provas? Nenhuma. Humilhaçõa? DE monte meu caro!! Xingar, falar que somos vândalos, bichos, pra isso ela é boa. Agora, pra cumprir o que ela promete todo ano, nada!!Sinceramente, o Imperatriz não merece uma diretora de tamanha petulância e arrogância.
MINEIRA disse…
GENTE AQUI É UMA ALUNA DA ESCOLA .ACHO QUE O ENSINO E RUIM E É VERDADE A HISTORIA DO VENTILADOR O DA MINHA SALA QUEBROU MAISS FOI CONCERTADO. NO INTERVALO TINHA 2 MESASS DE PING PPONG UMA QUEBRO PEÇAM A DEUS QUE NAO QUEBRE A OUTRA OS PASSEIOS SÃO MUUUUUUUUITOS LEGAIS FUI EM TODOS AMEI MUITA ANIMAÇAOA DIRETORA É NERVOSA E.......................................A VICE ENTAO NEEEEEEEEM SE FALA
aluna disse…
É eu concordo! a comida da escola é orrivel agora o impressionante é o seguinte: os alunos comem a comida da escola e o pessoal da secretaria o q come? comida encomendada! varias vezes reclamamos e nada!
a sala dos professores? um luxo! microondas 2 computadores armarios cafe e lanchinho e etc. costumo dizer q só faltava uma banheira de hidromassagem lá.
e a sala de leitura? só livro velho as mesas cambaleando,cheio de pó,e o Pior NÃO PODEMOS PEGAR OS LIVROS EMPRESTADOS! des do final do ano passado (2010) q a sala está desativada!
queremos providencias!