Lembra da EE Octacílio Lopes? Aquele "causo" em que um professor aproveitou o agito da classe durante o espancamento de um aluno (bullying), para chamá-lo de "bicha"?
O fato deu-se há quase quatro anos, mas prefiro comemorar antes da data correta, rsrs, pois ele é exemplar para entender como funciona a rede pública de ensino:
- O professor foi promovido a coordenador pedagógico em outra escola, a EE Adelaide Ferraz. É o que a amiga Cremilda chama de "lei da gravidade ao contrário": o fruto podre sobe...
- A Apuração Preliminar 721/04, instaurada pela Secretaria Estadual da Educação (processo interno) concluiu que tratou-se de brincadeira, alegando que "o termo 'bicha' tornou-se bastante comum entre os jovens, perdendo a característica de chulo pelo desgaste natural lingüístico e reconhece que muitos professores, PARA CATIVAREM SEUS ALUNOS, mantendo um relacionamento mais próximo e amistoso, FAZEM BRINCADEIRAS DESSE NAIPE COM SEUS PUPILOS".
- Somente depois de a denúncia ter sido divulgada na mídia, a Secretaria agilizou o processo administrativo e, passados 16 meses da denúncia inicial, foi publicada a punição contra o professor...: uma advertência escrita...!
Essa denúncia mostra perfeitamente o domínio da corporação na rede pública de ensino. Todo ano "comemoramos" o assunto - mas este ano tem novidade!!! Nosso amigo Mauro, o craque dos craques na análise dos números da educação, fez uma comparação entre as notas do Saresp da EE Octacílio e da EE Adelaide, para onde foi promovido o professor que apelidaremos de "bicha" (já que ele certamente não vai se ofender, não é mesmo? afinal é apenas uma brincadeira, rsrsrs). Essa análise mostra que, em três anos de coordenação, esse professor "bicha" conseguiu afundar a escola para onde foi transferido, que teve um desempenho ainda pior do que a péssima escola de origem...
Será que essa escola merece aquilo que o Mauro chama de "bônus da vergonha"?
E mais: o aluno merece ser chamado de "bicha" pelo seu professor?...
Leia completo aqui http://www.geocities.com/coepdeolho/posts/cre_190308.htm e confira a matéria do JT que "incentivou" a Secretaria da Educação a agilizar o processo que resultou na "punição" de advertência escrita para o professor http://www.geocities.com/coepdeolho/jt240305.htm
Comentários
Não quero ver meus filhos usando de palavras chulas. Pois pra aprender isso, eles nem precisam frequentar a escola, isso é ensinado nas ruas e não custa nada aos nossos bolsos.
o link para o artigo "47 meses de injustiças" é:
http://www.geocities.com/coepdeolho/posts/cre_190308.htm
Atenção: o link para o Saresp da EE Adelaide deve ter algum erro (talvez haja um "espaço" indevido).
O link é:
http://www.geocities.com/coepdeolho/eeadelaide_saresp2007_01.htm
(sem "espaços")
é isso.
S. Paulo, 21/03/08
Mauro - COEP
Simples assim...
Deu pra entender?
http://educaforum.blogspot.com/2007/01/ser-professor-funo.html