A escola vai fechar! Você já caiu nessa?...


Os pais e alunos que se atrevem a fazer qualquer denúncia sobre sua escola costumam ser pressionados a desistir através da velha lenga-lenga de que as denúncias atiram a escola "num mar de lama" e que ela corre o risco de ser fechada. Você já foi vítima dessa manobra arquitetada para tapar sua boca? Pois isso acabou de acontecer na EE Lucas Roschel Rasquinho, em Parelheiros, após as denúncias formalizadas em maio e a visita do Prof. José Benedito de Oliveira, Coordenador da COGSP, à escola, em 10 de junho.
Leia a seguir o documento que acabamos de enviar ao Prof. José Benedito sobre a nova documentação que protocolamos hoje em seu gabinete, onde fomos atendidos pelo Prof. José Luiz.


E d u c a F ó r u m

São Paulo, 02 de julho de 2008

Prof. José Benedito de Oliveira
Coordenador da COGSP

Ref.: EE Lucas Roschel Rasquinho, Parelheiros - Entrega de nova documentação

Prezado Prof. José Benedito,

Estivemos hoje em seu gabinete e entregamos ao Prof. José Luiz os seguintes documentos:

  1. Cópia de contestação do relatório da supervisão da escola, datado de 09/05/08, assinada pelo pai do aluno perseguido e protocolada na DE Sul 3 em 04/06/08. Muito estranhamente, a cópia do relatório repudiado havia sido entregue aos pais do aluno pelo Depto. Jurídico da DE, sem assinatura. Pedimos então ao Prof. José Luiz uma cópia do original do relatório da supervisora, para encaminhá-la à família do aluno. Em sua contestação, os pais exigem as provas documentais da insinuada indisciplina do filho nas escolas anteriores, através de registro em livros de ocorrências ou de advertências aos pais, nas datas em que esses atos teriam ocorrido e repudiam veementemente os documentos anexos ao relatório da supervisão da EE Lucas Roschel Rasquinho, datados de maio de 2008 e referentes a um fato ocorrido quase um ano antes. Esses documentos precisam ser investigados com rigor, especialmente o depoimento dos cinco professores que declararam estar presentes a um fato ocorrido dentro de uma sala de aula. Além da absurda inconsistência, o relatório da supervisão se demora em juízos de valor sobre a família do aluno, chamando inclusive o pai de mentiroso, o que é inaceitável num relatório técnico. Mais surpreendente ainda é que o relatório tenha recebido o aval do Dirigente de Ensino Sul 3.
  2. Documento assinado pela mãe da aluna que teria sofrido maus tratos e humilhações por parte da direção da escola em outubro passado.
  3. Documento assinado pela mãe do aluno que teve a rematrícula negada pela direção da escola e que alega ter sido chamada a ronda escolar para intimidá-la.
  4. Duas folhas de abaixo-assinado da comunidade, mostrando sua insatisfação com a direção da escola, uma delas contendo depoimento manuscrito do pai de aluno preso pela direção dentro da escola e acusado de invasão.

Soubemos que lhes foi entregue um abaixo-assinado em favor da direção da escola e pedimos que esse documento seja rigorosamente investigado, pois pessoas da comunidade escolar, inclusive alunos, afirmam que foram persuadidas a assinar, sob a alegação de que o andamento das denúncias não prejudicaria a direção, mas os próprios alunos, já que a escola poderia ser fechada e eles não teriam onde estudar. Prof. José Benedito, esse argumento é o mais antigo e o mais eficaz, usado pelos diretores e dirigentes de ensino na tentativa de abafar qualquer denúncia.

Mais uma vez contamos com a sua isenção e boa fé, no sentido de conduzir a sindicância na EE Lucas Roschel Rasquinho com o rigor que o assunto merece, pois os pais e alunos dessa escola estão cansados de autoritarismo, mentiras e incompetência por parte da direção da escola, além de temerem pela integridade de seus filhos, alvos de freqüentes perseguições e represálias.

Os pais de alunos pediram para lembrar-lhe também sua promessa de que a EE Lucas Roschel Rasquinho se tornaria uma escola muito melhor, após sua visita em 10 de junho.

Comentários

Ricardo Rayol disse…
vale tudo pelo jeito. da intimidação física à psicológica, grande exemplo.
Anônimo disse…
Se a sindicância for feita por dirigentes, tenho dúvidas , e principalmente se a direção da escola não for afastada,pois pode atrapalhar as investigações.
Anônimo disse…
Isso ai é uma diretora ,pelo amor de Deus, afasta urgente e manda essa mulher para ser reciclada e passar por uma psicopedagoga.depois ela volta se não melhorar manda ela para cochichina. ser diretora lá.
Anônimo disse…
Espero que o Sr. José Benedito fça mesmo uma sindicância na escola para
apurar as mentiras dessa diretora ,que não sabe fazer outra coisa a não ser mentir.mente até por escrito, e o dirigente ainda assina do lado , ou será que ele realmente não tem tempo para ler as mentiras que ela conta.Eu estou de acordo com o anônimo que diz que não pode ser dirigente para fazer sindicância , é complicado,tb achoho que ,ela não pode ficar por perto,aliás, nínguem da direção deve ficar por perto.
Anônimo disse…
Ameaça e agressão é crime, e um crime so prescreve depois de 20 anos,muitas vezes as denuncias podem ocorrer depois.
Anônimo disse…
Esse fato também ocorreu na EE David Eugenio ( DE Norte 2 SP ) , onde demoraram muito para afastar a diretora. Enquanto permaneceu no cargo , ela manipulava os documentos , pessoas , destruia provas e intimidava as pessoas.A primeira sindicância feita pela D.E. foi uma piada , tudo era a favor da diretora , só na segunda feita pela SE é que a sujeira apareceu . Portanto o caso parece que está se repetindo. Tenho certeza que na DE fazem de tudo para esconder a verdade e sempre dificultam o acesso aos documentos necessários que possam servir de provas.
Manipulam até abaixo assinados , documentos então nem se diga. O melhor seria afastar todos que estão direta e indiretamente envolvidos até que se esclareça o caso.Mas sei que isso eles não fazem , pois se fizessem assumiriam os erros berrantes cometidos por supervisores que deixam o barco correr e não trabalham.
não desistam . Boa sorte.
Anônimo disse…
Suelli
Não fazem porque a DE tem o rabo preso com a escola , se fossem honestos ,não acobertaria tanta sujeira dessa diretora . Quem ver não acredita que isso está acontecendo dentro de uma escola .A SEE deve apurar os fatos com rigor para que a Educação passe a ter credibilidade.Não é escondendo a sujeira que chegamos lá.
mae de aluno, o pior que depois da denuncia a diretora começou a chamar todos os denunciantes pedindo desculpa e até chamando para participar da APM, não entendi.
APM é eleição? Me respondam
Se essas mães cairem na jogada dela depois vai ter que engolir sapo gordo, ai não tem mais jeito.
Anônimo disse…
Sobre esse abaixo-assinado a favor da diretora.foi assim.
primeiro chamou alunos um a um dizendo que a Cremilda so faz fechar escola.
que são muitas denuncias vazias.
que estes sites são pessoas
que so querem aparecer e jogam as pessoas na fogueira e depois saem fora.
A mãe da menina estava mentido dizendo que ela tinha torcido o dedo da menina, essa mãe sempre vai lá arrumar confusão, e nem cuida da filha que vive na casa da avó, e é tão mentira que ela enm estava na escola naquele dia , estava trabalhando em outra escola
e que a mae que falou que ela chamou a polícia é mentira ela vive fazendo barraco na escola.
Que tudo aquilo foi uma armação ,mas que não era ela que ia ser prejudicada era a escola e os alunos porque já fecharam uma escola lá perto e mandaram os alunos para lá e se fechassem essa eles não tinham para aonde ir. assina
mae de aluno
Anônimo disse…
Esse abaixo-assinado em favor da direção precisa mesmo ser investigado ,pois meu filho estuda lá e não foi chamado para assinar.Por que será?
Ele também é aluno.
Maria de Fatima Peixoto
Anônimo disse…
Quando uma diretora começa a chamar os pais para participarem da APM( inclusive ela insiste muito com determinados pais ), logo após as denúncias. Pode ter certeza que ela já teve tempo para ARRUMAR todas as falcratuas cometidas.
Como é fácil para elas , pois estão com a documentação na mão , é só completar os balancetes trimestrais com notas fiscais adquiridas ilegalmente ( compradas ) e tudo parecerá normal e dentro da lei.( Existe uma quadrilha para isso ).
Para vocês que querem participar da APM é muito bom e o momento certo para se ter certeza disso que estou narrando. Eu mesma verifiquei em um desses balancetes a facilidade de se manipular notas, como por exemplo:
-limpeza de caixa d'agua a cada 6 meses .
- produtos de limpeza ( cloro , detegentes , desinfetantes) etc.
- Papel sulfite e outros para a secretária.
- material básico para alunos carentes ( de péssima qualidade ou duvidoso).
-consertos de computadores da secretária.
-pequenos consertos (esgoto e encanamento).
- troca de torneiras dos bebedouros .
-lâmpadas.


E assim vai , se eu for citar tudo que vi de errado a lista será extensa e percebam que são produtos e consertos que você não consegue provar que não foi feito , já que muitos deles somem pelos ralos ou ficam debaixo da terra.
Numa verificação de notas fiscais observei que a caixa d'água havia sido limpa 3 vezes no mesmo ano , só que nínguem viu isso acontecer e o gasto com isso foi bem alto, com isso dá para elas darem conta do $$ que usaram ( se é que usaram mesmo).
Toda rede funciona assim , uma diretora passa o serviço de enganação para a outra e as notas acabam sendo do mesmo fornecedor. Incrivel como os dirigentes fazem de conta que não enxergam isso. É só fazer uma sindicância nas APMs das escolas que a sujeira aparece.
Por tudo isso aí e muito mais , fui tirada da APM ( manipulado pela diretora )e taxada como louca , assim perdia a credibilidade e a escola atuaria com mais liberdade , sem nínguem de olho nas contas.Muitos pais são simples e até por medo não verificam ou questionam os gastos, se calam e agem como se não estivesse acontecendo nada ( acham que o $$ é do governo ).
Não tenham medo , Entrem para a APM e participem , verifiquem e falem bem alto nas reuniões sobre os gastos e suas dúvidas. Agora é a hora já que as escolas fizeram festas juninas e arrecadaram muitooooooooo $$.Para se ter uma idéia a EE David Eugenio teve um lucro líquido de R$ 7.400,00 em um dia de festa.Só estou aguardando o dia da prestação de contas para comparecer ao local , o que será uma surpresa para todos.

LUTEM E NAO DESANIMEM.
Anônimo disse…
PS : Só completando ...

Se nessas reuniões a diretora gritar e te intimidar , não tenha medo, dê respostas a altura . O que ela quer com esse ato é dizer que quem manda ali é ela.Se todos ficarem com medo, ela se dará por satisfeita para continuar agindo.

ABAIXO AO CORONELISMO.
Anônimo disse…
Professora pode dá entrevista?Pode fazer comentários na Internet? E aquela lei?
Anônimo disse…
...professor tambem vota...e por sinal é cidadão brasileiro.
Anônimo disse…
È mas tem uma lei lá que ele não pode dá entrevista sem autorização, perde o emprego,agora se fazer comentários pode ou não,não tenho certeza.
Anônimo disse…
Estou a espera de uma intimação para depor no processo da senhora diretora que desde 2003 vem me perseguindo e caluniando dentro da própria escola e na comunidade.

Tenho provas e testemunhos de pessoas sérias que farão parte deste, nos depoimentos.Tudo o que relato é verdade , não tenho medo disso.

Se assinei os depoimentos acima é porque sei o que estou fazendo , não são acusações e sim casos confirmados através de B.O.s e testemunhas.Isso faz parte do processo que respondi e já fui condenada.

Hoje encontro professoras, fora da escola, que me dizem que foram obrigadas a me assediar moralmente por medo.Se todos pensarem assim o que será da nossa educação.Devemos lutar pela verdade , custe o que custar.

O ex coordenador da COGSP eu conheci bem , aguardo agora um convite para conhecer o atual.Espero que ele faça um bom trabalho , doe a quem doer.

Suely Valente
Anônimo disse…
Após ler o depoimento da professora,
cheguei a conclusão de que o jogo do mundo do poder que os diretores armam e fazem é uma verdadeira podridão que impera na educação,roubando o dinheiro alheio e manipulando pessoas contra o que não
lhes convém.
Tudo parece mesmo normal nas escolas , até que seja feita uma SINDICANCIA,
na merenda escolar, principalmente no enrequecimento , e nas compras .Esperamos que o novo coordenador tome essa posição.