
Ler e escrever nada tem a ver com cópia ou decoreba de letras ou palavras. Vocês já ouviram falar aqui do "aluno copista", aquele que tem letra bonita e copia qualquer texto, mas não entende nada do que escreve. Também existe o leitor que papagueia o que lê, sem entender o sentido do texto. São os analfabetos funcionais.
Em artigo publicado no jornal Estado de Minas de 19/07/11, a educadora Vivina do C. Rios Balbino informa que dados recentes da UNESCO mostram o Brasil como o oitavo país do mundo em analfabetismo. Existem 67 milhões de adultos analfabetos, dos quais 14 milhões são brasileiros. E temos cerca de 30 milhões de analfabetos funcionais, ou seja, só um em quatro brasileiros pode ser considerado plenamente alfabetizado. Em resumo, somos a 7ª potência econômica mundial, mas ocupamos o 88º lugar em educação!
O Brasil se gaba de ter 98% das crianças entre 7 e 14 anos na escola, mas aqui sabemos que cerca de 30% das aulas são vagas e as restantes 70% de péssima qualidade. Pronto: essa é a receita do analfabetismo funcional e da evasão escolar, que se manifesta principalmente no ensino médio, quando metade dos alunos não conclui o curso. Quadro dantesco que absolutamente não abala a sociedade brasileira! Ainda estamos procurando um sociólogo que explique esse fenômeno cientificamente.
Pessoas alfabetizadas e esclarecidas compreendem e buscam seus direitos. Entendeu por que o Brasil é mantido no analfabetismo?... E entendeu por que os alunos mais inteligentes e críticos são sumariamente expulsos por uma escola autoritária e relapsa? Leia clicando aqui.
Caolha, a sociedade brasileira não percebe que a expulsão de alunos da escola fomenta o aumento da marginalidade.
Leia o artigo inteiro no blog da Glória, clicando aqui.
Comentários
desculpe pela demora. Minha mãe está doente. Acho que tem um material que pode ser legal para vc assistir e comentar. Na HBO está passando um documentário que fala de crianças com dificuldades de aprendizagem e como a escola erra no cuidado com estas crianças. Não sei como conseguir uma cópia para vc, mas vou pesquisar. O detalhe interessante é que o documentário foi feito nos Estados Unidos. Muito bom! Chama-se "EU NÃO SEI FAZER ISSO". Espero que vc goste pois aponta muitas das coisas que vc denuncia aqui. bjão"